Sou motociclista há dez anos, mas ainda tenho medo disto

Moto Repórter é o canal colaborativo em que o motociclista pode compartilhar experiências e histórias de moto

Por Usuário Motoreporter

Os textos e fotos publicados no canal Moto Repórter são enviados por motociclistas e internautas, leitores do MOTO.com.br, sem compromisso profissional de estilo e padrões, apenas com o objetivo de compartilhar suas experiências e histórias com outros fãs do mundo das duas rodas. Participe você também do Moto Repórter, canal de jornalismo participativo do MOTO.com.br. Envie sua notícia!

  

 

Maicon Ribeiro de Santana
 
Sou motociclista há dez anos, mas se me perguntar se eu tenho medo de pilotar uma moto a resposta é: - Com certeza!
 
Em 2016 completo dez anos como motociclista, era inevitável, herdei o gosto do meu pai. Ainda lembro da alegria quando ele me deixava acelerar sua Honda XLX 250R, aquele barulho do escape me fazia sorrir de orelha a orelha. Meu presente ao fazer dezoito anos foi a habilitação e uma CG Titan 1995, o melhor presente que já ganhei até hoje.
 
Muita coisa aconteceu sobre duas rodas desde então, mas se me perguntar se eu tenho medo de pilotar uma moto a resposta é: - Com certeza!
 
Sei dos riscos que corro ao ligar a moto e encarar o trânsito de São Paulo com sua imensidão de carros, buracos e assaltantes. Mas o medo me faz prudente, busco me afastar do perigo para curtir a minha paixão minimizando os riscos.
 
Evito passar entre os carros, uso antena para me proteger das temidas linhas de pipa, faço a manutenção constante da motoca, tento andar na velocidade permitida (não vou ser hipócrita, com vias expressas limitadas a 50 km/h já ganhei duas multas por passar a 65 km/h!) e não disputo espaço com carros e caminhões.
 
Mesmo com todos estes cuidados sei que ao fazer uma curva, se houver óleo diesel derrubado por algum veículo posso me acidentar, mas o segredo é ter medo, isso me faz precavido. O dia que não tiver mais medo, vendo minha moto e aposento as luvas e o capacete.
 
Então qual o motivo de gostar de motocicleta se existe este medo? Primeiramente, é preciso compreender o significado da palavra neste contexto. Entre várias definições a que transmite bem o que quero dizer é: - Perturbação resultante da ideia de um perigo real ou aparente (dicionário Michaelis), ou seja, não é preciso ter receio de assumir ter medo de algo, quem tem medo é racional e tem menor chance de cometer erros, podendo desfrutar da adrenalina e a sensação de liberdade que só a moto pode proporcionar.
 
Se você tem vontade de pilotar uma moto mas tem medo fique tranquilo, este é o primeiro passo para ser um verdadeiro motociclista. Os medos não nos impedem de fazer algo, e isso vale para qualquer coisa, é necessário aprender a controlá-los para desfrutar todos os prazeres da vida.
 
Foto: Acervo Pessoal

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br