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Retrospectiva moto 2015

21 de December de 2015

O ano de 2015 está ficando para trás e daqui a pouco só poderá ser visto pelo retrovisor. Mas o tempo que passou vai deixar boas recordações e, infelizmente, algumas lembranças tristes para os aficionados por motocicletas e por competições em duas rodas.
 
Foram diversos lançamentos das mais variadas marcas, algumas, finalmente, desembarcando no Brasil, e uma série de novos modelos chegando ao mercado. Deu para ver um pouco de tudo, desde motos compactas de 50cc até grandes motocicletas de luxo com motores protuberantes, passando por veículos de duas rodas equipados com modernos propulsores elétricos.
 
Não é à toa que o mercado nacional está situado hoje entre os principais mercados de motos do planeta. O Brasil confirma o seu papel de potência no mercado de duas rodas com uma frota circulante estimada em 20 milhões, uma produção nacional de cerca de 1,3 milhão por ano, sendo considerado o quinto maior produtor de veículos de duas rodas, tanto de motos populares quanto de modelos Premium.
 
O grande beneficiado por isso tudo é o motociclista brasileiro que descobriu que consegue usufruir melhor do seu direito de ir e vir andando de moto. Acompanhe a retrospectiva do MOTO.com.br com os fatos e acontecimentos mais importantes de 2015 no Brasil e no mundo.
 
COMPETIÇÕES
 
- CAMPEÕES 2015 (BRASIL)
 
Superbike Series:  Diego Faustino (SuperBike Pro), Juracy Rodrigues ‘Black’ (SBK Light), Matheus de Oliveira Dias (Super Sport 600), Diego Viveiros (Copa Kawasaki Ninja 600), Niko Ramos (Copa Kawasaki Ninja 300), Lucas Dezeró (Copa Honda CBR 500R), Gabriel Favero (Honda Junior Cup)
 
Moto 1000 GP:  Matthieu Lussiana, FRA, (GP 1000), Rafael Nunes (GP Light), Eric Granado (GP 600) e Brian David (GPR 250)
 
Campeonato Brasileiro de Motocross:  Carlos Campano, ESP, (MX1), Hector Assunção, BRA, (MX2), Duda Parise, BRA, (MX3), Leonardo Almeida, BRA, (Júnior)
 
Copa EFX de Enduro:  Adrien Megte, FRA, (Elite), Janaína Souza (Feminino)
 
Arena Cross: Paulo Alberto (MX Pró), Hector Assunção (MX2), Renato Muguinho Paz (Júnior), Carlos Eduardo Pereira (65cc), Rafael Becker (50cc)
 
Rally dos Sertões:  Jean Azevedo, BRA, Honda Mobil
 
Copa Brasil de Motocross:  Carlos Campano, ESP, (MX1), Hector Assunção, BRA, (MX2)
 
 
- CAMPEÕES 2015 (INTERNACIONAIS)
 
MotoGP: Jorge Lorenzo, ESP, Movistar Yamaha MotoGP (MotoGP), Johann Zarco, FRA, Ajo Motorsport (Moto2), Danny Kent, GBR, Leopard Racing
 
Mundial Superbike:  Jonathan Rea, GBR, Kawasaki Racing Team
 
Mundial de Motocross: Romain Febvre, FRA, equipe Yamaha (MXGP), Tim Gajser, SLO, equipe Honda (MX2)
 
Motocross das Nações:  França (Romain Febvre, Gautier Paulin, Marvin Musquin)
 
AMA Supercross:  Ryan Dungey, EUA, equipe KTM
 
X-Fighters FMX:  Clinton Moore, AUS, Yamaha YZ 250
 
Rally Dakar:  Marc Coma, ESP, KTM Factory Team
 
 
- SALÃO DUAS RODAS
 
Em um ano de 2015 que ficou marcado pela crise econômica no Brasil e por dificuldades para o mercado nacional de motos, a 13ª edição do Salão Duas Rodas foi realizada entre os dias 7 e 12 de outubro, no Pavilhão do Anhembi, na cidade de São Paulo, com grande expectativa para uma reviravolta do setor e um público total de 268.794 mil visitantes. Os profissionais do segmento motociclístico desfrutaram de um dia exclusivo para negócios. Além disso, o evento contou com 58 apresentações e shows, mais de 400 marcas e 500 modelos de motocicletas expostas, sendo 40 lançamentos.
 
