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Acontece

''Segurança viária é grande desafio global''

21 de October de 2009

Arthur Caldeira

Com o alarmante dado de que 3.000 pessoas morrem diariamente em acidentes de trânsito no mundo todo, Cristoph Lauterwasser iniciou sua apresentação em São Paulo (SP). Diretor geral da Divisão Automotiva do Centro de Tecnologia da seguradora alemã Allianz, Lauterwasser ressalta que, enquanto nos países ricos espera-se que as mortes no trânsito diminuam cerca de 30%, regiões como o Caribe e a América Latina podem ter crescimento de 48% nos próximos anos. “Por isso a segurança viária é um grande desafio global”, alerta o pesquisador alemão.

Apesar dos dados alarmantes, Lauterwasser e o Centro de Tecnologia Allianz apontam algumas alternativas para se evitar tantas mortes. “A maioria dos acidentes pode ser prevenida. Porém para isso é necessário um enfoque global”, explica Cristoph. Segundo ele, há três áreas de suma importância para se aumentar a segurança nas vias públicas, a começar pelo próprio ambiente de circulação dos veículos, com rodovias planejadas e mais bem sinalizadas, por exemplo.

Mais tecnologia

O Doutor em física pela Universidade de Munique (Alemanha) também enxerga na tecnologia embarcada nos veículos outro fator fundamental para se reduzir os acidentes. “Sistemas eletrônicas terão uma grande importância para se evitar acidentes no futuro. Pois até agora, tecnologias, como controle de estabilidade e freios antibloqueio (ABS), foram pouco exploradas”, declarou. Prova disso é que 79% dos carros pequenos na Europa não têm controle de estabilidade, enquanto no segmento de luxo 100% dos automóveis saem de fábrica com o sistema.

Quanto às motocicletas, também estudadas pela equipe do Dr. Lauterwasser, os freios ABS poderiam evitar muitos acidentes fatais com motociclistas. “Na Alemanha, acontecem 900 mortes de motociclistas por ano. Pelo menos 10% delas poderiam ser evitadas caso as motocicletas tivessem freios ABS”, alertou.

Outra pesquisa feita pela Associação das Seguradoras americanas recentemente revela que entre as motocicletas licenciadas nos Estados Unidos com freios ABS ocorreram 28% menos fatalidades do que entre as motos sem ABS (Erich R. Teoh, Março, 2009). Apesar de freios mais eficientes serem apontados como uma maneira de se evitar acidentes com motos, grande parte dos modelos de menor capacidade cúbica não oferece freios mais eficazes.
Porém o panorama parece mudar. “Além da BMW (pioneira no ABS em motos), outros fabricantes estão introduzindo essa tecnologia em suas motos”, afirmou o Dr. Lauterwasser.

Recentemente, a Honda lançou o scooter Lead com freios combinados: ou seja, ao pressionar o manete do freio dianteiro, aciona-se também o freio traseiro. A mesma Honda apresentou em setembro sua linha de 300cc – CB 300R e XRE 300 - com os freios combinados com ABS. Alguns modelos top de linha contam ainda com sistemas eletrônicos de controle de tração que evitam derrapagens durante a aceleração em superfícies com baixo coeficiente de atrito.

Educar é preciso
 
O terceiro fator para se completar um enfoque global na prevenção de acidentes viários são as pessoas, na opinião do pesquisador. “As pessoas que estão nas vias públicas guiando seus veículos são grandes responsáveis também. Precisam ser educadas”.

Além da alta velocidade, a realização de tarefas secundárias é apontada como grande fator de risco. “Muitos acidentes na Alemanha e em todo o mundo acontecem por falta de atenção. Falar ao celular ou digitar uma mensagem de texto enquanto dirige é um grande risco”, diz ele, acrescentando que estudos recentes revelam que cerca de 70% dos acidentes acontecem por alguma distração do condutor ao fazer outras coisas que não dirigir. “Por isso mesmo a educação é muito importante. Educar é, na verdade, um fator chave para reduzirmos os acidentes”, finaliza o Dr. Cristoph Lauterwasser.

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