Acontece
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A segunda edição do Salão da Motocicleta, que acontece entre os dias 6 a 10 de outubro no Pavilhão de Exposições do Anhembi, está repleta de atrações. Além dos modelos mais conhecidos das grande fabricantes (Ducati, Yamaha, Honda, Triumph, Kawasaki, Suzuki, etc) o público que prestigiar o evento poderá ver de bem perto motor históricas.
Modelos como a Honda CB 750 automática da década de 70, uma Honda de competição com quadro Nico Bakker e motor de 1000cc utilizada pelo italiano Denísio Casarini, Yamaha TZ 350 (penta campeã brasileira), , estão expostos para que todos apreciem sua antiga, mas eficiênte mecânica. “Estes são apenas alguns exemplos do que o público pode conferir na edição 2010 do Salão da Motocicleta, que ainda contará com um exemplar da minha coleção, uma Butalco”, diz Emerson Fittipaldi, um dos realizadores do evento.
Além desses modelos, há um em especial que gostaria de falar. O modelo GT 750 da Suzuki da década de 70 foi o mais rápido de sua geração.
O protótipo da motocicleta foi apresentado no 17º Salão de Motocicletas de Tokyo em outubro de 1970 e seu lançamento oficial no Japão ocorreu em setembro de 1971. A 750 da Suzuki derivou da Suzuki T 500, com a adição de um cilindro e refrigeração líquida – coisa que suas concorrentes diretas, Honda CB 750 e Triumph Bonneville – não ofereciam.
A sigla GT significa “Gran Turismo”, o que quer dizer que foi concebida para estradas e viagens de longa distância. Equipada com 3 carburadores Mikuni de 32mm, oferecia 67 cavalos de potência a 6.500 RPM.
Essa maravilhosa motocicleta foi vítima da legislação de controle de emissões, que começou fortemente no final da década de 70. Seu último modelo fabricado foi o de 1977, praticamente idêntico ao de 1976, início do forçado abandono da Suzuki na fabricação de motores dois tempos e migração compulsória para os motores quatro tempos.
Para conhecer mais motocicletas raras, compareça você mesmo à segunda edição do Salão da Motocicleta, que vai até o dia 10 de outubro, no pavilhão de Exposições do Anhembi.