Tem Megacycle Campinas neste fim de semana

A pista que está localizada há 80 km de São Paulo e 9km do centro de Campinas, possui infra-estrutura para receber mais de 50 mil pessoas.

Por André Jordão

O Megacycle Campinas irá ser realizado na pista de Arrancada Campinas, neste fim de semana. A pista que está localizada há 80 km de São Paulo e 9km do centro de Campinas, possui  infra-estrutura para receber mais de 50 mil pessoas, com pista de arrancada de 400m, área de escape, arquibancada,  segurança, estacionamento para 3.500 carros, milhares de motos e alimentação.

Este evento tem um novo desafio: unir uma completa área de exposição de motos e acessórios a uma Prova de Arrancada oficial e cadastrada no Ministério do Esporte.

A Prova de Arrancada é um tipo de competição esportiva, uma forma de corrida praticada por veículos automotores na qual automóveis ou motocicletas, originais ou especialmente preparados, tentam completar um trajeto reto e nivelado no menor espaço de tempo partindo da imobilidade.

É um tipo de competição muito popular no seu país de origem (EUA), conhecida como Drag Racing onde é regulamentada por organizações como a NHRA e IHRA.

A distância a percorrer mais comum no mundo todo é de um quarto de milha (402,5 metros ou 1319 pés) embora possa também ser praticada no Brasil em trajetos de outras dimensões, como um oitavo de milha, entre 201 e 301 metros.
 
Como funcionará

Vamos utilizar um sistema informatizado para a computação dos tempos de cada categoria, sistema este composto por fotocélulas e um dispositivo de alinhamento e largada chamado de "pinheirinho" ou christmas tree - devido a sua seqüência de lâmpadas coloridas.

Outro fator extremamente importante para o sucesso deste tipo de provas é a segurança. Arrancada, em dia de chuva, nem que seja um mínimo chuvisco, já é motivo para o cancelamento da prova, pois os veículos que participam desta modalidade dependem basicamente de tração para se manterem na pista e a chuva reduz drasticamente a aderência.

Ambulância e bombeiros são fatores fundamentais para a prevenção de riscos maiores, bem como uma boa área de escape para proteger tanto o piloto quanto o público que assiste as provas.

Quem participa

Quaisquer pessoas devidamente habilitadas, que possua moto e equipamentos de segurança que se enquadre em alguma das categorias do regulamento. O valor da inscrição é de R$ 30,00. Ingressos: R$ 10,00 com direito ao domingo.


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br