Roubo e furto de motos aumentam 80% nos primeiros quatro meses do ano

Os dias da semana apresentam maior incidência são: sextas (15,34%), sábados (14,77%) e domingos (21,02%)

Por Thiago Dantas

Não quer ler? Escute a matéria completa:

 

Você está com a impressão que aumentou o número de amigos que tiveram a moto roubada ou furtada neste ano?

 

Isso não é só impressão, conforme dados do Grupo Tracker, o roubo e furto de motocicletas cresceu 82,1%, nos quatro primeiros meses do ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. 

 

 

 

 “Essa é uma tendência que vem desde o ano passado. Mas em 2023 o índice de eventos de moto ultrapassou automóveis e encostou em veículos pesados, na nossa base. E historicamente ficava bem atrás”, conta o coordenador do Comando de Operações da empresa, Vitor Correa.

 

Um dos fatores para essa explosão nos números de roubo e venda de motos é a comercialização de peças ilegais, principalmente nos modelos de baixa cilindrada. Porém, os dias da semana com maior incidência de roubos e furtos são sextas (15,34%), sábados (14,77%) e domingos (21,02%). 

 

Nestes dias, além da procura por motos de baixa cilindrada, os bandidos atacam os donos das motocicletas maiores, que saem para se divertir. “Registramos muitos eventos em avenidas que levam para fora da cidade e estradas. Nestes casos, elas costumam ser usadas para os chamados ‘rolezinhos’, onde os criminosos exibem o veículo nas comunidades”, explica Vitor Correa.

 

 
Divulgação

 

Tecnologia para barrar o roubo e furto de motos

 

O Tracker Moto utiliza tecnologia de radiofrequência que é imune a inibidores de sinais (jammers) e funciona mesmo em ambientes fechados, como túneis, garagens e galpões. Além disso, ele possui bateria própria e, por isso, não interfere no circuito elétrico das motocicletas.

 

Atualmente o Tracker Moto equipa todas as motocicletas zero quilômetro da BMW Motorrad no Brasil. O Grupo Tracker está no Brasil há mais de 20 anos e contabiliza mais de 57 mil recuperações, evitando um prejuízo superior a R$ 4 bilhões. Está presente em 13 países dos continentes americano e europeu. 

 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br