Roubo e furto de motocicletas cresceu ou diminuiu em 2021?
A cada 16 minutos, uma moto é roubada ou furtada. Confira o ranking das cidades!
Por Trinity Ronzella
Por Trinity Ronzella
Texto: Luiz Mingione
O Estado de São Paulo registrou 33.394 ocorrências envolvendo motocicletas no ano de 2021. O que significa um roubo ou furto a cada 16 minutos.
Os dados foram analisados a partir dos números da Secretaria de Segurança Pública do estado de São Paulo. Os furtos cresceram 26,91% na comparação com o ano anterior, já os roubos apresentaram queda de 6,35%
Com a necessidade de reposição de peças e o envelhecimento da frota de motocicletas, somado aos altos preços de componentes originais, infelizmente muitos acabam recorrendo ao “ilegal mercado paralelo”, estimulando assim a prática e contribuindo para o aumento do número de roubo e furto de motos.
Entre 2019 e 2021 houve uma mudança significativa de alguns dos principais locais de furtos. O número de ocorrências em Garagem/Abrigo de Residência, em 2019, correspondia a 162 furtos. Em 2021, saltou para 815, um crescimento de 403,09%. Os Estacionamentos Públicos também apresentaram um aumento significativo de 81,87%. (Fonte: Departamento de Pesquisas em Economia do Crime da FECAP)
Em 2021, os roubos aconteceram de forma bem dividida entre os dias da semana, com leve destaque para as ocorrências nas sextas-feiras 15,50%. Os furtos, aconteceram com maior concentração no meio da semana, com destaque para as terças feiras (17,19%), quartas-feiras 17,59% e quintas feiras 17,93%.
Das 20.532 motos furtadas em 2021, os modelos mais visados, 72,86% (14.960) foram da marca Honda, o que representa um aumento de 32,30% comparado com 2020. Em seguida vem os modelos da Yamaha, com 13,61% dos furtos.
No caso dos roubos, o comportamento é semelhante, com maior parte de modelos da Honda. Das 12.862 motos roubadas, em 2021, 56,95% foram da montadora, enquanto 17,93% foram motos da Yamaha.
As motos de média e alta cilindrada, também aparecem nas estatísticas de roubo e furto, modelos a partir de 500 cc, apresentaram crescimento de aproximadamente 30% nas ocorrências, entre os anos de 2020 e 2021, no estado de São Paulo.
Estes modelos de maior valor e maior porte, geralmente voltados para o lazer e passeio, também se tornaram alvo de quadrilhas especializadas em roubos de motos e de bandidos que cometem os delitos para circular e “ostentar” os veículos dentro de comunidades.
Os modelos mais visados pelos bandidos em 2021 foram Honda CB 500 (201 roubos e 36 furtos); Triumph Tiger (todas as cilindradas) 163 roubos e 12 furtos, Honda CB 600 Hornet, 107 roubos e 33 furtos, BMW G650GS, 56 roubos e 66 furtos, e Yamaha XJ6, 50 roubos e 10 furtos.
Entre as cidades mais perigosas, a capital paulista lidera o ranking de furtos e registrou um aumento de 33,69% em 2021, em comparação com o ano anterior. Santos se manteve na segunda colocação e também apresentou alta de 40,48% nessa modalidade de crime. Campinas subiu da quarta para a terceira colocação.
No caso de roubo, São Paulo, Campinas e Guarulhos foram as três cidades que apresentaram o maior número de ocorrências nos anos de 2020 e 2021. Enquanto o município de São Paulo registrou queda de 8,53%; Campinas e Guarulhos apresentaram altas de 18,94% e 4,21%, respectivamente.
Os bairros da cidade de São Paulo com mais furtos de motocicletas em 2021 foram Tatuapé 311, Santana 299, Vila Mariana 265, Bela Vista 253, Itaim Bibi 252, e Lapa 229.
A maior incidência de roubo aconteceu em bairros mais afastados, localizados em regiões periféricas da capital, Capão Redondo 174, Guaianases 145, São Mateus 143, Jardim Ângela 136, Campo Limpo 127 e Jardim São Luiz 106.
Rua Voluntários da Pátria 66
Rua Maestro Cardim 33
Rua Treze de Maio 28
Rua Pedro de Toledo 28
Avenida Sapopemba 27
Avenida Cruzeiro do Sul 27
Avenida Jacu Pêssego 69
Avenida Raimundo Pereira de Magalhães 58
Avenida Aricanduva 55
Avenida Ragueb Chohfi 41
Estrada de Itapecerica 36
Avenida Sapopemba 33
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