Se sente inseguro de rodar com sua moto?
Quer saber de alguns dados interessantes e importantes para manter sua moto com você?
Por Trinity Ronzella
Por Trinity Ronzella
Você tem ideia dos números de roubo e furto de moto no estado de São Paulo?
Quais dias da semana são mais arriscados?
Os horários?
E se roubam mais motos novas ou mais usadas?
Pois bem, tentamos levantar essas informações para que consiga, pelo menos psicologicamente, correr menos risco!
Um dos fatores que influenciam cada vez mais na compra de uma moto é o fato de ser muito ou pouco visada pelos bandidos. Esse fato influencia diretamente no valor do seguro, que por outro lado, faz o futuro proprietário pensar a respeito da compra e muitas vezes desistir dela.
As inúmeras imagens divulgadas na internet de bandidos com motos roubadas circulando nas comunidades livremente e mostrando rosto e localização, passam uma sensação de impunidade e também de insegurança para a maioria dos usuários de motocicletas.
Por mais que a segurança pública se esforce e faça o possível para aumentar nossa segurança, os inúmeros motivos que dificultam essa eficácia muitas vezes não são do conhecimento de todos. Mas uma coisa é certa: a imensa maioria sai de casa com medo.
Os números abaixo se referem a motos em geral, porém as mais visadas estão na faixa de 300cc para baixo.
Para se ter uma ideia do que estamos falando, somando roubo e furto, no primeiro semestre de 2020 foram 17.542 motos subtraídas contra 17.957 em 2021.
A maioria das motos furtadas são as com mais de 10 anos de idade. Em 2020 foram 7.166 contra 6.112 em 2021. Números bem maiores do que as que ocupam o segundo lugar, sendo elas motos de 2 a 5 anos: 5.217 para 2020 contra 4.340 em 2021. Seria o comércio de peças usadas o motivo?
Um outro dado importante e curioso: Qual o dia da semana que mais acontecem roubos e furtos de moto? Arriscaria um palpite?
Curiosamente nos dois anos, os dias que mais se rouba/furta moto são nessa sequência:
Quinta-feira, quarta-feira, terça-feira, segunda-feira, sábado e domingo.
Sendo quinta-feira o dia da semana que mais desaparece motos e domingo quando mais motos voltam para casa.
Já dá para começar a se programar e correr menos riscos ao sair de casa com a motoca e por outro lado, sair mais tranquilo no final de semana.
Lembrando que esses dados são do estado de São Paulo e a fonte é a Secretaria de Segurança Pública, não fazendo separação por estilo ou cilindradas, simplesmente motos roubadas e furtadas.
E durante 24h, qual período do dia acontecem mais roubos e furtos é outra informação que pode surpreender bastante, quer ver?
O período mais crítico é o noturno com 6.971 ocorrências, seguido de longe pela tarde com 3.863, manhã com 3.773 e madrugada com 2.965 casos, isso em 2021, de Janeiro a Julho. Em 2020, os períodos são exatamente os mesmos, com alguma variação no número de ocorrência apenas.
Teria alguma relação com a explosão no número de empresas de delivery e serviços de entrega de motos? Na madrugada deve ser pela menor circulação? Pois, o período comercial apresenta números bem próximos.
Os números estão aí e podem ajudar a mudar alguns hábitos, porém como sabemos, nem todo mundo tem como mudar a rotina e seguir à risca os melhores dias e horários para evitar acontecimentos inesperados, por isso, além de todo os cuidados que nunca é demais, também existe uma tecnologia que pode te ajudar e te deixar mais tranquilo.
Essa tecnologia é a dos rastreadores, esse é um equipamento que ajuda a recuperar os veículos roubados.
Uma das empresas que oferecem esse tipo de serviço é a Ituran, ela está presente desde 1999 no Brasil e é líder em monitoramento e recuperação de veículos. Possui 700 mil clientes no país e mais de 2 milhões pelo mundo. Muitas pessoas a procuram pelo seu monitoramento. Esse sistema é considerado o melhor do mundo e hoje conta com mais de 85.000 veículos recuperados e se tornou uma ótima opção para as motos, pois o Ituran com Seguro Moto ajuda a proteger a sua moto contra roubo e furto e, se não for recuperada, tem 100% das mensalidades pagas devolvidas. Sem contar que dá para monitorar sua moto pelo celular, definir área de circulação e até, criar alerta no caso de não cumprimento da regra.
Em breve abordaremos outros tópicos referente a esse assunto que, infelizmente, faz parte da nossa realidade a um bom tempo.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário