Requintes de Milão

Tradicional feira italiana de motociclismo apresenta uma enxurrada de novidades em diversos estilos.

Por Leandro Alvares

Leandro Alvares

A 66ª edição do conceituado Salão de Milão, que se encerra domingo na Itália após seis dias de atividades, apresenta aos fanáticos pelo segmento de duas rodas uma verdadeira enxurrada de novidades, de diversos estilos e cilindradas.

Milhares de pessoas já visitaram a feira para ver de perto cerca de duas mil marcas de 45 países. Dentre as montadoras mais conhecidas no Brasil, a Yamaha foi a que levou um dos lançamentos mais interessantes, a versão semi-carenada da recém-lançada XJ6 Diversion, com motor derivado da série FZ6.

Na vertente das máquinas conceituais, a BMW atraiu a atenção do público com a Lo Rider, uma autêntica naked dedicada a quem busca liberdade e independência. Tanto é que possui espaço apenas para o condutor.

As donas da “casa”, como era de se imaginar, não decepcionaram. No estande da Ducati, a série Streetfighter e a superesportiva 1198 são as principais atrações. Aprilia, Benelli, Bimota e Moto Guzzi são outras italianas fortemente representadas no Salão, uma vitrine das novidades que devem ganhar as ruas européias e norte-americanas no próximo ano. No Brasil, talvez tenhamos algo em 2010.

Confira alguns lançamentos:

BMW Lo Rider
A montadora alemã resolveu construir uma moto de identidade única, que esbanjasse independência e personalidade. A ela deu o nome de Lo Rider, uma naked equipada com motor boxer que produz 100 cv de potência.

O modelo é destinado apenas ao condutor, não há espaço para o garupa. Os freios trazem discos ondulados com pinças de seis pistões. Transmissão por eixo cardã, faróis sobrepostos e escapamento de ponteiras longas são outras características marcantes desta máquina de visual arrojado.

Yamaha XJ6
Uma das surpresas apresentadas pela Yamaha em Milão foi a versão semi-carenada da XJ6 Diversion, lançada em outubro no Salão de Colônia, na Alemanha. Como a irmã, a XJ6 dispõe de um motor derivado da série FZ6, de 599cc com refrigeração líquida e quatro cilindros em linha, capaz de atingir 78 cv a 11.500 rpm e 60Nm a 8.500 rpm.

O modelo leva um chassi tubular de aço, garfo convencional de 41mm, suspensão monochoque ajustável, escapamento baixo e curto, freio a disco de 298mm na dianteira com cáliper de dois pistões e sistema de freios ABS como opcional.

Com peso seco de 210 quilos e painel de instrumentos com velocímetro digital, a nipônica estará disponível nas cores branco, amarelo e preto.

Honda CB 600F Hornet
À primeira vista, não se nota modificações na motocicleta de média cilindrada da Honda. No entanto, uma análise mais minuciosa revela as novas suspensões — invertida ajustável na dianteira e monoamortecida na traseira — e também o sistema de ABS idêntico ao utilizado nas esportivas CBR 1000 RR e CBR 600. O motor de 600cc também recebeu ajustes para melhorar o desempenho em médio e máximo regime.
 
Suzuki GSF 650 Bandit
Campeã de vendas em seu segmento na Europa, a "bandida" da Suzuki ganhou somente alguns retoques para celebrar os 100 anos de atividade da marca japonesa. O motor de 650cc na cor preto fosco, o novo conjunto óptico e o painel com computador de bordo foram as principais alterações.

Na versão "S", semi-carenada, o diferencial passa a ser o opcional do sistema de freios ABS. As vendas na Europa devem começar em abril do ano que vem. No Brasil, o modelo deve chegar apenas em 2010.

Ducati Streetfighter
Esta naked de 1099cc é a protagonista do estande da marca italiana em Milão. Disponível em duas versões — padrão e esportiva "S" —, traz o mesmo motor, quadro, suspensão e garfos da Ducati 1098. O diferencial está na carenagem, escapamento dois em um e também na ciclística mais suave.

A versão "S" vem equipada com garfo dianteiro invertido, suspensão dianteira da Öhlins, controle de tração e sistema de gerenciamento do motor.

KTM 1190 RC8 R
A versão R da superesportiva austríaca recebeu uma atualização do motor bicilíndrico, que passou de 1148 cm³ para 1198 cm³, sendo capaz de alcançar 165 cv a 10.250 rpm e 123 Nm de torque a 8.000 rpm.

Para os ávidos por velocidade, a fabricante disponibiliza ainda um kit de corrida que garante um ganho de potência, levando o modelo a 180 cv. Para segurar este canhão, foram utilizados freios Brembo com dois discos de 320 mm e pinças de dois pistões na dianteira, além de rodas em alumínio. O peso seco é de 183 kg e a suspensão invertida do tipo WP ajustável.

Bimota DB7 Oronero
A mais nova versão da esportiva DB7 é seis quilos mais leve que o modelo convencional, o que garante mais agilidade ao motor Ducati de 1098cc, responsável por entregar 164 cv de potência.

Componentes em titânio e fibra de carbono, painel de instrumentos digital e um prático sistema de GPS integrado completam a lista de atrativos da máquina superesportiva.


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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