Considerada pela fabricante como um ícone exclusivo no mundo das duas rodas, a nova Yamaha TDM 900 já tem data para desembarcar no Brasil. O modelo da montadora japonesa estará disponível em toda a rede de concessionárias autorizadas no mês de agosto.
A moto vem equipada com um motor quatro tempos de dois cilindros paralelos, com cinco válvulas cada um, de capacidade volumétrica de 897cc e cabeçote DOHC. Seu desempenho não deixa a desejar: são 88 cv a 7.500 rpm e um torque máximo de 9,1 kgf.m a 6.000 rpm.
Os dois carburadores deram lugar ao Sistema Yamaha de Injeção Eletrônica, muito mais eficiente e “limpo”, e ao Sistema de Indução de Ar. Como o propulsor está posicionado mais à frente, a máquina tem uma distribuição do seu peso total a seco de 192 kg muito próxima do ideal, quase 50/50.
Segundo a Yamaha, o segredo para chegar a um peso favorável sem perder a segurança e a maneabilidade é a balança traseira de alumínio. Esta característica fez com que a TDM 900 fosse a única motocicleta a participar da exposição “Presença do Alumínio: um panorama histórico, utilitário e artístico do alumínio na vida moderna”, que ocorreu no Museu Brasileiro da Escultura, em São Paulo.
O chassi é fabricado sob o selo “Yamaha CF Aluminium Die Casting Technology”, um processo que dispensa soldas e também elimina 30% do ar encontrado na liga de alumínio na manufatura convencional. Esta tecnologia de produção é a mesma utilizada para a construção do chassi da Yamaha YZF-R1.
Com ângulo de caster 25,50º e trail 114 mm, a ciclística torna-se ideal tanto para as pistas como as estradas. Outro motivo que eleva o prazer da pilotagem e a segurança é a suspensão dianteira composta por garfo telescópico, que conta com amortecedores de 150 mm de curso.
As rodas de liga leve são calçadas com pneus radiais de 120/70 de 18 polegadas na dianteira e 160/60 de 17 polegadas na traseira. Os freios são de disco duplo de 298 mm de diâmetro na frente e único de 245 mm atrás.
Disponível na cor vermelha, o modelo tem um ano de garantia sem limite de quilometragem e preço público sugerido de R$ 44.740,00 — base no posto Guarulhos, São Paulo, sem frete e seguro.
Fonte:
Equipe MOTO.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário