Que venha a 44ª edição do Rally Dakar, o mais perigoso do mundo!
A Aventura se renova na sua 44ª edição e fará parte do novo mundial de rally Cross Coutry da FIA. A grande atração será o deserto de Rub 'al Khali.
Por Trinity Ronzella
Por Trinity Ronzella
Para essa cobertura teremos alguém que já viveu essa experiência ao vivo e a cores, em 2002. Luiz Mingione foi Campeão do Rally Dakar na África em 2002 na categoria “Super Prodution” com uma Honda 250 cc e tem gabarito suficiente para nos contar tudo durante esse Rally! Ele começa já, nas linhas abaixo! Bom Rally.
O Dakar de 2022 terá um total 1065 competidores, divididos em 578 veículos sendo, 149 motocicletas 105 UTV”s, 44 na categoria T3 (UTV”s derivados de série) e 61 na T4 (os UTVs protótipo), 97 carros , 58 caminhões e 21 quadriciclos . Além disso, tem a categoria Dakar Classic, que vai para a sua segunda experiência e conta com 128 automóveis e 20 caminhões.
De 29 a 31 de dezembro, as verificações técnicas e administrativas serão realizadas em Jeddah. Já a primeira etapa será dividida em duas seções: a primeira, que inclui a cerimônia de largada, acontecerá no dia 1º de janeiro e unirá Jeddah a Ha'il, a segunda será no dia seguinte e começará e terminará em Ha'il.
A partir do dia 3 de janeiro, os competidores sairão em direção a Riad, que no dia 8 será palco do dia de descanso. Concluída essa primeira parte da competição, a segunda parte da prova irá em direção a rampa de chegada em Jeddah, onde será realizada a premiação no dia 14 de janeiro.
Para a sua terceira edição na Arábia Saudita, o Rally Dakar continuará explorando diferentes territórios na região. A prova terá etapas com muita areia, dunas e dificuldades de navegação. Os pilotos terão um dos maiores desafios da prova na região de “Rub' al-Khālī” que, em árabe significa “O Quarto Vazio'” ou “a Quarta parte Vazia” em português, é um dos maiores desertos do planeta e a maior área contínua de areia do mundo, ocupando a maior parte do terço sul da Península Arábica.
“O Quarto Vazio” tem uma área maior que a França, cobrindo cerca de 650,000 quilômetros quadrados, é uma área hostil quase sem vida, coberta por dunas de areia de até 300 m de altura, intercaladas por planícies de calcário, é também um dos lugares menos habitáveis do mundo. Durante o verão as temperaturas se aproximam a 55 graus Celsius ao meio-dia.
Na segunda metade da prova o deserto de “Rub' al-Khālī” será palco de 3 etapas, sendo uma maratona em um verdadeiro emaranhado de caminhos com muita navegação e dunas desafiadoras, onde os pilotos vão enfrentar muitas dificuldades, e terão que tomar decisões que poderão ser decisivas na luta pelo título em todas as categorias.
Esse é o verdadeiro espírito da Rally Dakar, Fabrizio Meoni, italiano, foi piloto oficial KTM, Bicampeão da prova, 2001 e 2002, morto no Dakar de 2005 na África, dizia;
“O Dakar deve ser uma corrida para poucas pessoas, o Dakar é um sonho, o sonho da chegada, se todos terminarem, o sonho acabou”
Na minha participação no Dakar em 2002 ainda na África, largaram de Arras cidade ao norte de Paris, 167 motos, só 50 terminaram a prova e 48 dentro do tempo limite em Dakar no Senegal. Neste ano, Meoni foi Campeão da prova na geral.
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