Quem vence a categoria 600cc? Kawasaki, Honda ou Triumph
Os três principais modelos esportivos das 600cc estão disponíveis no mercado brasileiro, qual é a melhor?
Por Paulo Souza
Por Paulo Souza
Paulo Souza
A categoria 600 cilindradas é sem dúvida uma das mais emocionantes e encantadoras no mundo da motovelocidade. Prova disso é acompanhar as grandes disputas realizadas no Moto2, no Superstock 600, e também nas competições nacionais, sempre com ótimos duelos entre os pilotos.
O mercado brasileiro felizmente recebeu nos últimos meses novas opções de motos e também a reestilização de alguns modelos nesta categoria. Ainda falta a chegada de algumas motos, como por exemplo, a Yamaha R6, que só esta disponível por importadores independentes.
Dentre as opções que encontramos nas concessionárias, reunimos os três principais modelos e gostaríamos de saber sua opinião, qual destas máquinas possui o melhor custo benefício? Kawasaki ZX-6R 636, Triumph Daytona 675 R ou a Honda CBR 600 RR.
ZX-6R 636
A Kawasaki reestilizou o seu modelo de 600cc e trouxe para o mercado brasileiro no primeiro semestre deste ano. Totalmente reformulada a nova ZX-6R passou a ter um motor de 636 cm³ de volume, com a adoção de novas medidas da biela e substituição do pistão, agora com mais curso, resultando em ganho de potência e também de torque. O novo propulsor é capaz de gerar 131 cv a 13.500 e com o auxílio do Ram Air (sobrealimentação do sistema de indução direta de ar), a potência máxima chega até 137 cv. O torque é de 7,2 kgf.m a 11.500 RPM.
Visualmente o modelo ficou muito mais atraente com diversas modificações. Na parte tecnológica a Kawasaki aplicou novos dispositivos eletrônicos de gerenciamento, como sistema de controle de tração KTRC (Kawasaki Traction Control) em três módulos e modo de potência (Full com entrega total da potência do motor e Low Power com potência limitada a 80%). O resultado gera oito combinações possíveis para os mais diversos tipos de pilotagem, seja em competição ou a passeio.
O sistema de freios é o mesmo introduzido na superbike Ninja ZX-10R, o KIBS (Kawasaki Intelligent Anti-Lock Brake System ou sistema de frenagem inteligente antitravamento Kawasaki) da marca Nissin com novas pinças monobloco. Há duas opções de escolha com ou sem sistema ABS.
A suspensão dianteira continua com o garfo invertido de 120 mm de curso e agora com a tecnologia Showa SFF-BP (Separate Function Fork - Big Piston), que utiliza bengalas com funções de amortecimento separadas: a pré-carga é ajustada na bengala esquerda, e os ajustes de compressão e retorno são ajustados na bengala direita.
Já a suspensão traseira permaneceu a mesma, monoamortecida a gás em balança Uni-Trak, com 134 mm de curso e compressão, retorno e pré-carga da mola totalmente ajustáveis.
Preço R$: R$ 49.990,00 sem ABS, R$ 52.990,00 com ABS.
Triumph Daytona 675 R
A mais nova integrante da categoria 600cc chegou há pouco mais de um mês no mercado brasileiro. Com preço bastante atraente, R$ 48.690, e cheio de tecnologia o modelo desponta como um dos favoritos na briga.
Equipado com um novo motor de 3 cilíndros, a Daytona 675R permitiu além de um aumento de potência (128 cv) e torque (7,64 kgm.f), ainda mais precisão para quem deseja baixar o tempo nas pistas. Para auxiliar, a embreagem é do tipo deslizante com slip-assist, que previne o travamento da roda traseira e para completar possui o sistema de transmissão quick-shift de mudança rápida das marchas.
Diferentemente da Kawasaki, a Triumph optou por alterar também o chassi da moto melhorando a distribuição de peso. O conjunto de suspensões é de primeira linha da marca Öhlins, com bengalas invertidas na dianteira (120 mm de curso) e monoamortecida na traseira (133 mm de curso).
