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Triumph apresenta Bobber TFC e Thruxton RS no Salão de Milão

05 de November de 2019

Como havia prometido há alguns dias, a Triumph revelou nesta terça-feira (5) o mais novo modelo da linha TFC (Triumph Factory Custom), famiília de séries limitadas customizadas pela própria marca.

E, como já se suspeitava, trata-se da Bobber TFC. Assim como Thruxton TFC e Rocket 3 TFC, a Bobber TFC é limitada a 750 unidades - todas numeradas e com o número gravado na mesa da suspensão dianteira.

A Triumph fez mudanças internas no motor de 1.200 cm³: com a adoção de materiais leves e ponteira dupla de escapamento da Arrow, o conjunto ficou cinco quilos mais leve. Tais mudanças também geraram aumento de potência: a Bobber TFC alcança 87 cv de potência a 6.250 giros, ante os 78 cv a 6.100 giros da Bobber original.


Foto: Divulgação

O torque também está maior em todas as faixas de rotação, segundo a Triumph. O torque máximo é de 11,19 kgf.m a 4 mil giros, contra 10,78 kgf.m da versão original da moto.

Os componentes da Bobber TFC também são especiais: no conjunto de suspensões, saem o garfo convencional Showa e o amortecedor KYB para dar lugar a um pacote todo da Öhlins, com garfo invertido na dianteira. Os freios passam de disco simples para dois discos flutuantes na dianteira, com pinças Brembo M50 - o cilindro mestre também fica a cargo da Brembo.

Na eletrônica, a Bobber TFC ganha o modo de pilotagem Sport, que se junta aos já existentes Road e Rain. Os modos ajustam o mapa do acelerador, ABS e controle de tração às preferências do piloto e condições do piso.

O preço da Bobber TFC nos Estados Unidos se inicia em US$ 17.500, aproximadamente R$ 70.120 em conversão direta.


Foto: Divulgação

Thruxton RS

Outra novidade prometida pela Triumph para esta terça-feira era a Thruxton RS. E a nova café racer da fabricante britânica está mais leve e mais potente.

O bicilíndrico de 1.200 cm³ desenvolve agora 105 cv a 7.500 giros, oito cavalos a mais do que na Thruxton atual. O torque aumentou, passando de 11,41 kgf.m para 11,47 kgf.m. Não parece um aumento signficativo, mas o torque máximo chega a 4.250 giros, 700 giros antes da Thruxton anteiror.

O conjunto de suspensão é formado por garfo invertido da Showa na dianteira e amortecedores Öhlins totalmente ajustáveis na traseira. O freio dianteiro, assim como na Bobber TFC, conta com pinças Brembo M50 e cilindro mestre da fabricante italiana. As mudanças deixaram a Thruxton RS não somente mais potente, mas também mais leve: são cinco quilos a menos do que as Thruxton anteriores.

Na eletrônica, três modos de pilotagem (Road, Rain e Sport) que contam com mapas de acelerador específicos para cada modo e a novidade é que o controle de tração - que pode ser desligado - também possui configurações específicas em cada modo. A fabricante diz ainda que o ABS foi atualizado e está menos intrusivo.

O preço da Triumph Thruxton RS nos Estados Unidos parte de US$ 16.200, cerca de R$ 64.910 em conversão direta.

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