Surgem rumores de uma BMW K1600R
Naked Concept 6 pode virar uma realidade com modificações na mecânica do novo motor seis cilindros da marca alemã
Por Aladim Lopes Gonçalves
Por Aladim Lopes Gonçalves
É sempre inevitável que, após o lançamento das grandes estradeiras K1600 GT e K1600 GTL, surgiriam rumores de que a BMW estaria planejando o desenvolvimento de mais máquinas baseadas no poderoso motor de seis cilindros. E agora os rumores estão funcionando a toda velocidade, pelo menos na internet.
O motor de seis cilindros foi apresentado pela primeira vez no modelo Naked Concept 6, por isso não é nenhuma surpresa que a tendência mais natural derivada da K1600 GTL seria uma versão “R”, decretando a aposentadoria da K1300R. Quando o Concept 6 foi exibido pela primeira vez, há dois anos, seu criador David Robb admitiu que gostaria de ver algo semelhante em produção, mas que não havia planos naquele momento.
No entanto, as motos conceito são feitas especificamente para provocar uma reação dos clientes em potencial, dando aos seus criadores um caminho sobre o futuro do modelo, sua viabilidade no mercado e se faz sentido que uma máquina poderá virar um modelo de série.
O motor seis cilindros pode ser adequado normalmente a uma moto naked que ostentaria seus cilindros mais abertamente do que a touring K1600, até mesmo porque o torque do motor tem que ter um acerto para proporcional a um modelo naked.
No entanto, como o novo motor seis cilindro é menos poderoso do que os mais velhos "K" de quatro cilindros (160 hp na K1600GT contra 173 hp na K1300R) ele vai precisar de uma boa calibração para vencer seu antecessor para fazer valer a pena o investimento em máquina de seis cilindros naked.
É claro que se houvesse uma K1600R então também faria sentido a criação de uma K1600S. Mas isso não deixaria espaço para o velho motor de quatro cilindros 1300cc.
Boatos à parte, as chances de que uma BMW naked parece fazer sentido mais para o ano de 2013, pelo menos. A marca alemã está com a faca e o queijo na mão em relação a novos projetos, por exemplo, uma scooter de 700cc e a o desenvolvimento de uma nova R1200GS para 2012, além de planos para voltar ao mercado de cruiser, deixado de lado sete anos atrás com o fim da R1200C. Agora é ficar na expectativa.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário