Leandro Alvares
Um rastreador móvel criado exclusivamente para o segmento nacional de duas rodas. Este é o mais novo lançamento da Graber Rastreamento, empresa conhecida pelos seus serviços de gerenciamento de frotas e recuperação de veículos.
De acordo com Marcelo Necho, CEO da companhia, o aparelho cujo tamanho se equivale ao de um celular chega ao mercado para garantir uma maior segurança e tranqüilidade dos motociclistas, vítimas constantes de roubos neste país.
“Muitos profissionais não conseguem fazer o seguro, seja pelo alto preço, seja pelo fato de que algumas seguradoras ainda rejeitam trabalhar com determinados modelos”, destaca o executivo.
Para testar e garantir a eficiência do produto, a Graber o instalou em mais de 700 motos desde abril. Só neste mês, espera comercializar 500 unidades e encerrar o ano com um índice superior a três mil equipamentos instalados.
“Trata-se de um sistema que pode ser utilizado em qualquer tipo de motocicleta, independente da cilindrada ou tamanho”, ressalta Necho. O kit de instalação custa 700 reais e os planos de cobertura mensal variam entre R$ 70 a R$ 150.
“Big Brother” motociclístico
Desenvolvido pela Central Tecnológica da empresa, o Graber Motos é dotado de sensores de equilíbrio que indicam, por meio de alarme enviado à Central de Monitoramento, se a moto está sendo utilizada por outra pessoa que não seja o seu condutor habitual.
“Criamos um bloqueio especial para o aparelho, evitando o travamento espontâneo e automático, bastante comum nos rastreadores normais (de carros) que são utilizados em motos”, explica Paulo Félix, gerente de tecnologia da Graber.
Em caso de pane, um alarme é disparado na central por meio do acionamento do botão de pânico. O Graber Motos dispõe de uma bateria backup que garante o rastreamento da moto até mesmo em situações que a bateria original sofre uma pane elétrica.
O equipamento conta com serviço de monitoramento 24 horas, tratamento de alarmes, acionamento de bloqueio e de órgãos competentes em qualquer lugar do país, além de visualização do veículo pela Internet e apoio tático, aéreo e terrestre, na Grande São Paulo.
“Ele é útil não apenas para motociclistas, como também para empresas de motofrete, que podem controlar o fluxo de seus empregados, sabendo exatamente onde se encontram nas ruas e programar melhor o serviço oferecido”, salienta Marcelo Necho.
O índice de recuperação de motos roubadas com o Graber Motos, de acordo com o CEO, é superior a 70%.