Acontece
Acontece
Movimentos em lugares distintos, indicam que vem coisa boa por aí com a marca japonesa líder de mercado no Brasil. O que será?
Recentemente a Honda entrou com um pedido na União Européia para uso dos nomes “NX" e “NX500", não creio ser apenas para manter o nome sob seu domínio. Em seguida, na Nova Zelândia, o mesmo aconteceu, pelo menos para o “NX”.
Para quem não se lembra, o “NX" no Brasil era uma linha de motos on/off road que começou com a NX150, NX 200 e chegou até a NX 400 Falcon. Fora do Brasil, entre os anos de 80 a 90, tivemos a NX 650 Dominator, que muito raramente, conseguimos ver algumas rodando por aqui também. Elevando o nível, falando de Dakar agora, tivemos os protótipos NXR750V e NXR800V conquistando quatro vitórias consecutivas nos anos de 1986 a 1989. Ou seja, a sigla “NX" está diretamente ligada ao on/off road dentro da Honda.
E tem mais…
Cingapura foi constatado o registro “NX400” no ano passado, “NX150” na Indonésia e “NX200” na Índia, ou seja, uma linha com nome forte que abrange uma variedade de motores, como aconteceu com a Dominator (fora do Brasil) que tinha modelos de 125cc a 650cc quando estava no seu auge.
Pegamos essas informações e jogamos dentro da “panela de carência” do mercado brasileiro para essa faixa de média/alta cilindradas destinada ao uso misto. Dá liga ou não dá?
A última “ressurreição” foi a África Twin que construiu um nome forte e, tempos depois, voltou para brigar no território das Big Trails, com êxito! A moto corresponde com a história que foi construída junto ao nome.
Outra vertente que poderia surgir seria uma nova Transalp, pois o motor bicilíndrico 750 já está consagrado e existem duas versões, mecânico e automatizado (DCT). A Transalp rodou bastante por Brasil e Argentina, mostrando que era um ótimo produto! Porque não?
No Brasil temos a CB 500 X e a NC 750, dois motores "pra lá” de confiáveis, seria muito “fácil" para nossa maneira de enxergar, a Honda simplesmente mudar a roupa dessas motos e deixá-las com um visual mais voltado para o estilo “Dakar”, que está na moda e fazendo sucesso. A Tenere 700 e a Ducati DesertX são exemplos disso. Mas… não deve ser tão fácil assim, vide a 700 da Yamaha que teria tudo para ser um sucesso por aqui mas, não chegou…
Outros modelos retrôs mostram que é uma tendência, vide a café racer Hawk 11 que tem como base a África Twin, além disso, ainda teremos a nova Hornet 750, pode pintar uma Scrambler 500 usando como base a Rebel 500 com o mesmo motor das Cbs, enfim, não sei no Brasil mas, em termos de mundo, creio que virão muitas novidades.
O que acha?