Todas motos abaixo de 300 cc deverão ter freios auxiliares até 2019

Alguns fabricantes já se anteciparam às novas normas e oferecem modelos com sistema ABS e CBS

Por Alexandre Ciszewski

Com o recente lançamento da Yamaha Fazer 150 UBS aumenta a oferta de modelos com sistemas de freios auxiliares. Além da Yamaha, Honda e Dafra já oferecem motos e scooters de baixa e média capacidade cúbica que se adequam a resolução número 509 de 2014 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Segundo a resolução, até o ano de 2019 todas as motos de até 300 cm³ deverão trazer freios ABS ou combinados. Além de atender a legislação, os sistemas de freios auxiliares têm forte apelo de marketing – além é, claro, de oferecer mais segurança ao piloto.

O mais conhecido é o sistema antibloqueio (conhecido pela sigla ABS, Anti-Block System) que já é obrigatório nos carros desde 2014. Agora, ano após ano, o ABS ganhou espaço no universo das duas rodas, inclusive em modelos de entrada em suas categorias como o scooter Yamaha NMax 160 e a on/off-road Honda XRE 190.

O sistema ABS impede que a(s) roda(s) trave(m). Seu princípio de funcionamento é parecido com o de um automóvel. Pequenos discos (semelhantes ao disco de freio e cheios de ranhuras) instalados no cubo das rodas atuam com os sensores do ABS e realizam a “leitura” da velocidade das rodas durante a frenagem. Quando a roda está prestes a travar, os sensores enviam um sinal para a central do ABS que faz o sistema “aliviar” a pressão aplicada no freio, evitando derrapagens e, consequentemente, quedas

Além do ABS, outro sistema bastante útil para o motociclista é o CBS (Combined Brake System). O sistema combina, por meio de cabos ou mangueiras, a atuação do freio traseiro com o freio dianteiro. Quanto o piloto aciona apenas o freio traseiro, parte da força de frenagem é transmitida para a roda da frente. Assim, sem perceber, o motociclista consegue uma frenagem mais eficiente e segura.

Conheça os modelos vendidos no Brasil de até 300 cc que oferecem sistema de freios auxiliares:


Honda PCX DLX
Scooter com sistema de freios combinados, usa motor de 149,3 cm³ e potência máxima de 13,1 cv a 8.500 rpm. Preço sugerido R$ 11.234 (versão DLX).


Honda CG 160 Titan EX
Street equipada com freios combinados e traz motor bicombustível de 162,7cm³. Sua potência máxima é de 15,1 cv a 8.000 rpm (etanol) e seu preço sugerido é de R$ 9.990. 


Honda XRE 190
Aventureira urbana traz o sistema de freio ABS (somente na roda dianteira). O motor bicombustível de184,4 cm³ atinge a potência máxima de 16,4 cv a 8.500 rpm (etanol). Seu preço sugerido é de R$ 13.300. 


Honda CB Twister ABS
Naked equipada com sistema de freios ABS usa motor bicombustível de 249,5, cm³ e atinge a potência máxima de 22,6 cv a 7.500 rpm (etanol). O preço público sugerido é de R$ 14.990.


Honda XRE 300 Rally
A aventureira usa sistema de freios combinados ABS e motor bicombustível de 291,6 cm³. A XRE 300 é capaz de atingir a potência máxima de 26,3 cv a 7.500 rpm (etanol). Preço sugerido R$ 17.750.


Dafra Cityclass 200
O scooter Dafra conta com freios a disco com acionamento combinado (FH-CBS), motor de 200 cm³ (13,86 cv) e rodas grandes - aro 16 polegadas. Preço sugerido de R$ 10.990.


Dafra Citycom S 300i 
Scooter equipado com sistema de freios combinados, motor de 278,3 cm³ e potência máxima de 27,8 cv a 7.750 rpm. O preço sugerido é de R$ 18.990. 


Yamaha Fazer 150 UBS
Street traz sistema de freios combinados e motor bicombustível de 149,3 cm³. Abastecida com gasolina é capaz de atingir a potência máxima de 12,2 cv. O preço público sugerido é R$ 9.590.


Yamaha NMax 160
Única de sua categoria equipada com sistema de freios ABS. O scooter usa motor de 155,1 cm³ de capacidade, com potência máxima de 15,1 cv a 8.000 rpm. O preço sugerido é de R$ 11.390.

 

TEXTO: Cicero Lima / Agência INFOMOTO
FOTOS: Divulgação / Agência INFOMOTO


Fonte:
Agência Infomoto

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br