A Honda marcou presença mais uma vez com o maior estande do Salão Duas Rodas, cujo nome do espaço é Joy of Ride (algo como prazer de pilotar), com a apresentação do novo modelo CB Twister 250, com o intuito de os tempos áureos e bem-sucedidos da linha 250 no Brasil. A marca japonesa também surpreendeu com o lançamento do maxi scooter SH 300i para 2016, além da renovação estética do scooter da linha PCX 150. Outra revolução da Honda na feira foi o anúncio da produção nacional da CRF 1000 L em meados do próximo ano, como uma das grandes ações comemorativas para seu aniversário de 45 anos de Brasil.
 
No estande da Harley-Davidson foi possível conhecer a primeira motocicleta elétrica da história da marca americana. Ela ainda é um protótipo, mas os visitantes puderam não só conhecer, mas também fazer um test ride “virtual” no modelo, por meio de um simulador. A Indian Motorcycle escolheu o Salão para mostrar os cinco modelos que serão vendidos no país: Scout, Chief Classic, ChiefVintage, Chieftain e Roadmaster.

Para quem curte grandes máquinas, a Kawasaki lançou a Ninja H2R, exclusiva para as pistas. A moto de 316 cavalos de potência só será vendida por encomenda. Já a Triumph apresentou no evento duas novas versões da Tiger 800, sendo a top de linha a XCa, que possui faróis de neblina de LED, bancos e manopla aquecidos, suporte lateral para malas e suporte para GPS. Na Honda foi possível conhecer a scooter que será vendida no Brasil a partir de 2016. O destaque foi a mecânica moderna, boa dose de tecnologia e estilo que mescla o moderno e o clássico e ainda marca a Honda no segmento de scooters de média cilindrada no país.

A Yamaha revelou a inédita Factor 150, com motor flex e de uso urbano e utilitário. Também foi apresentada a nova geração da R1, com motor de 4 cilindros e 998 cc e capaz de render 200 cavalos de potência máxima. Outra novidade foi a MT-09 Tracer, baseada na naked MT-09, mas recebeu modificações para se tornar mais confortável e apta a viagens.

Já a BMW promoveu a estreia mundial de um modelo de baixa cilindrada no Salão Duas Rodas: o G 310 Stunt. Em São Paulo, ele aparece ainda como protótipo, mas a marca diz que a versão final será apresentada até o final do ano e que o modelo será produzido também em Manaus, provavelmente a partir do ano que vem.
 
A Dafra revelou duas novidades: a Horizon 150, que estará em breve nas lojas, e substitui a Kansas, que teve produção encerrada; e uma scooter, segmento que a marca irá apostar mais forte nos próximos anos.
 
A lendária marca italiana MV Agusta chegou ao Salão Duas Rodas em nova fase, desde que estabeleceu uma parceria com o grupo alemão AMG Mercedes e assumiu o controle operacional e comercial de suas motos no mercado brasileiro. Os modelos aventureiros Stradale 800 e Turismo Veloce 800 foram boas novidades da fabricante de Varese no país.
 
A Ducati mostrou a Scrambler em várias versões: Urban Enduro, Icon, FullThrottle e Classic. Em todas as versões, o modelo conta com motor bicilíndrico de 803 cm³ e 75 cavalos, acoplado ao câmbio de seis marchas. O visual da Scrambler tem como referência o modelo dos anos 1960 e 1970. A KTM , uma das grandes fabricantes de motos europeia, apresentou a 390 Duke e a 200 Duke, que despontam como grande novidades no mercado brasileiro.
 
