Suzuki GSX-R 125 é uma tremenda esportiva compacta
Modelo da fabricante japonesa desponta com 15 cavalos de potência, faróis de LED, painel digital e pintura da MotoGP
Por Aladim Lopes Gonçalves
Por Aladim Lopes Gonçalves
As motocicletas equipadas com motores de 125cc costumam ser associadas no Brasil a veículos de locomoção ou trabalho. Com desempenho modesto e visual utilitário, nossas 125 são “patinhos feios” perto dos modelos oferecidos ao público europeu.
No Velho Continente, algumas 125cc são verdadeiras réplicas de esportivas. Elas têm a missão de atrair novos consumidores que chegam ao mundo de duas rodas buscando estilo e sofisticação. Os modelos oferecem potência, freios ABS, iluminação em LED, painel digital e outros equipamentos. Tudo para serem desejadas, apesar dos motores pequenos.
Os novos motociclistas italianos, por exemplo, podem comprar a Suzuki GSX-R 125 ABS, que nada mais é do que uma réplica em miniatura de uma superesportiva, mas que traz motor de apenas 124,4 cc. Apesar da reduzida capacidade volumétrica, o propulsor atinge a potência máxima de 15 cv nas 10.000 rotações. Possui quatro válvulas e, como gira alto, utiliza eficiente sistema de refrigeração líquida.
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O fabricante japonês também faz questão de destacar o baixo consumo de combustível: na casa dos 45 km/litro. A moto pesa 135 kg, com seu tanque de combustível completo com os 11 litros de capacidade.
Mas o grande atrativo das pequenas esportivas é o design. No caso da Suzuki o modelo remete aos modelos de competição – principalmente da MotoGP. Sua iluminação em LED ajuda a destacar o modelo, assim como o painel completamente digital.
Outro detalhe interessante é o sistema de chave keyless. O piloto deve manter a chave no bolso ou na mochila para liberar o botão que aciona outros comandos como a trava do guidão, luzes de estacionamento e a ignição. O painel digital ainda traz shift light e indicador de marcha engatada, conta giros, velocímetro e várias luzes de advertência.
Rodas de alumínio de 17 polegadas são calçadas com pneus (90/80 na dianteira e 130/70 na traseira) de perfil baixo e desenho esportivo. O conjunto de suspensão é formado por garfo telescópico convencional na frente. Mas, atrás, tem monoamortecedor com links, geralmente utilizado em motos maiores.
Ao olhar a Suzuki GSX-R 125 ABS é difícil acreditar que se trata de uma 125, principalmente para nós brasileiros que não temos por aqui modelos dessa capacidade cúbica com freios ABS, por exemplo. Refrigeração líquida? Nem pensar.
A nova GSX-R 125 ABS disputa a preferência do consumidor com a Yamaha YZF-R 125 que traz motor de 124,7 cc, quatro válvulas e também atinge 15 cv de potência máxima, porém a 9.000 giros. Seu peso é de 142 kg (ordem de marcha), oferece o sistema ABS e custa 5.090 Euros.
A Honda entra na briga com a CBR 125R. Mais barata, tem a potência máxima de apenas 13,3 cv e motor de duas válvulas. O modelo traz o visual das motos da equipe oficial de fábrica, pesa 137 kg, mas não oferece a opção do ABS e custa 3.490 euros.
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Fotos: Suzuki/Divulgação
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