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Silver Vase 440: Uma scrambler sino-italiana

13 de February de 2017

Imagine uma moto no melhor estilo retrô, com motor de quase 500 cc e que pudesse rodar na cidade, na estrada e também na terra. Infelizmente, hoje não temos este tipo de produto no mercado brasileiro. Mas, na Itália sim, graças ao investimento feito pelos chineses do Grupo Shineray para o ressurgimento da marca SWM . Com forte inspiração nas motos off-road dos anos de 1970, a Silver Vase 440 chega ao mercado europeu no melhor estilo scrambler e com preço de 3.350 Euros, o que equivale a cerca de R$ 11 mil.

A base mecânica da moto é o propulsor de único cilindro, quatro tempos, refrigerado a ar, com de 445,3 cm³ de capacidade cúbica. O proulsor DOHC (duplo comando de válvulas no cabeçote) conta com injeção eletrônica de combustível e transmissão final por corrente. Em relação aos números de desempenho, o motor da Silver Vase 440 gera 30 cv a 6.750 rpm de potência máxima e 3,7 kgf.m a 5.500 rpm de torque máximo. Ou seja, melhores respostas em baixos e médios regimes de rotação.

A responsável pela agilidade no asfalto , mas principalmente na terra, é a roda dianteira aro 19 (100/90-19). Na traseira, a moto sino-italiana conta com roda aro 17 (130/80-17), ambas calçadas com pneus de uso misto. Pesa, a seco, 145 quilos.

Ancorada em um quadro de berço duplo, a ciclística da Silver Vase é formada por garfo tradicional na dianteira , de 43mm de diâmetro e 130mm de curso. Para completar o trem dianteiro, disco simples de 260mm, com cáliper de dois pistões. Seguindo padrões pra lá de espartanos, a traseiro conta com dois amortecedores – curso de 99mm – e com regulagem na pré-carga da mola. Além de disco simples, de 220mm de diâmetro e cáliper de um pistão. Já a autonomia é garantida pelo tanque facetado de 22,5 litros de capacidade.

Esta scrambler da SWM traz outros detalhes estéticos que chamam a atenção , principalmente para quem quer ingressar no mundo das duas rodas com estilo: number plate lateral, guidão alto e o escape com dupla saída, que fica do lado direito da moto. Para finalizar, dois relógio análogos - velocidade e rpm – e um pequeno display de cristal líquido para quilometragem total, hodômetro parcial etc.

Um modelo que deverá prencher esta lacuna no mercado brasileiro será cafe racer Continental GT, de 535 cc , da indiana Royal Enfield , que iniciará suas atividade ainda no primeiro trimeste. Enquanto isso sonhamos cm uma moto entre 350 e 500cc que seja atenda as necessidades de um consumidor que procura uma moto de média capacidade cúbica para dupla jornada: trabalho e lazer; que seja robusta, com baixa manutenção e preço justo. Bom, como sonhar não paga imposto, a Silver Vase 440 pode ser uma boa sugestão pra levar para a cama em pensamento. 



TEXTO: Aldo Tizzani / Agência INFOMOTO 
FOTOS: Divulgação

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