A Suzuki J. Toledo teve como atração no seu estande a nova superesportiva GSX-R1000 com freios ABS. Com forte apelo esportivo e visual invocado, a superbike vem equipada com poderoso motor quatro cilindros de 999 cm³ com potência de 185 cavalos e torque de 11,9 kgfm. A nova aventureira DL V-Strom 650 ABS foi outro modelo em destaque, juntamente com a linha de motocicletas lendárias da marca, como Boulevard, Bandit, B-King e Hayabusa.
 
A chinesa Traxx apresentou, entre outros modelos, a cinquentinha Sky 125 Plus, equipada com motor 8,8 cv a 7500 rpm e torque de 0,96 kgfm. O câmbio rotativo e semiautomático não utiliza embreagem. O painel apresenta mostrador de marcha, hodômetro, marcador de combustível e indicadores de luz alta e neutro. Seu tanque comporta cinco litros. O modelo ainda é conceito e, em breve, entrará em linha de produção.
 
MERCADO NACIONAL
Segundo a Abraciclo (associação dos fabricantes), em 2015, no período de janeiro a novembro, os números de produção totalizam 1.212.075 unidades, o que corresponde a uma queda de 15% em relação ao mesmo período de 2014, com 1.432.842 unidades. Os números do acumulado do ano para as vendas no atacado (da montadora para as concessionárias) fecharam 14,9% abaixo dos registrados em 2014. O volume de motos negociadas nesse período foi de 1.120.680 em 2015 contra 1.316.289 em 2014. A expectativa do mercado para o fechamento de 2015 é de mais um ano de retração nos patamares de produção e vendas alcançados em 2014. 
 
RECALLS
 
A Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, informa que entre janeiro e novembro de 2015 foram feitas 106 campanhas de recalls de veículos, atingindo um total de 2.783.979 (englobando motos, carros, caminhões etc.). No mesmo período do anterior foram registradas 83 campanhas, atingindo 963.802 veículos, um aumento de 188% no número de veículos afetados.
 
A Moto Honda da Amazônia convocou os proprietários de modelos VFR 1200F e VFR 1200X Crosstourer para serviço de inspeção e, se necessário, substituição gratuita do eixo cardã. O recall se justifica porque, em algumas unidades, pode ocorrer a quebra do item, ocasionando a perda da potência da roda traseira e, em casos extremos, o travamento do movimento. Nesse caso, a dirigibilidade será afetada e os usuários serão expostos a uma situação de risco de queda, podendo causar danos materiais e lesões graves ou até mesmo fatais aos ocupantes e/ou terceiros. A marca japonesa ressalta que está é uma chamada preventiva, e que um novo componente está em desenvolvimento no exterior e, em meados de março de 2016, será realizada uma nova convocação para instalação do novo conjunto eixo cardã, dotado de melhorias definitivas, eliminando completamente a possibilidade de ocorrência do sintoma mencionado.
 
A Suzuki Motos fez convocação para as motocicletas GSR 150i modelos 2012 a 2016 e GSR 150i cargo modelo 2013 para a realização da substituição do eixo secundário de transmissão. De acordo com o comunicado, o recall é necessário por suspeita de fadiga de material em algumas unidades, podendo romper-se, em situações extremas, causando a perda de tração e eventual risco de acidente de trânsito, ocasionando danos materiais e físicos ao motociclista e a terceiros.
 
A Yamaha Motor da Amazônia convocou os proprietários das motocicletas MT-09, modelo 2015 e 2016, para verificação da coroa da roda traseira e, caso necessário, a substituição da transmissão secundária da motocicleta. O serviço é necessário em razão de uma inconformidade no tratamento térmico da referida peça, podendo ocorrer a sua ruptura com a motocicleta em movimento, cujo fragmento desprendido poderá atingir o condutor, passageiro ou terceiros, com risco de acidente e lesões.
 
