Que moto devo comprar?

Saiba que o peso que você carrega na sua moto pode ser determinante para a causa de um acidente

Por Aladim Lopes Gonçalves

André Garcia

“Que moto devo comprar?” Esse tema quando apresentado nas palestras, suscita uma grande interação, maior até do que os assuntos relacionados com a pilotagem em si.

E tal escolha tem “cardápio” amplo, incluindo os scooters ou motonetas, nos quais o condutor vai sentado, ao contrário da motocicleta, onde a postura é diferente, montada.

A escolha de um veículo deve sempre levar em conta a finalidade de utilização, claro, mas muitas vezes desconhecimento ou falta de bom senso ao optar podem causar sérios problemas.

Acidentes ocorrem por diversos fatores, como pelo mau estado da via pública, infração de trânsito (ultrapassar um sinal vermelho, por exemplo), falta de habilidade do piloto ou utilizar a moto para uma finalidade errada, ou além de sua capacidade. O desrespeito da capacidade de carga do veículo está no topo desta lista de erros graves. O próprio Código de Trânsito trata da capacidade dos veículos quanto à quantidade de passageiros e tração, ou seja, o peso máximo suportado, que deve ser informado pelo fabricante.

Sendo assim, todos deveriam procurar veículos adequados para a finalidade que deseja, mas, também considerando seu peso e altura. A capacidade de carga útil da motocicleta é uma importante informação que consta no sempre pouco lido manual das motos.

Todavia, consultando o site de todos os associados a Abraciclo (associação das montadoras), nenhum fabricante divulga nos, respectivos, sites na ficha técnica dos produtos tal dado de maneira mais evidente. Informação que deveria constar junto ao peso a seco ou peso em ordem de marcha do produto.

Motocicletas são projetadas para aguentar piloto, garupa e bagagens.

Portanto, a força do motor (torque e potência), rodas, pneus e especialmente os freios são dimensionados para suportar um peso determinado. Quando o limite é ultrapassado, o motociclista passa a colocar sua vida e a dos demais que dividem a via pública com ele em sério risco. Veja o exemplo: no manual do usuário da Honda CG 150, consta como capacidade máxima de carga 161 kg.

Dois adultos mais mochila passam fácil a capacidade de carga, o que prejudica a performance da moto, sendo o principal aspecto negativo a sobrecarga dos freios.

O peso admitido como limite, para o qual os projetistas garantem bom desempenho e segurança para acelerar e, principalmente, frear.

Infelizmente são raros os vendedores adequadamente treinados para repassar tais dados aos clientes, realidade refletida nas ruas através das muitas motos de baixa cilindrada com excesso de peso que vemos circulando por aí. E sem serem fiscalizadas... Assim sendo, olho no peso. Cabe a você zelar pela sua segurança.

Não esqueçam: Não há razão quando se ganha uma lesão. Pilote equipado e preventivamente. Equipamento não é só o capacete.

André Garcia é motociclista, advogado especialista em Gestão e Direito de Trânsito, colunista na imprensa especializada de duas rodas, idealizador do Projeto Motociclismo com Segurança que busca aculturar a sociedade em segurança viária por meio de palestras e aulas de pilotagem, laureado com o Prêmio Abraciclo de Jornalismo em 2008 – Destaque em Internet e em 2013 – Vencedor em Revista, com matérias de segurança viária, foi homenageado pelo Dia Internacional do Motociclista em 09/08/2013 pela Câmara Municipal de São Paulo e Associação Comercial de São Paulo com o Troféu “Marco do Paz” destinado a quem se destaca em trabalhos de ação social e pela construção da cultura de paz no mundo. E-mail: [email protected]


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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