Rally Dakar a aventura de uma vida!

Escrito com propriedade por quem já esteve lá, participou e ganhou na sua categoria.

Por Trinity Ronzella

Texto Luiz Mingione

O Rally Dakar Rally é uma grande aventura humana e um dos maiores eventos motorizados do planeta, sua história foi construída nos maiores desertos do mundo com homens e mulheres de vários países, enfrentando um dos desafios esportivos mais difíceis de nossa era.

É uma competição extrema em uma corrida de orientação e velocidade pelo deserto. O Dakar reúne os principais pilotos de Rally bem como competidores amadores que vêm realizar o seu sonho de viver uma grande aventura e enfrentar o maior desafio da sua vida numa moto, quadriciclo, UTV’s, carro ou em  caminhão, através de milhares de quilômetros em alguns dos terrenos mais difíceis, hostis e majestosos do planeta. 

Nos últimos 40 anos, a cada ano, mais de 500 aventureiros de mais de 60 nacionalidades diferentes, se reuniram no início do ano por 15 dias em uma competição única na qual feitos extraordinários do esforço humano são disputados. É o homem, a máquina e a natureza, um contra o outro num desafio épico onde atravessar a linha de chegada é uma grande conquista.

        Foto: Dakar 1977 - Divulgação

A História

A história do Rally Paris / Dakar e que hoje se chama somente Dakar, começou em 1977. O motociclista francês, Thierry Sabine depois de ficar perdido por alguns dias enquanto disputava o Rally Abidjan / Nice na categoria motos, foi salvo da morte no deserto por um piloto de um avião monomotor que passava na região. Sabine regressou a França apaixonado pela paisagem do deserto e prometeu a si mesmo que iria compartilhar seu fascínio com o maior número de pessoas possíveis. Criou uma rota atravessando a Europa e terminando na África. Sabine cunhou um lema para a sua inspiração para esta grande aventura motorizada; “Um Desafio para quem vai e um sonho para quem fica”.

Foto: Sabine e Neveu 1977 - Divulgação

Para Sabine uma grande convicção e um pouco de loucura, peculiar das grandes ideias, o sonho logo se tornou realidade no dia 26 de dezembro de 1978 quando, 182 veículos largaram da cidade de Paris na França, para uma aventura de 10.000km em direção ao desconhecido, para o que seria a prova inaugural. Dos 182 veículos entre motos e carros que largaram, 74 chegaram à capital do Senegal, Dakar, e escreveram a história do início do maior Rally do mundo.

Foto: Cyril Neveu 1979 - Divulgação

O piloto francês Cyril Neveu na época com 21 anos chegou em primeiro entre as motos pilotando uma Yamaha XT 500 a mesma moto que Thierry Sabine havia participado do histórico Rally Abidjan / Nice. Neveu tinha como assistência na prova seu pai e seu irmão e uma única experiência em Rally’s no ano anterior, em 1977 no também  Rally Abidjan / Nice.

Foto: Cyril Neveu - Divulgação

Cyril Neveu, nascido em 20 de setembro de 1956 em Orleans, França, é um ex-piloto profissional de Motocross, Enduro e Rally. Venceu a categoria motos do Rally Dakar cinco vezes, em 1979, 1980, 1982, 1986 e 1987.  Ele foi o primeiro competidor a vencer o Rally Dakar na categoria de motocicletas em 1979. Em 2013, Neveu foi nomeado uma Lenda por suas conquistas no motociclismo.

Foto: Tierry Sabine - Divulgação

Cyril Neveu junto com os outros pilotos que chegaram em Dakar em 1978, foram os aventureiros do mundo moderno que escreveram a história do maior Rally do mundo. Desde então a prova continuou a se adaptar e continua evoluindo, indo muito mais além do que jamais tinha sonhado Thierry Sabine, na época. O Rally ganhou público com as histórias dos aventureiros comuns desafiando o deserto com recursos limitados e a ideia foi se espalhando pelos quatro cantos do mundo.

Foto: Divulgação - Sabine

Mas infelizmente em 1986 o Rally mais difícil do mundo perdeu seu fundador, durante a prova, o helicóptero em que estava Sabine, bateu em uma duna durante uma tempestade de areia enquanto procurava por pilotos perdidos no deserto.

No entanto seu legado sobreviveu ao acidente que o matou e se tornou o maior evento de Rally do mundo, uma prova que acontece todos os anos desde sua criação exceto em 2008 quando foi cancelada devido a ameaças terroristas a caravana na África. No ano seguinte a prova veio para a América do Sul onde ficou de 2009 até 2019 e desde  2020 é realizada na Arabia Saudita. Está em sua terceira edição em terras sauditas. 

Foto: DT Drive Tribe - Ari Vatanen - Divulgação

Com a edição de cada ano da prova, novas paisagens fazem e farão parte da história deste evento notável e, a cada um deles, histórias de feitos extraordinários do esforço humano, eternizando  alguns nomes e lendas. O   francês Stephane Peterhansel é uma dessas lendas que venceu o Rally incríveis 14 vezes em motos e carros. Ari Vatanen, que venceu a corrida 4 anos consecutivos na categoria carros de 1987 a 1991, é outro nome de peso.

Foto: Ari Vatanen - Divulgação

Assim como a piloto alemã Jutta Kleinschmidt, que era engenheira da BMW e correu seu primeiro Rally Paris/Dakar em 1988 em uma motocicleta da marca alemã. Em 1994, ela passou a correr na categoria carros e em 1997, se tornou a primeira mulher a vencer uma etapa do Rally Dakar. No ano seguinte, ela subiu ao pódio e, em 2001, se tornou a primeira mulher a vencer o Rally na categoria carros.

Foto: Jutta Kleinschmidt - Divulgação

Olhando para trás, a história do Rally Dakar é moldada pelos desertos que percorreu e pelas pessoas que tocou desde os seus primeiros dias, inspirados pelo sonho de Thyerri Sabine, sonho que se tornou realidade e que cresceu em lenda e estrutura, atingindo vários países da Europa, África e América do Sul, e agora na Arábia Saudita, conquistando fãs, pilotos profissionais e aventureiros do mundo inteiro, na maior aventura motorizada do planeta.

Foto: Jutta Kleinschmidt - Divulgação

 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br