A Triumph Motorcycles Brazil convocou os proprietários de 1.436 unidades das motocicletas Tiger Explorer e Tiger Explorer XC, de 2012 a 2014, para um recall com objetivo de realizar a substituição do parafuso e da porca de fixação do cavalete lateral nessas motocicletas.
 
A BMW Motorrad fez um recall para os modelos S 1000 RR, K 1300 S e K 1300 R, fabricadas entre 18 de dezembro de 2009 e 2 de junho de 2014, para uma inspeção do pneu dianteiro da motocicleta, que pode apresentar falhas na banda de rodagem e/ou cintas, resultando em possível esvaziamento imediato, com risco de acidentes e danos físicos e materiais ao condutor, passageiro e terceiros. Foram afetadas 3.243 unidades dos três modelos.
 
A Yamaha Motor da Amazônia fez convocação para a motocicleta XTZ 150 Crosser, versões E e ED, ano/modelo 2014/2015, para a substituição do conjunto da roda traseira da motocicleta, que pode apresentar falha na fabricação do cubo que compõe o conjunto da roda traseira, pois a profundidade dos furos de alojamento dos raios ficou maior que o especificado em projeto, aumentando a tensão. Esse problema pode causar a ruptura dos mesmos, sendo que a quebra de seis ou mais raios pode acarretar instabilidade, com consequente perda da dirigibilidade da motocicleta e risco de acidente e lesões aos usuários.
 
A Bombardier Recreational Products Motores da Amazônia Ltda. – BRP Brasil – convocou os proprietários dos triciclos Can-Am Spyder Roadster RT, anos/modelos 2012/2013 e 2013/2013, fabricados entre 23/1/12 e 20/6/13, com números sequenciais de série de DV000001 a DV006534, para a troca de peças em função da constatação de que o veículo, se conduzido em ambientes de alta temperatura (superior a 30ºC) e em velocidade reduzida (abaixo de 20 km/h), poderá ter superaquecimento. Com o aumento da temperatura, partes do veículo podem aquecer a ponto de causar queimaduras na pele do condutor, ou até mesmo se incendiar podendo, neste caso, causar lesões graves ou fatais ao condutor e/ou terceiros.
 
A Yamaha Motor da Amazônia anunciou recall para as motocicletas XJ6, MT-09 e XT 1200Z, ano/modelo 2015 e 2016, com objetivo de substituir o kit do eixo de mudança de marchas. Isso porque foi constatada uma inconformidade em um componente da alavanca de mudança de marchas, que pode provocar a quebra da alavanca, impossibilitando a mudança de marchas durante a utilização da motocicleta, prejudicando a sua dirigibilidade, com risco de acidente e lesões aos usuários.
 
A BMW Motorrad convocou os proprietários das motocicletas modelos K 1200 GT, K 1200 R, K 1200 S, K 1300 GT, K 1300 R, K 1300 S, R 1200 GS, R 1200 GS Adventure e R 1200 RT, fabricadas entre novembro de 2003 e abril de 2011, para verificação e possível substituição da flange de fixação da roda traseira, em razão da possibilidade dos parafusos de fixação da roda traseira, durante os trabalhos de manutenção nos discos de freio ou de troca do pneu/roda, terem sido apertados com torque acima do recomendado, resultando em possíveis rachaduras ou fissuras no flange da roda e consequente possível desprendimento da roda traseira da motocicleta, com risco de acidentes e danos físicos e materiais ao condutor, passageiro e terceiros. O número de unidades envolvidas neste recall é de 4.558 motocicletas no Brasil.
 
A KTM anunciou uma convocação para o modelo 990 Supermoto T, anos 2009, 2010 e 2011, para realização de inspeção no pneu dianteiro, por conta da possibilidade de falhas na banda de rodagem e/ou cintas do pneu, que pode esvaziar imediatamente, com risco de acidentes e danos físicos e materiais ao condutor, passageiro e terceiros.
 
