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Salões de motos ganham força no Brasil

05 de March de 2012

Aldo Tizzani

O mercado de duas rodas tem apresentado forte crescimento. Em 2001 foram emplacadas 679.262 unidades. Já no ano passado tivemos exatas 1.940.564 motos licenciadas em todo o território nacional. Em 10 anos, a taxa de crescimento foi de 185%, ou seja, em uma década o mercado cresceu quase três vezes. Com o passar dos anos houve uma mudança também nos principais polos compradores. Em 2002, por exemplo, a região Sudeste consumia mais de 35% do total de motos vendidas no País. Já a região Nordeste tinha apenas 23% de participação.

Com a estabilização da economia e o aumento do poder de compra houve uma explosão de consumo no Nordeste e a região tornou-se o principal mercado hoje, com 35% do total de emplacamentos.

Com essa descentralização das vendas, alguns empresários investem na organização de eventos regionais para levar aos motociclistas as novidades do setor. Afinal, o tradicional Salão Duas Rodas, a maior feira do setor, é realizada a cada dois anos na cidade de São Paulo. O próximo só em 2013.

Com isso, surgem alguns salões regionais. Exemplos não faltam: Bike Show, que aconteceu em janeiro, no Rio de Janeiro; Recife Duas Rodas, na capital pernambucana, e em Belo Horizonte será realizado, de 29 de março a 1º de abril, o Motofair. O Salão de Motos já tem data confirmada, acontece entre 12 e 17 de junho em Porto Alegre (RS). Tudo indica que Curitiba (PR) deve receber a primeira edição do Salão Motobike Paraná. O evento está programado para 8 a 11 de novembro.

Importância regional
A terceira edição do “Recife Duas Rodas”, que foi montado no Pavilhão do Centro de Convenções de Pernambuco, já faz parte do calendário anual de feiras do estado e contará com as participações da Honda, Yamaha, BMW, Dafra, Suzuki, Shineray e Traxx neste ano. A feira terá novidades entre motos, peças e acessórios, além de shows de wheeling e freestyle e ações sociais. A feira ocupa 15 mil m² e estima receber nesta terceira edição 50 mil visitantes, superando o registrado em 2011, quando reuniu mais de 40 mil pessoas. Considerada a principal vitrine do setor no nordeste, 60 expositores estarão presentes durante os quatro dias de evento, que este ano recebeu investimento de R$ 400 mil. Calcula-se que mais de R$ 4 milhões sejam movimentados em negócios dentro da feira.

"Esta terceira edição será marcada pela vinda das principais fábricas de motocicletas e moto peças para o nosso estado. Os grandes lançamentos e tendências do setor, a participação do Detran-PE com palestra e prestação de serviços, e ainda entretenimento garantido com apresentações de dois pilotos reconhecidos nacionalmente são estratégias desenvolvidas para a edição 2012", pontua o empresário e organizador do Recife Duas Rodas, Diego Montenegro, dizendo que as previsões de crescimento para a região Nordeste “justifica a realização do evento para consolidar e posicionar marcas, realizar pesquisas de mercado, fechar novos negócios e parcerias e, claro, vender".

Em sua terceira edição, o Motofair – O Salão das Motos de Minas –, se consolida entre os principais eventos do setor de duas rodas. Só para se ter uma ideia de sua importância, em 2011 o Motofair recebeu 80 expositores, mais de 200 marcas de produtos e 25 mil visitantes. Em suas duas edições anteriores, a evento gerou aproximadamente R$ 100 milhões em negócios. “O mercado de motos está bastante aquecido. E neste contexto, o Motofair é uma boa oportunidade para nossos parceiros mostrarem seus produtos e alavancar vendas”, observa o organizador da mostra, Sérgio Falcão.

Até debaixo de chuva
O Salão de Motos de Porto Alegre é o evento regional mais antigo do País. Este ano chega sua 13ª edição. Consolidado, o salão gaúcho atrai um público qualitativo que já sabe o que comprar. “Nossa ideia inicial foi fomentar o segmento de duas rodas e oferecer uma opção para os aficionados por motos que não conseguiam ir até o Salão Duas Rodas, em São Paulo. Neste período vimos o surgimento de novas marcas de motos e acessórios”, conta o organizador Cao Borges.

Com investimento de R$ 500 mil e ampliação da área de expositores para 14 mil m² - toda climatizada -, a organização do evento espera contar com 90 expositores, entre montadoras, empresas que fabricam peças e acessórios, além de importadores de equipamentos.

O Motobike, que está programado para novembro, será realizado no Expo Barigui. O local é considerado o maior centro de exposições de Curitiba, com 7 mil m² no Parque Barigui, um dos cartões-postais da capital paranaense. Lá serão distribuídos 70 expositores. Na área externa, o Motobike terá show de acrobacias, pista de bike e moto trial, além de pistas para test-drive e exposição de motos de competição. A expectativa da organização é de receber mais de 20 mil visitantes.

Como o Rio de Janeiro tem um dos melhores climas do Brasil para pilotar uma moto, em janeiro o Salão Bike Show 2012, que aconteceu no Riocentro reuniu 48 mil visitantes nos quatro dias de festa. O evento contou com 93 estandes e teve mais de 200 marcas representadas, além de atividades externas que foram distribuídos em mais de 23 mil m² e o investimento girou em torno de R$ 1,5 milhão.

"O Brasil possui área física continental e o mercado de motos é monstruoso com lançamentos a todo instante, e tem suas peculiaridades dependendo da região, por isso o país comporta muito bem salões regionais. Este ano o Salão Bike Show reuniu quase 50 mil pessoas. Infelizmente choveu durante os quatro dias do evento, o que mostra a vontade do público em se atualizar e participar. Este salão do Rio de Janeiro também teve uma área de entretenimento bastante animada que é um diferencial para atrair este público”, explica Gustavo Lorenzo, organizador no Salão Bile Show - Rio de Janeiro.

Para 2013, a terceira edição do evento carioca já tem data definida: entre 24 e 27 de janeiro, também no Riocentro, que é o maior parque de exposições da América Latina.

Fotos: Divulgação

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