Todos os anúncios Catálogo Digital Revista Digital Chat

Acontece

Serra do Rio do Rastro - Teste XL 750 Transalp e CB 750 Hornet

27 de January de 2026

No final do ano passado anunciamos a chegada dos 2 modelos da Honda Motos na linha de 750cc, CB 750 Hornet e a XL 750 Transalp. São 2 modelos bem aguardados no mercado brasileiro e que já fazem parte do lineup da montadora em um passado recente com outra configuração. No inicio do ano fomos convidados como mídia especializada e alguns influenciadores para acelerar as motos. O roteiro foi planejado para que pudéssemos testar as máquinas em todos os terrenos, asfalto com retas e curvas e um off road na serra catarinense. O local escolhido foi a Serra do Rio do Rastro em Santo Catarina !!

A Serra do Rio do Rastro é localizada na região sul do estado de Santa Catarina. É cortada pela rodovia SC-390. Com muitas matas e cachoeiras, é um dos cartões-postais do estado. Localiza-se no município de Lauro Müller, a mais de 1421 metros de altitude. Um serra cheia de curvas travadas . A rodovia SC-390 serpenteia pela serra com 284 curvas em um trecho de aproximadamente 12 km. Virou referência do moto turismo em todo o mundo.

Obra iniciada nos anos 50 e foi inaugurada em 1960, e asfaltada em 1980. Local de partida onde se encontravam as motos, foi a cidade de Santo Amaro da Imperatriz, localizada na grande Florianópolis(SC) a 30 kms do centro. Conhecida como a "Capital estadual das águas termais". Com cerca de 27 mil habitantes, a cidade destaca-se por suas termas medicinais (aprox. 39°C), cachoeiras, turismo de aventura e forte influência açoriana e alemã. A dinâmica da Trip e Teste Ride era subir com a Transalp 750 até o mirante da serra do rio do rastro, em um percurso de 205 Km com quase 40 de terra....

Fotos - Assessoria de imprensa Honda e https://www.instagram.com/caiomatttos/

 

Fotos - Assessoria de imprensa Honda e https://www.instagram.com/caiomatttos/

Saimos com 37o graus de temperatura e quando chegamos no topo da serra estava marcando 10o graus...tem que estar com equipamento apropriado para não passar frio, pois como falam, faz as 4 estações do ano em um dia. 

 

XL 750 TransAlp 

 

Fotos - Assessoria de imprensa Honda e https://www.instagram.com/caiomatttos/

 

Obaaa, vamos acelerar !! A princípio sai no modo Standard para sentir a moto, mas estranhei que as 1 e 2 marcha parecia que o motor não enchia, mas tudo pelo Promot 5 e Emissão de ruidos que a maquina fica um pouco mais mansa, mas depois de entender os modelos de pilotagem…Afff.... gradualmente foi mudando os modos de pilotagem, e depois dominando mais a máquina, modo sport e enrola o cabo !! o motor tem que estar cheio....nos 5 a 8 mil giros o comportamento é totalmente diferente.   Assim, Chama no acelerador a resposta é imediata!! 

Fotos - Assessoria de imprensa Honda e https://www.instagram.com/caiomatttos/

 

São 5 modos de pilotagem - Standard, Sport, Rain, Gravel que usamos no trecho de terra(modo off road) e 2 modos user que você programa conforme sua tocada. Em Santo Cruz da Figueira entramos para a esquerda sentido São Bonifácio - São Ludgero que é o início da serra do rio do Rastro. Nas curvas andando de mão cheia na 3a e 4a marcha tirando o proveito do motor, nem precisava frear muito nas curvas , pois o freio motor segurava bem. Puxando o pelotão estava o Rafael Paschoalin e seu time dando o suporte e orientações da estrada. Foi um trajeto que eu não tinha feito, e para quem gosta de curvas é uma boa dica para dar um rolé com os amigos. A Nova Transalp é totalmente diferente da 3a geração que foi de 2008 a 2014, a ciclística é outra.

