Acontece
Acontece
A equipe Ride Off California fez história ao se tornar a primeira equipe oficial de motos Big Trail a competir no Enduro da Independência, uma das provas de regularidade mais tradicionais e exigentes do motociclismo nacional. A estreia aconteceu na edição de 2025, realizada entre os dias 4 e 7 de setembro, com um trajeto que cruzou diversos municípios de Minas Gerais e apresentou desafios variados ao longo de quatro dias de competição intensa.
Composta pelos pilotos Ney Couto, Danilo Schnetzler, Anderson Oliveira e o convidado especial Gustavo Narciso — que também atuou como embaixador oficial do evento —, a equipe utilizou exclusivamente a Ducati DesertX, modelo que se destacou pelo desempenho robusto e estabilidade mesmo nos terrenos mais exigentes.
Sob a liderança do chefe de equipe Leandro Camargo, e com suporte técnico de Rodrigo Lima, Eduardo Couto, Edna Oliveira e Juliana Camargo, a Ride Off California obteve resultados expressivos logo em sua primeira participação:
Ney Couto — campeão de rally e atual vice-líder da categoria Big Trail Pro do campeonato BITES — conquistou o 2º lugar na categoria Big Trail Pro.
Gustavo Narciso ficou com a 4ª colocação, mesmo em sua estreia em provas de regularidade, destacando o equilíbrio da moto equipada com suspensão Showa Rally Pro e pneus Mitas com mousse
Danilo Schnetzler, que finalizou o Rally dos Sertões deste ano na categoria Selfie Big Trail, ficou com a 5ª colocação.
Anderson Oliveira, em sua primeira prova de regularidade, surpreendeu ao conquistar o vice-campeonato na categoria Big Trail.
Para Leandro Camargo, o feito vai além dos resultados:
“Trazer pilotos para o desafio do Enduro da Independência é mais do que organizar uma equipe, é proporcionar uma experiência inesquecível. Nossa missão é oferecer toda a estrutura de apoio necessária para que cada competidor tenha apenas uma preocupação — acelerar forte e sentir a emoção da prova.”
Além do desempenho dos pilotos, a Ducati DesertX foi um dos destaques da prova. Segundo Guimarães, o modelo se mostrou uma verdadeira máquina de competição:
“A DesertX transita com maestria entre mundos distintos. Seja na rotina urbana, em expedições de aventura ou em situações extremas como um rally ou o próprio Enduro da Independência, ela mostra por que é uma moto extraordinária, pronta para qualquer desafio, sem perder o estilo e a alma Ducati.”
Ney Couto, que terminou como vice-campeão da categoria Big Trail Pro, também celebrou a experiência:
“Foi uma experiência incrível participar pela primeira vez do Enduro da Independência e um prazer enorme representar a Ride Off com a Ducati DesertX. Depois de uma forte queda na 1ª etapa, consegui fazer uma corrida de recuperação, vencendo 5 das 8 especiais e carregando o jaleco de líder por dois dias. No último dia, por apenas um segundo adiantado, acabei perdendo três pontos que me custaram o título. Ainda assim, finalizo com muita alegria, cercado de amigos, risadas, adrenalina e belas paisagens.”
Gustavo Narciso, que foi convidado pela organização como embaixador do evento, celebrou a oportunidade:
“Foi uma honra participar do Enduro da Independência como embaixador e também como piloto da Ride Off California. A moto teve um comportamento exemplar, a equipe foi impecável e o resultado, para uma primeira participação, foi muito acima das expectativas.”
Danilo Schnetzler, que finalizou em 5º lugar, destacou a tradição e a estrutura do evento:
“O Enduro da Independência surpreendeu pela organização e segurança. A estrutura foi muito bem montada, e a presença da equipe médica acompanhando os pilotos durante o percurso fez toda a diferença. Para as Big Trails, os dois primeiros dias foram sem dúvidas os mais empolgantes, com trechos realmente desafiadores, enquanto o terceiro e quarto ficaram um pouco mais leves nesse aspecto. Ainda assim, é uma prova que honra toda a fama e tradição que o seu nome carrega.”
Anderson Oliveira, que conquistou o vice-campeonato em sua categoria, também destacou o apoio da equipe:
“Minha primeira vez em uma prova de regularidade e já tive a chance de estrear no Enduro da Independência. O apoio da Ride Off foi completo, e a DesertX surpreendeu pela potência e ciclística espetacular. Finalizar em segundo lugar foi a cereja do bolo.”
Com uma estreia histórica, resultados expressivos e o reforço de uma máquina consagrada, a Ride Off California não apenas entra para os livros do Enduro da Independência, como também abre caminho para uma nova fase do motociclismo de aventura no Brasil.