Roubos de motos disparam! Cresce a instalação de rastreadores em motos

55% dos delitos acontecem sexta, sábado e domingo; e 45% são entre 18h e 22h, considerado o período mais perigoso, segundo levantamento inédito

Por Thiago Dantas

Em 2024, o número de motocicletas nas ruas cresceu absurdamente, e conforme dados da FENABRAVE foram emplacadas 933.158 unidades no primeiro semestre. E de  acordo com um levantamento inédito do Grupo Tracker, especialista em rastreamento veicular, os roubos e furtos de motos cresceram 56% nos primeiros seis meses do ano, em comparação com o mesmo período de 2023.

A pesquisa revela um perfil claro dos crimes: finais de semana e horários noturnos são os mais críticos. 55% dos delitos ocorrem entre sexta e domingo, com pico entre 18h e 22h. "As motos de alta cilindrada são as preferidas dos criminosos, principalmente nos fins de semana, quando os proprietários costumam usá-las para lazer", afirma Vitor Corrêa, coordenador do Comando de Operações do Grupo Tracker.

 
Foto: Freepik

 

Mas por que as motos são tão visadas? 

A ostentação é o principal motivo. "Os criminosos usam as motos roubadas para exibir nas redes sociais, realizar manobras perigosas e até mesmo cometer outros crimes", explica Corrêa. 

As motos grandes também são utilizadas para cometer outros tipos de delitos, como roubos de pertences e até mesmo de outros veículos, já que são motocicletas muito potentes, o que facilita a fuga. Neste caso, as preferidas são as modelos Big Trail, por terem guidão e suspensão alta, que conseguem andar em todo tipo de terreno. 

Além disso, o mercado de peças ilegais é extremamente lucrativo, com peças de alta performance sendo vendidas por valores exorbitantes.

Motos de baixa cilindrada também estão na mira dos criminosos. O aumento das vendas de motos para delivery e a facilidade de encontrar peças em desmanches contribuem para esse cenário.


Yamaha Fluo no trânsito - Foto: Trinity Ronzella

 

Como se proteger? Algumas dicas para reduzir o risco de roubo:

  • Instale uma trava de segurança: Um investimento simples que pode fazer toda a diferença.
  • Evite estacionar na rua: Garagens e estacionamentos são locais mais seguros.
  • Varie rotas e horários: Não crie uma rotina que possa ser facilmente prevista por criminosos.
  • Esteja sempre atento: Observe o ambiente ao redor e procure por atitudes suspeitas.
  • Ande em grupo: A segurança em grupo é maior.
  • Contratar um seguro e um rastreador: Essas ferramentas oferecem proteção adicional em caso de roubo.

O aumento dos roubos de motos é um problema que exige atenção tanto das autoridades quanto dos motociclistas. Ao seguir as dicas e adotar medidas de segurança, é possível reduzir significativamente o risco de se tornar uma vítima.


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br