O sistema de freios possui ABS de série, com três funções diferentes, você pode optar por desligar, manter o sistema acionado ou então utilizar o modo racing, para utilização nas pistas.
Honda CBR 600 RR
O tradicional modelo esportivo das 600 cc da Honda é o mais atrasado em relação à mudança de visual. Desde o seu lançamento em 2006 a CBR 600RR mudou pouquíssimas coisas para a versão 2013, apenas recebeu novas carenagens com novas cores e uma acertada no motor para melhorar a resposta do acelerador em diferentes faixas de giros.
A CBR 600 RR continua com 120 cv de potência a 13.500 rpm, porém a atualização do sistema de mapeamento de motor otimiza a mistura entre o combustível e o ar coletado pelo Sistema de Indução Direta de Ar (DAIS) deixando a moto mais precisa e ao mesmo tempo mais controlável.
O sistema de freios continua com discos duplos flutuantes de 310 mm de diâmetro com pinças de quatro pistões na dianteira e disco único com diâmetro de 220 mm com pinça de pistão único atrás. O sistema ABS é oferecido como opcional. A suspensão dianteira também permanece com 120 mm de curso, porém agora com pistão interno de diâmetro relativamente maior, que garante um intervalo menor de compressão do conjunto da marca Showa.
O grande diferencial deste modelo continua sendo a facilidade de condução e a incrível ciclística, indicada para quem deseja ingressar no mundo das esportivas.
Preço R$ 47.900,00 sem ABS, R$ 50.900,00 com ABS.
Sem dúvidas são três modelos que qualquer motociclista gostaria de ter o prazer de acelerar. Cada uma possui características diferentes, que atendem desde os pilotos iniciantes aos mais experientes. Qual dessas máquinas você compraria? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.
Comparativo |
Kawasaki ZX-6R 636 |
Triumph Daytona 675 R |
Honda CBR 600 RR |
Motor |
4 cilindros em linha, refrigeração líquida |
3 cilindros em linha, refrigeração líquida |
4 cilindros em linha, refrigeração líquida |
Potência Máxima |
137 cv a 13.500 RPM |
128 cv a 12.500 RPM |
120 cv a 13.500 RPM |
Torque Máximo |
7.2 kgf.m a 11.500 rpm |
7,5 kgf.m a 11.900 rpm |
6,73kgf.m a 11.250 rpm |
Suspensões |
Dianteira e traseira Showa |
Dianteira e traseira Öhlins |
Dianteira e traseira Showa |
Peso ABS |
194 kg |
184 kg |
193 kg |
Diferencial |
Controle de tração
|
Câmbio com sistema quick-shift (mudança rápida das marchas sem utilizar a embreagem)
|
Ciclistica e facilidade de condução. |
Preço ABS |
R$ 52.990,00 |
R$ 48.690 |
R$ 50.900,00 |
Serviço
Cotação de Seguro (*)
Kawasaki ZX-6 R636
A vista: R$ 6.925,92
Franquia: R$ 7.589,00
Seguro somente roubo com rastreador
A vista R$ 3.747,90
Honda CBR 600 RR
A vista: R$ 7.635,66
Franquia: R$ 7.589,00
Seguro somente roubo com rastreador
A vista R$ 3.142,90
Triumph Daytona 675R
Preço ainda não disponível
Seguro somente roubo com rastreador
A vista R$ 3.914,90 (prévia pelo valor anunciado de venda)
(*) Perfil médio: Homem, 25 a 35 anos, casado, sem filhos, com garagem em casa e no trabalho, morador de São Paulo e com residência em região razoável (bairro da zona sul ou zona oeste, por exemplo).
Agradecimentos
Cycle Assessoria e Corretora de Seguros
(11) 3159-0733
www.cycleseguros.com.br
Fotos: Divulgação
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário