Setor de duas rodas registra demissões no AM

Sem contar com a redução de impostos dos carros, sindicato diz que fabricantes iniciam cortes de funcionários

Por Aladim Lopes Gonçalves

Enquanto as concessionárias de automóveis estimam um crescimento de cerca de 30% nas vendas com o corte de impostos do governo federal para o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), vantagem válida entre 22 de maio e 31 de agosto, o setor de duas rodas enfrenta um cenário com vendas em baixa e de demissões por causa das dificuldades para o financiamento na compra de motos.

O Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas registra um número de demissões nas empresas do Polo Industrial de Manaus de 8.673 pessoas no período de janeiro a abril de 2012, sendo que as fábricas de motos devem responder por cerca de 35% da perda de postos de trabalho nesse período, segundo informações da Folha Online.

O sindicato informa que conseguiu um acordo com a Honda, Yamaha e Dafra para que os metalúrgicos folguem um dia na semana com o objetivo de evitar novas demissões nas empresas da região. No entanto, a assessoria de imprensa da Dafra, em São Paulo (SP), diz que a sua unidade em Manaus não está concedendo folgas para os funcionários, pois a produção segue em ritmo normal.

Os fabricantes de motos atualmente empregam por volta de 20 mil empregos no Polo Industrial de Manaus.


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br