Quem vence a categoria 600cc? Kawasaki, Honda ou Triumph

Os três principais modelos esportivos das 600cc estão disponíveis no mercado brasileiro, qual é a melhor?

Por Paulo Souza

 

Paulo Souza

A categoria 600 cilindradas é sem dúvida uma das mais emocionantes e encantadoras no mundo da motovelocidade. Prova disso é acompanhar as grandes disputas realizadas no Moto2, no Superstock 600, e também nas competições nacionais, sempre com ótimos duelos entre os pilotos.

O mercado brasileiro felizmente recebeu nos últimos meses novas opções de motos e também a reestilização de alguns modelos nesta categoria. Ainda falta a chegada de algumas motos, como por exemplo, a Yamaha R6, que só esta disponível por importadores independentes.

Dentre as opções que encontramos nas concessionárias, reunimos os três principais modelos e gostaríamos de saber sua opinião, qual destas máquinas possui o melhor custo benefício? Kawasaki ZX-6R 636, Triumph Daytona 675 R ou a Honda CBR 600 RR.

ZX-6R 636
A Kawasaki reestilizou o seu modelo de 600cc e trouxe para o mercado brasileiro no primeiro semestre deste ano. Totalmente reformulada a nova ZX-6R passou a ter um motor de 636 cm³ de volume, com a adoção de novas medidas da biela e substituição do pistão, agora com mais curso, resultando em ganho de potência e também de torque. O novo propulsor é capaz de gerar 131 cv a 13.500 e com o auxílio do Ram Air (sobrealimentação do sistema de indução direta de ar), a potência máxima chega até 137 cv. O torque é de 7,2 kgf.m a 11.500 RPM.

Visualmente o modelo ficou muito mais atraente com diversas modificações. Na parte tecnológica a Kawasaki aplicou novos dispositivos eletrônicos de gerenciamento, como sistema de controle de tração KTRC (Kawasaki Traction Control) em três módulos e modo de potência (Full com entrega total da potência do motor e Low Power com potência limitada a 80%). O resultado gera oito combinações possíveis para os mais diversos tipos de pilotagem, seja em competição ou a passeio.

O sistema de freios é o mesmo introduzido na superbike Ninja ZX-10R, o KIBS (Kawasaki Intelligent Anti-Lock Brake System ou sistema de frenagem inteligente antitravamento Kawasaki) da marca Nissin com novas pinças monobloco. Há duas opções de escolha com ou sem sistema ABS.

A suspensão dianteira continua com o garfo invertido de 120 mm de curso e agora com a tecnologia Showa SFF-BP (Separate Function Fork - Big Piston), que utiliza bengalas com funções de amortecimento separadas: a pré-carga é ajustada na bengala esquerda, e os ajustes de compressão e retorno são ajustados na bengala direita.
 
Já a suspensão traseira permaneceu a mesma, monoamortecida a gás em balança Uni-Trak, com 134 mm de curso e compressão, retorno e pré-carga da mola totalmente ajustáveis.

Preço R$: R$ 49.990,00 sem ABS, R$ 52.990,00 com ABS.

Triumph Daytona 675 R
A mais nova integrante da categoria 600cc chegou há pouco mais de um mês no mercado brasileiro. Com preço bastante atraente, R$ 48.690, e cheio de tecnologia o modelo desponta como um dos favoritos na briga.
Equipado com um novo motor de 3 cilíndros, a Daytona 675R permitiu além de um aumento de potência (128 cv) e torque (7,64 kgm.f), ainda mais precisão para quem deseja baixar o tempo nas pistas. Para auxiliar, a embreagem é do tipo deslizante com slip-assist, que previne o travamento da roda traseira e para completar possui o sistema de transmissão quick-shift de mudança rápida das marchas.