A Yamaha fez convocação para as motocicletas XT 660R e das versões standard e com freios ABS da XT 660Z Ténéré ano/modelo 2015 para vistoria do parafuso de união do tubo de deliberação e, em caso de obstrução, substituição do referido parafuso e realização dos reparos no câmbio da motocicleta, gratuitamente. Em razão de uma inconformidade detectada no parafuso de união do tubo de deliberação, a passagem de óleo é interrompida, impossibilitando a lubrificação do câmbio da motocicleta, podendo ocorrer o travamento da roda traseira, com risco de acidente e lesões aos usuários.  Participam deste recall, um total de 400 unidades.
 
A Harley-Davidson do Brasil anunciou um recall para as motocicletas Touring, modelos Street Glide, Street Glide Special e Ultra Limited, e CVO, modelo CVO Street Glide, fabricadas em 2013, 2014 e 2015, anos/modelos 2014 e 2015, para a desmontagem do cilindro mestre da embreagem hidráulica, lavagem com solução apropriada e posterior remontagem.  A medida é necessária por causa de uma possível formação de bolhas de ar dentro do cilindro mestre da embreagem hidráulica, em decorrência de uma reação química indesejada, que pode impedir o desengate do sistema de embreagem depois de longos períodos de inatividade. Desta forma, ainda que o motociclista acione a embreagem ao ligar a motocicleta, o sistema continuará engatado, o que pode levar à perda de controle da motocicleta durante o acionamento do motor, comprometendo a segurança do motociclista e terceiros. A iniciativa atinge 741 unidades em todo o país.
 
A Honda convocou as motocicletas XRE 300 e CRF 230F ano e modelo 2015 para substituição gratuita da balança traseira, pois, em alguns casos, pode ocorrer a trinca da balança traseira e, com a fadiga, o componente pode se romper, afetando a dirigibilidade do veículo e expondo o motociclista a risco de queda ou colisão. A campanha de recall afeta 11.819 unidades.
 
A Yamaha Motor do Brasil fez novo recall para a motocicleta XT 660R, ano 2015, para vistoria do parafuso de união do tubo de deliberação e, em caso de obstrução, substituição do parafuso e reparo do câmbio da motocicleta, gratuitamente. Também foi detectado que a passagem de óleo é interrompida, impossibilitando a lubrificação do câmbio da motocicleta, podendo ocorrer o travamento da roda traseira, com risco de acidente e lesões aos usuários.
 
A Ducati do Brasil anunciou o recall das motocicletas Multistrada 1200 modelos de 2010 à 2014; 1199 Panigale S, S Senna, R e 1199 Superleggera dos modelos 2014 e 2015, para verificação, substituição e, caso necessário, o reparo. Em relação à Multistrada 1200, o serviço inclui a substituição da semi-cobertura superior do acelerador por uma peça reprojetada que inibe a possibilidade de desengate da capa interna do acelerador. Quanto aos modelos 1199 Panigale S, S Senna e R e 1199 Superleggera, caso constatado lote específico, o serviço prevê a remoção do conjunto do amortecedor traseiro Öhlins TTX, enviando-o a Öhlins Brasil para reparo e retornando o amortecedor para os concessionários.
 
A Harley-Davidson do Brasil convoca as motocicletas Dyna, modelo Street Bob, fabricadas em 2014 e 2015, modelo 2015, para substituição do refletor traseiro e do silencioso do escapamento. A medida é necessária por causa de 1- Possível instalação do refletor traseiro com dimensão incorreta, que pode ser encoberto pela placa de licenciamento, dificultando que a motocicleta seja vista por outros veículos em determinadas condições, com risco de colisão e grave acidente, ocasionando danos materiais e físicos ao motociclista e a terceiros. 2- Possível instalação de silencioso do escapamento inadequado, que poderá fazer com que a emissão de ruído da motocicleta exceda o limite estabelecido pela legislação brasileira. O recall atinge 149 unidades em todo o país.
 
