Teste da Nova Ducati Scrambler Icon 800: Evolução Sobre Duas Rodas

Testamos a nova Ducati Scrambler Icon 800 2025 e a moto melhorou em vario aspectos em relação as primeiras Scramblers que chegaram ao Brasil.

Por Marcio Viana

A nova Ducati Scrambler Icon 800 chega ao mercado mantendo sua essência descolada e divertida, mas trazendo atualizações importantes em relação à geração anterior. No nosso teste, tanto no asfalto quanto na terra, pudemos sentir as mudanças e avaliar como essa nova versão se comporta no on e no off-road. Desligando todos os controles, senti a suspensão compiando os terrenos irregulares, e nas subidas com cascalho passou muito bem. A controla fica por conta do braço no acelerador, pois o motor é muito forte, mas trasmite boa segurança. No Asfalto, ja tinha acelerado a versão anterior, mas com os novos comandos, a resposta ficou imediata nas retomada de curva, ja nas retas quando enrola o cabo, a moto se comportou muito bem, enstavel mesmo no limite. 

Design Renovado e Mais Leveza

A nova Scrambler Icon manteve o estilo retrô-modernizado, mas agora está mais leve em 4 kg em comparação com a geração anterior, graças a um novo chassi e a um braço oscilante revisto. O farol de LED atualizado, com uma assinatura luminosa em formato de "X", não só reforça a identidade visual, como também melhora a iluminação.

Motor e Eletrônica Aprimorados

O motor Desmodue de 803 cc, refrigerado a ar, continua oferecendo 73 cv a 8.250 rpm e 65,2 Nm de torque a 7.000 rpm, mas agora conta com um acelerador eletrônico ride-by-wire, permitindo a inclusão de novos modos de pilotagem e controle de tração. Isso faz toda a diferença no comportamento dinâmico, especialmente em terrenos de baixa aderência.

Melhorias na Ciclística e Conforto

O quadro foi redesenhado para proporcionar mais agilidade, enquanto a ergonomia foi revisada com um assento mais confortável e estreito na frente, facilitando a pilotagem, principalmente para iniciantes. O guidão mais largo e os pedais reposicionados oferecem uma postura mais natural e relaxada.

Nova Eletrônica e Tecnologia de Bordo

Um dos grandes avanços desta geração é a inclusão de um painel TFT colorido de 4,3 polegadas, que agora conta com conectividade para smartphones via o sistema Ducati Multimedia System. Além disso, a moto agora vem com modos de pilotagem (Road e Wet) e controle de tração ajustável, tornando-a mais segura e adaptável a diferentes condições.

Performance no On e Off-Road

No asfalto, a nova Scrambler Icon se mostra mais refinada, com respostas mais lineares do acelerador e uma dirigibilidade mais previsível. No off-road leve, as suspensões Kayaba de 41 mm (dianteira) e monoamortecedor ajustável na traseira oferecem um bom equilíbrio entre conforto e esportividade, mas a moto ainda é mais voltada para estradas pavimentadas e trechos de terra compactada.

Conclusão: Mais Evoluída e Conectada

A Ducati Scrambler Icon 800 evoluiu de forma inteligente, mantendo o DNA divertido, mas agora com mais tecnologia, conforto e segurança. As melhorias eletrônicas e de ciclística a tornam uma moto mais amigável e versátil, sem perder a pegada clássica e o espírito aventureiro que fizeram dela um sucesso desde seu lançamento.

Se você procura uma scrambler estilosa, acessível e agora ainda mais refinada, a nova Scrambler Icon 800 pode ser a companheira ideal para o dia a dia e para pequenas aventuras fora do asfalto.

 

ficha técnica da Ducati Scrambler Icon 2025: 
 
  • Motor bicilíndrico em L, de 803 cm³
  • Potência de 73 cv a 8.250 rpm
  • Torque de 65,2 Nm a 7.000 rpm
  • Caixa de 6 marchas
  • Refrigeração a ar
  • Embreagem de 8 placas
  • Suspensão dianteira com garfo invertido Kayaba de 41 mm
  • Suspensão traseira com monoamortecedor Kayaba com pré-carga ajustável
  • Freios com discos de 330 mm na dianteira e de 245 mm na traseira
  • ABS em curvas
  • Painel TFT de 4,3 polegadas
Novos itens da Ducati Scrambler Icon 2025: 
 
  • Iluminação full-LED
  • Tanque com capacidade para 14,5 litros
  • Chassi mais leve, com treliça em aço e um novo braço oscilante
  • Dois modos de pilotagem (Road e Sport)
  • Controle de tração
  • Opção de versão de 35 kW para condutores com licença A2
  • Quickshifter disponível como opcional
  • Acelerador ride-by-wire

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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