Diferentemente da Kawasaki, a Triumph optou por alterar também o chassi da moto melhorando a distribuição de peso. O conjunto de suspensões é de primeira linha da marca Öhlins, com bengalas invertidas na dianteira (120 mm de curso) e monoamortecida na traseira (133 mm de curso).

O sistema de freios possui ABS de série, com três funções diferentes, você pode optar por desligar, manter o sistema acionado ou então utilizar o modo racing, para utilização nas pistas.

Honda CBR 600 RR
O tradicional modelo esportivo das 600 cc da Honda é o mais atrasado em relação à mudança de visual. Desde o seu lançamento em 2006 a CBR 600RR mudou pouquíssimas coisas para a versão 2013, apenas recebeu novas carenagens com novas cores e uma acertada no motor para melhorar a resposta do acelerador em diferentes faixas de giros.

A CBR 600 RR continua com 120 cv de potência a 13.500 rpm, porém a atualização do sistema de mapeamento de motor otimiza a mistura entre o combustível e o ar coletado pelo Sistema de Indução Direta de Ar (DAIS) deixando a moto mais precisa e ao mesmo tempo mais controlável.

O sistema de freios continua com discos duplos flutuantes de 310 mm de diâmetro com pinças de quatro pistões na dianteira e disco único com diâmetro de 220 mm com pinça de pistão único atrás. O sistema ABS é oferecido como opcional. A suspensão dianteira também permanece com 120 mm de curso, porém agora com pistão interno de diâmetro relativamente maior, que garante um intervalo menor de compressão do conjunto da marca Showa.

O grande diferencial deste modelo continua sendo a facilidade de condução e a incrível ciclística, indicada para quem deseja ingressar no mundo das esportivas.

Preço R$ 47.900,00 sem ABS, R$ 50.900,00 com ABS.

Sem dúvidas são três modelos que qualquer motociclista gostaria de ter o prazer de acelerar. Cada uma possui características diferentes, que atendem desde os pilotos iniciantes aos mais experientes. Qual dessas máquinas você compraria? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.
 

Comparativo

Kawasaki ZX-6R 636

Triumph Daytona 675 R

Honda CBR 600 RR

Motor

4 cilindros em linha, refrigeração líquida

3 cilindros em linha, refrigeração líquida

4 cilindros em linha, refrigeração líquida

Potência Máxima

137 cv a 13.500 RPM

128 cv a 12.500 RPM

120 cv a 13.500 RPM

Torque Máximo

7.2 kgf.m a  11.500 rpm

7,5 kgf.m a 11.900 rpm

6,73kgf.m a 11.250 rpm

Suspensões

Dianteira e traseira Showa

Dianteira e traseira Öhlins

Dianteira e traseira Showa

Peso ABS

194 kg

184 kg

193 kg

Diferencial

Controle de tração

 

Câmbio com sistema quick-shift (mudança rápida das marchas sem utilizar a embreagem)

 

Ciclistica e facilidade de condução.

Preço ABS

R$ 52.990,00

R$ 48.690

R$ 50.900,00

 Serviço
 
Cotação de Seguro (*)
 
Kawasaki ZX-6 R636
A vista: R$ 6.925,92
Franquia: R$ 7.589,00
Seguro somente roubo com rastreador
A vista R$ 3.747,90

Honda CBR 600 RR
A vista: R$ 7.635,66
Franquia: R$ 7.589,00
Seguro somente roubo com rastreador
A vista R$ 3.142,90

Triumph Daytona 675R
Preço ainda não disponível
Seguro somente roubo com rastreador
A vista R$ 3.914,90 (prévia pelo valor anunciado de venda)

(*) Perfil médio: Homem, 25 a 35 anos, casado, sem filhos, com garagem em casa e no trabalho, morador de São Paulo e com residência em região razoável (bairro da zona sul ou zona oeste, por exemplo).
 
Agradecimentos
 Cycle Assessoria e Corretora de Seguros
 (11) 3159-0733
 www.cycleseguros.com.br

Fotos: Divulgação

X

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br