Todos os anúncios Catálogo Digital Revista Digital Chat

Acontece

Sundown exibe três novos modelos

22 de October de 2007

Aldo Tizzani

No estande da Sundown, no Salão Duas Rodas 2007, destaque para a entrada da marca no mundo das competições. Foram três novos modelos de motos: duas off-road, a SX 140 e a SX 250; e uma supermotard,a SMX 250, todas destinadas para as pistas. Ou seja, os modelos não terão número de Renavam.

Além disso, a Sundown exibiu toda a sua linha 2008, com destaque para a motoneta Web, que recebeu um novo chassi, batizado de Flexbar e para a popular Hunter 90, que ganhou motor de 100 cc.

Outra atração da montadora no Salão Duas Rodas foi o protótipo “Solution”, um triciclo que surge como solução para o problema da crise de mobilidade nos grandes centros urbanos.

Para entrar nas pistas a Sundown apresentou uma versão aprimorada da STX 200 Motard, específica para competições. Com visual mais agressivo e menor distância entre-eixos, a SMX 250 ganhou um movo motor: monociclíndrico de quatro tempos, 249 cc, que gera uma potência máxima de 22,3 cv a 8.000 rpm e torque máximo de 2,12 kgf.m a 6500 rpm.

O novo modelo traz quadro em alumínio de seção retangular, freios a disco em ambas as rodas, suspensão dianteira invertida (upside-down) e balança traseira com monoamortecedor. 

Para quem pratica o motociclismo off-road, a empresa promete também duas novidades para o próximo ano: as SX 250 e 140. A SX 250 traz motor monocilíndrico de 249 cc e 22,3 cv de potência.

O modelo conta com pneus de cravos e todo o pacote mecânico e ciclístico da versão supermotard. Já a mini-moto, SX 140, tem motor de um cilindro, quatro tempos com arrefecimento a óleo, 140 cc e 17,3 cv de potência máxima. Ideal para iniciantes, a motinho conta com suspensão invertida na dianteira e monoamortecida, atrás.

Além disso, a SX 140 está equipada com freios a disco em ambas as rodas. Os preços dos novos produtos não foram divulgados pela Sundown.

Novidade para as ruas
Nas motos de série a novidade foi o novo chassi Flexbar na motoneta WEB. Segundo a marca, oferece maior resistência, melhor absorção de impactos e também minimiza as vibrações.

De acordo com Cláudio Rosa, diretor de novos produtos da Sundown, para a confecção da nova estrutura do quadro a empresa investiu US$ 1,2 milhão em quase dois anos de desenvolvimento. “Aumentamos a rigidez, sem perder a flexibilidade”, afirma Rosa.

O diretor acrescenta que vai haver mudanças também na popular Hunter, que antes tinha 90 cc e agora passa a ter um motor de 100 cc, resultando em um ganho de cerca de 10% em torque e potência.

Protótipo
 “Como está cada vez mais difícil se locomover no Brasil, decidimos investir em pesquisa e construir veículos que fossem alternativa para dar maior mobilidade ao consumidor”, conta Antonio Carlos Romanoski, presidente da Brasil & Movimento, dona da marca Sundown sobre o protótipo “Solution”.

Projetado como um veículo da marca para o mundo virtual do Second Life, a empresa mostra sua primeira versão real, que alia a mobilidade de uma moto e o conforto de um carro.

Para a sua construção foram gastos quatro meses de muito trabalho. A Solution tem motor bi-combustível de 250 cc, cobertura de acrílico, ar-condicionado, sensor de estacionamento, GPS e DVD Player.

Compartilhe esse anúncio