Triumph comemora 10 anos de Brasil. Conheça os modelos mais famosos
Comemoração dos 10 anos da Triumph contou com grande evento de gala e leilão de um Triumph Scrambler 1200 XE, edição única e comemorativa
Por Thiago Dantas
Por Thiago Dantas
Na última terça-feira, dia 22 de novembro, ocorreu a comemoração de 10 anos da Triumph no Brasil.
O evento realizado na Deus Ex Machina contou com a presença de parceiros e do embaixador da marca, o chef Henrique Fogaça.
Na ocasião aconteceu o encerramento do leilão beneficente de uma Triumph Scrambler 1200 XE edição única e comemorativa customizada pelo artista Teidy Deguchi, do Shibuya Garage, em parceria com a Deus Ex Machina.
A moto foi arrematada pela quantia de R$140.000,00. Parte do valor arrecadado foi doado ao Instituto Olívia - o Instituto Olivia, de Henrique Fogaça e Francis Mayry, que leva o nome da filha do chef e deve inaugurar em 2023, visa aliar pesquisa, tecnologia e ciências para produzir novos tratamentos naturais com qualidade e oferecer suporte às famílias carentes com doenças raras, além de apoio psicológico e consultoria às famílias.Parte do valor arrecadado foi doado ao Instituto Olívia.
A Triumph chegou no Brasil e adotou uma estratégia diferente de outras montadoras premium que atuam no país e, logo de cara, investiu numa fábrica própria, em Manaus (AM). É de lá, desde então, que saem todas as Triumph vendidas pelo Brasil.
Na primeira apresentação à imprensa, ainda em 2012, apenas três modelos foram lançados para o consumidor. Uma delas foi a Tiger 800XC, um dos maiores ícones globais das Triumph. Com o passar dos anos, várias outras configurações e modernizações desta moto chegaram às concessionárias. A última delas veio em maio de 2018. Líder do mercado nacional nesta categoria por vários anos, naquele momento a moto foi totalmente remodelada, ganhando seis modelos e mais de 200 inovações, especialmente no quadro e no motor. Essa geração permaneceu no mercado até a chegada de outro sucesso global, a Tiger 900, em 2020.
Outro modelo histórico que participou da inauguração da Triumph no Brasil, em 2012, foi a Bonneville T100 – a primeira das clássicas da empresa a ser comercializada no mercado brasileiro. Com os passar dos anos várias novas clássicas foram sendo incorporadas à linha nos anos seguintes, como a lendária Bonneville T120, a Bobber e a Scrambler, entre outras – todas já à venda em 2017. As clássicas passaram a fazer parte da Família Bonneville – virando uma categoria à parte, e promissora, dentro da marca.
O público brasileiro teve o primeiro contato com esse modelo no Salão Duas Rodas 2013, com vendas a partir de 2014. Na época, seu nome era Rocket III Roadster, tinha um motor de 2.294 cc, capaz de desenvolver 148 cv de potência e 221 Nm de torque, já a 2.750 rpm. O que já parecia incrível deu um novo salto tecnológico. Em 2020 chegou ao mercado nacional a novíssima Rocket 3 R. Mais do que uma mudança sutil de nome, o modelo ganhou um motor ainda mais espetacular, com 2.500 cc, 167 cv (a 6.000 rpm) e 221 Nm de torque (a 4.000 rpm) – é o maior torque oferecido por uma moto em todo o mundo.
Roadsters
Trident 660, Street Triple
Adventure
Tiger Sport 660, Tiger 900 e Tiger 1200
Modern Classics
Bonneville T100, Bonneville T120, Bonneville Bobber, Scrambler 900, Scrambler 1200, Speed Twin 900, Speed Twin 1200
Rocket 3R
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário