Triumph apresenta inédita linha 400cc: Speed 400 e Scrambler 400 X

Descubra as novas motos Triumph 2024: Speed 400 e Scrambler 400 X. As primeiras motos de 400cc da Triumph estão confirmadas para o Brasil

Por Thiago Dantas

A Triumph Motorcycles lançou mundialmente os aguardados modelos de 400 cilindradas produzidos em parceria com a marca indiana Bajaj. Conheça a Speed 400 e Scrambler 400 X.


Novas motos Triumph 400cc foram projetadas em parceria com a Bajaj - Foto: Divulgação

 

Essas novas adições à linha Triumph 2024 prometem uma pilotagem divertida e confiável para motociclistas de todos os níveis de experiência. Com designs icônicos, tecnologia avançada e desempenho excepcional, essas motos são verdadeiras herdeiras da tradição da Triumph. Neste artigo, vamos conhecer em detalhes esses modelos e tudo o que eles têm a oferecer aos entusiastas de motocicletas.

Speed 400 e Scrambler 400 X: Combinação perfeita de estilo e desempenho

A Speed 400 e a Scrambler 400 X foram projetadas com a essência do legado da Triumph, apresentando designs atemporais com toques modernos. 

Os tanques de combustível esculpidos, silhuetas marcantes e detalhes clássicos, como aletas no cilindro e braçadeiras no coletor de escapamento, se mesclam harmoniosamente a elementos contemporâneos, como o silenciador virado para cima e grafismos ousados. 

O acabamento premium, com carcaças do motor revestidas a pó preto e garfos anodizados dourados, reflete o compromisso da Triumph com a qualidade e o estilo.

 
Estilo e acabamento conversam com 

Desempenho excepcional do motor TR-Series

 

O coração dessas motocicletas é o novo motor monocilíndrico TR-Series de 398cc, refrigerado a líquido e com injeção de combustível. Entrega potência de 40 cv e um pico de torque de 37,5 Nm.

Os destaques técnicos incluem um motor monocilindro com cabeçote DOHC de quatro válvulas e um virabrequim que foi perfeitamente pesado e equilibrado para otimizar a inércia para a pilotagem em baixa velocidade.

A caixa de transmissão é de 6 velocidades e a embreagem é assistida e deslizante. 

 

Pilotagem confortável e ágil

 

A ergonomia cuidadosamente projetada da Speed 400 e da Scrambler 400 X proporciona conforto e controle ideais para o piloto. Com uma cintura fina e uma altura de assento acessível, essas motos são fáceis de manusear em todas as situações. 

Além disso, cada modelo possui um chassi específico e suspensão adaptada, garantindo uma pilotagem ágil e dinâmica, características marcantes da Triumph.


Triumph Scrambler 400X - Foto: Divulgação

 

As novas motocicletas da Triumph vêm equipadas com tecnologias avançadas projetadas para aprimorar a experiência do piloto. Recursos como proteção para farol, radiador e cárter, protetores de mão e um para-lama dianteiro mais longo na Scrambler 400 X garantem maior segurança em aventuras off-road. 

Com pesos reduzidos de apenas 170 kg e 179 kg, Speed 400 e Scrambler 400X,respectivamente, são fáceis de manusear, garantindo segurança em baixas velocidades e manobras simples. 

 

Lista de destaques:

 

  • Designs icônicos que combinam tradição e contemporaneidade.
  • Motor TR-Series de 398cc com injeção de combustível e refrigerado a líquido.
  • Potência máxima de 40 cv e pico de torque de 37,5 Nm.
  • Ergonomia projetada para conforto e controle ideais.
  • Tecnologia avançada para segurança e conveniência.
  • Suspensão adaptada e chassi específico para pilotagem ágil e dinâmica.
  • Acabamento premium e detalhes elegantes.

 

Chassi Específico e Suspensão Adaptada para cada modelo

 

Cada modelo possui seu próprio chassi específico e configuração de suspensão adaptada, garantindo uma pilotagem ágil e dinâmica. 


Triumph Speed 400 - Foto: Divulgação

 

A Speed 400 apresenta garfos dianteiros invertidos de pistão grande de 43 mm, unidade de suspensão traseira monochoque com reservatório externo e rodas leves de 17 polegadas. 

Já a Scrambler 400 X possui uma distância entre eixos mais longa, suspensão com maior curso e uma roda dianteira de 19 polegadas, proporcionando maior estabilidade e controle em superfícies soltas.

 

Tecnologia Moderna

 

A Speed 400 e a Scrambler 400 X compartilham algumas das mais recentes tecnologias focadas no piloto, adaptadas para cada modelo.

  • Aceleração Ride-by-Wire;
  • Controle de Tração e ABS (ABS da roda traseira pode ser desligado na Scrambler 400X);
  • Novos e elegantes painéis de instrumentos de formato duplo;
  • Embreagem deslizante e assistida;
  • Iluminação totalmente em LED;
  • Chip transponder integrado na chave de ignição para evitar roubos.

Personalização

 

Com mais de 25 acessórios genuínos disponíveis, os proprietários da Speed 400 e Scrambler 400 X podem personalizar suas motocicletas de acordo com suas preferências e necessidades. Desde estilo e conforto até bagagem e segurança, há uma ampla gama de opções para atender a cada piloto.

 

Preço

 

Ainda não foram divulgados os valores dos modelos Speed 400 e Scrambler 400 X, mas eles devem chegar com preço competitivo e  excelente custo-benefício, conforme anunciado pela marca.

 

Além disso, a Triumph oferece garantia de quilometragem ilimitada de dois anos e intervalo de revisões de 16.000 km.

 

A Triumph mais uma vez impressiona com o lançamento da linha 2024, apresentando a Speed 400 e a Scrambler 400 X. Combinando estilo icônico, desempenho excepcional e tecnologia avançada, essas motocicletas devem mexer com o mercado e já estão confirmadas para chegar ao Brasil. 

 

Ficha Técnica Triumph Speed 400 e Triumph Scrambler 400X

 

MOTOR E TRANSMISSÃO

Speed 400

Scrambler 400X

Tipo

Refrigerado a líquido, 4 válvulas, DOHC, monocilindro

Cilindrada 398,15 cc 398,15 cc
Diâmetro 89,0 mm 89,0 mm
Curso 64,0 mm 64,0 mm
Compressão 12:1 12:1
Potência 40 cv / 39,5 bhp (29,4 kW) a 8.000 rpm
Torque
37,5 Nm @ 6.500 rpm
Sistema de Combustível

Injeção eletrônica de combustível Bosch com controle de aceleração eletrônico

Escape

Sistema de cabeçote de pele dupla inoxidável com silenciador de aço inoxidável

Acionamento Final Corrente de anel em X
Embreagem Multiplacas banhadas em óleo, deslizante e assistida
Caixa de transmissão 6 marchas 6 marchas

CHASSI



Estrutura

Coluna/perímetro híbrido, aço tubular,  subquadro traseiro aparafusado

Braço oscilante Liga de alumínio fundido de duas faces
Roda Dianteira

Liga de alumínio fundido, 10 raios, 17 x 3 pol

Liga de alumínio fundido, 10 raios, 19 x 2,5 pol

Roda Traseira

Liga de alumínio fundido,10 raios, 17 x 4 pol

Liga de alumínio fundido,10 raios, 17 x 3,5 pol

Pneus Metzeler Sportec M9RR Metzeler Karoo Street
Tamanho do Pneu Dianteiro 110/70 R17 100/90 R19
Tamanho do Pneu Traseiro 150/60 R17 
140/80 R17
Suspensão Dianteira Garfos de pistão grandes de 43 mm invertidos.
Curso de 140 mm
Garfos de pistão grandes de 43 mm invertidos.
Curso de 150 mm
Suspensão Traseira
RSU de monochoque a gás com reservatório externo
e ajuste de pré-carga. Curso de 130 mm
RSU de monochoque a gás com reservatório externo
e ajuste de pré-carga. Curso de 150 mm
Freios Dianteiros Disco fixo de 300mm,
pinça radial de quatro pistões, ABS
Disco fixo de 320mm,
pinça radial de quatro pistões, ABS
Freios Traseiros Disco fixo de 230 mm, pinça flutuante, ABS Disco fixo de 230 mm, pinça flutuante, ABS
Instrumentos  Velocímetro analógico com tela LCD multifuncional integrad

DIMENSÕES E PESOS

 
Comprimento 2056 mm 2117 mm
Largura (guidão) 795 mm 825 mm
Altura (sem espelhos) 1075 mm 1190 mm
Altura do assento  790 mm 835 mm
Entre-eixos 1377 mm 1418 mm
Rake 24,6 ° 23,2 °
Trail  102 mm 108 mm
Peso em ordem de marcha* 170 kg 179 kg
Capacidade do
tanque de combustível
13 litros 13 litros

*(90% combustível – massa em ordem de marcha)


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br