Sangue alemão com alma estradeira

BMW lança a K 1200 GT no Brasil, modelo grã-turismo com motor que gera 152 cv de potência.

Por Leandro Alvares

Murillo Ghigonetto

A BMW acaba de apresentar para a imprensa especializada brasileira a nova K 1200 GT. O modelo da categoria grã-turismo chega ao mercado nacional com um bom pacote de equipamentos, além de um conjunto mecânico e ciclístico de dar inveja a qualquer estradeira do mesmo porte.

Como destaque está o novo motor de quatro cilindros em linha, posicionado transversalmente, herdado dos modelos K 1200 S e K 1200 R.

Tudo nesta moto parece ter sido pensado para a condução em estradas. Apesar de seus 249 quilos e 2.318 mm de comprimento total, suas linhas não transmitem a idéia de “moto pesada”. Pelo contrário. Graças às carenagens laterais encobrindo o motor, seu estilo está mais para uma “esportiva comportada”, com traços finos e elegantes, marca registrada dos modelos BMW.
 
Na nova K 1200 GT, o conforto é priorizado pela posição de pilotagem. Neste sentido, destaque para o assento com altura ajustável (820 ou 840 mm) e pelos acessórios úteis para longas viagens, como altura do guidão com quatro níveis de ajuste e pára-brisa com regulagem elétrica.

O painel de instrumentos é completo e está dotado de um moderno computador de bordo que informa ao piloto todo o funcionamento da parte ciclística e mecânica, incluindo um indicador de desgaste das pastilhas dos freios, que adverte quando estas estão além do limite de uso e devem ser substituídas.

Na parte mecânica, a nova K 1200 GT também traz boas novidades que devem agradar ao consumidor brasileiro. O motor escolhido para equipá-la é o mesmo dos modelos K 1200 S e K 1200 R. Trata-se de um quatro cilindros em linha com 1157 cm³, comando duplo no cabeçote (DOHC), capaz de gerar uma potência máxima de 152 cv a 9.500 rpm com torque máximo de 13,0 Kgf.m a 7.750 rpm.

Segundo dados de desempenho divulgados pela montadora, a K1200 GT faz de 0 a 100 km/h em apenas 3,1 segundos, nada mau para uma estradeira. Já no que se refere à economia de combustível, mantendo uma velocidade de cruzeiro de 120 Km/h, o consumo fica na casa dos 17km/l com um tanque de 24 litros de capacidade. O câmbio é de seis velocidades com a transmissão final feita por eixo cardã.
 
Na parte ciclística, o quadro é confeccionado em alumínio e sua estrutura garante boa rigidez e estabilidade do conjunto. Os inovadores sistemas de suspensão, o BMW Duolever na dianteira (curso de 115 mm) e o EVO-Paralever na traseira (curso de 135 mm), também garantem maior estabilidade nas freadas bruscas em razão de controlarem os amortecedores, não permitindo que a frente da moto afunde demasiadamente.
 
A nova K 1200 GT vem equipada com o já conhecido sistema de freios EVO da BMW, com ABS integral (sistema anti-bloqueio), o mesmo utilizado em modelos das séries K e R da marca alemã. Na frente, são dois discos de 320 mm de diâmetro e rodas de 17 polegadas e, na traseira, disco simples de 294 mm de diâmetro e roda também de 17 polegadas.

Para completar, a BMW oferece ainda uma extensa linha de acessórios para equipar a moto, que vai desde bauletos laterais e farol com lâmpadas de xenônio, até navegador com GPS, aquecimento do assento e das manoplas e controle de pressão dos pneus.

As cores disponíveis no Brasil serão três: azul, grafite e prata. Importada da Alemanha, a nova K 1200 GT já está disponível nas concessionárias da marca no país ao preço de R$ 92.900,00. “O primeiro lote de importação feito deste modelo já foi totalmente vendido. Com toda essa tecnologia inovadora incorporada ao modelo, esperamos que a demanda pelo produto aumente ainda mais”, informa Marco Truzzi, consultor técnico da BMW Brasil.

Vale lembrar que este é o primeiro lançamento da marca dos três previstos antes do Salão Duas Rodas, em outubro. Os outros dois modelos que devem ser apresentados são a Xmoto e a Xchallenge.

Fonte:
Agência Infomoto

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br