A Harley-Davidson do Brasil fez novo recall para as motocicletas da linha Touring, modelos Street Glide, Road King Classic, Ultra Limited, Street Glide Special e Road King Police, e das motocicletas CVO, modelos CVO Limited e CVO Street Glide, anos de fabricação 2013, 2014 e 2015, modelos 2014 e 2015, para substituição dos grampos de retenção dos pinos de fixação das bolsas laterais, por causa de possível instalação de grampos de retenção dos pinos de fixação das bolsas laterais inadequados.
 
A Moto Honda da Amazônia fez convocação das motocicletas CB 500F e CBR 500R para substituição do sensor de nível de combustível, pois, constatou-se que, em algumas unidades pode ocorrer o desencaixe da haste do sensor de nível de combustível, causando a indicação incorreta do volume de gasolina disponível, ruído no interior do tanque e possível curto-circuito com o desligamento da bomba de combustível. Como consequência, poderá haver o desligamento súbito e irreversível do motor, afetando a dirigibilidade da motocicleta e expondo o(s) usuário(s) ao risco de colisão e/ou queda, danos materiais, lesões graves ou até mesmo fatais aos ocupantes e/ou terceiros. A campanha afeta 9.801 unidades dos modelos no país.
 
A Moto Honda da Amazônia também fez campanha de recall para as motocicletas CTX 700N, XL 700V Transalp, NC 750X, CB 650F, CB 600F Hornet, CBR 600RR, Shadow 750, NC 700X, CBR 650F e CBR 600F (ano/modelo de 2014 e de 2015) para inspeção e, caso necessário, a substituição do interruptor do relé de partida. Em algumas unidades pode ocorrer curto circuito e superaquecimento do interruptor de partida. Como consequência, há possibilidade de desligamento súbito e irreversível do motor e, em casos extremos, incêndio, podendo causar danos materiais e lesões graves ou até mesmo fatais aos ocupantes e/ou terceiros. Fazem parte desta campanha 11.922 unidades no país.
 
A Moto Honda da Amazônia complementa sua lista de recalls com a convocação do modelo GL 1800 Gold Wing para a substituição gratuita do cilindro mestre traseiro e do cilindro mestre secundário, ambos pertencentes ao sistema de freio. Segundo o comunicado, em algumas unidades poderá ocorrer a obstrução da passagem do fluído de freio. Como consequência, o freio traseiro ficará parcialmente acionado, causando resistência ao movimento da roda e superaquecimento no local com risco de incêndio, possíveis danos materiais e lesões graves aos ocupantes e/ou terceiros. Fazem parte desta convocação 667 unidades de ano/modelo 2006 a 2015.
 
Como orientação, a Fundação Procon de São Paulo ressalta que não há prazo limite para atendimento à campanha de recall e, caso o consumidor tenha qualquer dificuldade para efetuar o reparo, ele deve procurar um órgão de defesa do consumidor para fazer valer os seus direitos. 
 
HOMENAGEM  
O ano de 2015 se vai e ficam as lembranças de grandes nomes do motociclismo que se foram.
 
João Carlos Sobreira , 32 anos, Joãozinho Treze (#113), piloto paulista, vítima de acidente na corrida da etapa de Goiânia (GO), do Superbike Brasil.
 
Alexandro Leonel , 41 anos, Ale Leonel, piloto paranaense, vítima de mal súbito durante a realização da quinta etapa do Campeonato Paranaense de Velocross, na cidade de Piên.
 
Carlo Alberto de Gavardo Prohens , 45 anos, piloto chileno, campeão mundial de enduro e com várias participações no Rally Dakar, vítima de um ataque cardíaco, enquanto andava de bicicleta na região metropolitana de Santiago (Chile).
 
Michal Hernik , de 39 anos, piloto polonês, vítima de um acidente no terceiro dia de prova do Rally Dakar, na região de La Rioja, na Argentina.

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