Fotos - Assessoria de imprensa Honda e https://www.instagram.com/caiomatttos/

 

Foram aproximadamente 4h30 entre paradas até chegar no topo da montanha !! Chegando la o presente com um visual incrivel do alto da Serra do Rio do Rastro. Ainda bem que estava limpo o tempo, pois em questão de minutos entra a nuvem e todo o clima muda. Depois de uma hora, fechou o tempo e garou !! Ainda bem que já estava nos aposentos.  Gostei muito da ciclística da moto, que tem muita potência e eficiência, e deu a sensação que dá para fazer longas viagens com a nova Transalp 750. O Chassi da XL 750 é do tipo Diamond em aço, pesando apenas 18,3 kgs , 10% mais leve que o quadro da NX500.

Fotos - Assessoria de imprensa Honda e https://www.instagram.com/caiomatttos/

 

A escolha das suspensões privilegiou a dupla personalidade do modelo, que deve proporcionar conforto na estrada e ao mesmo tempo a devida absorção de impactos em terrenos mais acidentados. Na traseira o monoamortecedor Showa com reservatório externo e ajuste de pre carga, oferece 190mm de curso através do sistema Prolink. Uma das vantagens do modelo é que faz parte do Honda Assistance válido para o Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai. Se pretende fazer uma viagem longa, vai estar bem assistido. 

Resumindo é mais uma boa opção de  Trial ou Dual porpose para longas viagens !!! Logo mais video no canal do Youtube com as impressões .

Preço sugerido da XL 750 Transalp - R$65.545,00 + Frete - que pode aumentar consideravelmente em alguns estados.

 

CB 750 Hornet

 

Fotos - Assessoria de imprensa Honda e https://www.instagram.com/caiomatttos/

 

Dia 2, volta com a CB 750 Hornet, saindo do mirante da Serra do Rio do Rastro pelo caminho de Urubici + Bom retiro + Alfredo Wagner. Caminho um pouco mais longo, mas no alto da serra com várias deliciosas de fazer com a Hornet. Antes de falar algo da Hornet, você tem que acelerar, pois já ouvi alguns comentários dos saudosistas com o motor 4 canecos. É diferente, o toque é muito forte quando está de motor cheio com seus 69,3 cv, igual ao que equipa a XL 750 Transalp. O caminho perfeito para a ciclística da Hornet e se comportou muito bem nas curvas travadas e em alta velocidade. Colada no chão !! Com rodas de alumínio fundido no formato de Y com cinco raios montam pneus 120/70 na dianteira e 160/60 na traseira.

Fotos - Assessoria de imprensa Honda e https://www.instagram.com/caiomatttos/

 

A Naked é extremamente ágil , precisa e divertida no circuito que fizemos. A geometria foi projetada para o controle: ângulo de cáster com 25o, trail de 99 mm entre eixos de 1.421mm. Com 180 kg a seco, a Hornet é leve e fácil de conduzir. 

Um trajeto com aproximadamente 240 kms até a base em Santo Amaro da Imperatriz e que foi uma grande curtição e prazer de poder acelerar estas máquinas em região tão linda de nosso Brasil. Como teste de moto e turismo, foi uma combinação perfeita !!

Cada pessoa tem seu estilo e a melhor maneira é passar em uma concessionária e fazer o teste drive para ver qual modelo encaixa melhor em você. 


Preço sugerido R$53.694,00 (base São Paulo/SP, sem frete e seguro.

 

Os 2 modelos, uma na versão Branca e outra na versão Preta.

 

Siga nossas mídias sociais e temos muitas fotos e vídeos com vários detalhes.



https://www.instagram.com/moto.com.br/

https://www.facebook.com/MOTOcombr

https://www.youtube.com/@siteMOTOcombr

 

Compartilhe esse anúncio