Acontece
Acontece
Mesmo com os números do primeiro semestre indicando um encolhimento de 5% nos negócios, a queda nas vendas não atinge as motocicletas acima de 450cc. Em 2012, elas representavam 2,4% do total de unidades emplacadas. “Para 2014, a tendência é que ocupem até 4% do total. Um crescimento considerável para um mercado que tem enfrentado retração”, afirma Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo (associação dos fabricantes), durante o 24º Congresso & ExpoFenabrave, em Curitiba (PR).
Atentas ao crescimento do segmento acima de 450cc, as montadoras ampliaram o número de modelos em oferta. A abertura de novas concessionárias, direcionadas a marcas premium, também é destaque no cenário de estagnação do mercado.
Com a retração atingindo as motocicletas de baixa cilindrada, as montadoras têm investido em itens como freios ABS, catalisadores, injeção eletrônica e partida Start/Stop como equipamentos de série para os modelos mais populares. Segundo Marcos Fermanian, ações como essa vêm ajudando a segurar a retração do setor, “apesar da queda no mercado, nunca lançamos tantos novos produtos”.
Marcos Fermanian citou ainda as ações da Abraciclo junto ao governo federal e bancos privados, com o objetivo de ampliar a oferta de crédito e linhas de financiamento para aquisição de motocicletas de baixa cilindrada, além da promoção de campanhas para a melhoria na percepção da imagem das motocicletas como alternativas para alavancar as vendas.
Durante o evento também aconteceu a entrega do prêmio “A Marca Mais Desejada”, da Fenabrave (federação das concessionárias), como reconhecimento às montadoras escolhidas em votação on-line com base nos resultados da 19ª Pesquisa Fenabrave de Relacionamento de Mercado, realizada entre maio e julho deste ano, junto aos Concessionários de todas as marcas e segmentos de todo o Brasil, e coordenada pela Scheuer Consultoria. A grande vencedora entre as motos foi a Harley-Davidson e entre os carros foi a Audi.
Foto: Divulgação