Scooter elétrico da Yamaha é lançado em Taiwan!

Segundo elétrico da marca. Uma parceria com uma empresa taiwanesa.

Por Trinity Ronzella

Texto: Luiz Mingione

A Yamaha acaba de lançar em Taiwan o scooter elétrico EMF, que usa baterias substituíveis em parceria com a empresa Gogoro. Este é o segundo modelo elétrico do fabricante japonês depois do EC05 lançado em 2019 com a mesma tecnologia da empresa taiwanesa. O vídeo é bem futurista!

 

A Gogoro Incorporated, é uma empresa de Taiwan que fabrica scooters elétricos, é líder global em soluções de mobilidade e tecnologia que utiliza plataforma de baterias substituíveis e, desenvolve o aplicativo que mostra onde os clientes podem trocar e recarregar suas baterias além de como usar as estações de carregamento.  Em Taiwan 97% de todas as scooters elétricas usam essa tecnologia da Gogoro.

Foto: Divulgação

A parceria dos fabricantes de moto com a Gogoro traz algumas vantagens, uma delas é ter a disposição uma rede de estações de troca de baterias espalhadas pela cidade, as GoStations, evitando a espera pela recarga.

Foto: Divulgação

Sempre que a bateria estiver fraca, os usuários do Yamaha EMF podem ir até a estação de troca mais próxima indicada pelo aplicativo para obter uma bateria totalmente carregada.  A Gogoro é dona e administra as estações de recarga, cobrando pelo serviço oferecido.

Foto: Divulgação

Outra vantagem, embora esta plataforma de substituição de baterias da Gogoro para a mobilidade elétrica ainda precise ser testada em mercados ocidentais, é fato que este modelo de negócio, reduz muito o tempo e o custo do processo de desenvolvimento.

Foto: Divulgação

 

As fábricas só precisam adaptar seus projetos elétricos às baterias da Gogoro que já existem, em vez de ter que criar uma nova que suporte as especificações técnicas de cada novo modelo, o que com certeza, impacta no valor final do produto. 

Foto: Divulgação

 

O scooter EMF surge como uma nova proposta de mobilidade elétrica da Yamaha que se diferencia de outros modelos do mesmo segmento da fábrica japonesa pelo design e tecnologia.

Foto: Divulgação

Seu design é “futurista”, tem um escudo frontal plano com conjunto de faróis duplos de LED sobrepostos verticalmente, luzes de LED na traseira e painel de instrumentos digital. Altura de assento com 785 mm, com um espaço embaixo para guardar pequenos volumes e um porta copo no piso. O banco não é grande e o modelo não tem apoio de pé para garupa, basicamente, foi projetado para uma pessoa. O EMF vai estar disponível nas cores Light Blue, Dark Black e Dark Green.

Foto: Divulgação

Com  três modos eletrônicos de pilotagem, recursos de conectividade que incluem um “cartão inteligente” para ligar o painel e o motor (Sistema NFC Near Field Communication, sistema de comunicação sem fio de curto alcance), e o aplicativo para acessar o scooter por meio de um sistema de gerenciamento de frota para navegação do local onde está estacionado,  ele é mais uma opção de mobilidade no mercado.

Foto: Divulgação

O motor é central, gera 10,30 cv de potência máxima a 3.000 rpm, 26 Nm de torque máximo a 2.500 rpm e pode acelerar de 0 a 50 km/h em 3,5 segundos. A Yamaha não revelou sua velocidade máxima, mas o estimado deve estar em torno dos 100 Km/h. Os dados sobre autonomia também não foram revelados pelo fabricante.

Foto: Divulgação

A suspensão tem garfos telescópicos na dianteira e dois amortecedores na traseira, rodas de liga leve aro dez polegadas, pneus 100/90-10 na dianteira e 130/70-10 na traseira, freio a disco de 200mm na dianteira e 190 mm na traseira, e para melhorar o poder de frenagem, o EMF tem freio CBS, (Combined Braking System / Sistema de Freio Combinado), e transmissão por corrente, o peso total é de 114 kg. 

Foto: Divulgação

O Yamaha EMF estará disponível para venda em Taiwan em março deste ano. O preço sugerido é de 102.800 Dólares Taiwaneses equivalente a R$ 20.118,00 Reais.

 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br