Todos os anúncios Catálogo Digital Revista Digital Chat

Acontece

Quando você acha que já viu de tudo...surge essa...

27 de January de 2022

Eu confesso que estou assustado com a falta de segurança em nosso país e outros lugares do mundo mas, um protótipo de moto para atravessar a Lua?

Cada dia aumenta mais o número de empresas organizando viagens e passeios, mas, na Lua? Pois bem, parece um negócio de “outro mundo”, ou melhor, é um negócio de outro mundo.

Foto: Divulgação

Expedições à Lua já deixaram de ser uma coisa do tipo que ficamos de “boca aberta” quando é noticiada, já virou algo mais “comum”. Mas uma experiência off road em um ambiente com microgravidade e terrenos inexplorados? O único ponto que beira a doideira, é pensar em carregar a moto e rodar 384.400km , cerca de três dias para chegar na trilha.

Foto: Divulgação

Já foram feitas 9 viagens à Lua pelos americanos, onde, em seis delas pousaram na superfície lunar. Ou seja, aproximadamente 2/3 são as chances de chegar. Impossível? Impensável? 

A empresa alemã Hookie Co. não quer ser pega de surpresa e já está trabalhando com um protótipo de motocicleta lunar, cujo nome é Tardigrade! 

 

Com chassi cuidadosamente feito para as condições da Lua, foi usado componentes e motorização elétrica de uma Cake Ösa, uma scooter elétrica modular e multifuncional de 5,4hp.

Foto: Divulgação - Cake Ösa

 

Esse protótipo tem como velocidade máxima 15 km/h e autonomia de 113 km. Com rodas sólidas, ou seja, sem pneus para se adaptar melhor às condições de vácuo local, mas, mesmo assim, a Michelin vai desenvolver um pneu sem ar para o protótipo. O peso declarado por seus criadores é de 136 quilos.

Foto: Divulgação

Um sistema de direção totalmente eletrônico que interpreta a indicação dada ao guidão e depois, transmite para a roda dianteira por uma transmissão de braço único. Suspensão? Nada!

Mas de onde surgiu o nome disso? Tardígrados são invertebrados e relacionados com os artrópodes que, pela sua aparência e movimentos, são conhecidos ( não sei por quem, nunca havia ouvido a respeito) como “ursos d’água e são conhecidos desde 1773 e são encontrados em toda superfície da terra e estão entre os animais mais resistentes da terra! Bom, esse foi o motivo da escolha do nome! Dá um Google para ver, é “fofo”!

O quadro é tipo uma gaiola e rodas, de 24”, envoltos em um material durável à base de fibra de carbono, que enfrenta qualquer terreno.

Foto: Divulgação

Apesar da fábrica ser alemã e ele ter sido construído em Dresden, na Alemanha,  foi projetado em Moscou, Rússia, e será exibido no Petersen Automotive Museum em Los Angeles, EUA. 

 

Foto: Divulgação

Mesmo eu achando que temos alguns milhares de  lugares mais fáceis de fazer uma trilha, a NASA está com essa ideia, só não sei qual a vantagem, pois um veículo de quatro rodas me parece ser mais eficiente mas, sinceramente prefiro dar um rolê de moto na Lua do que de carro! Vou ficar no aguardo, quem sabe surge uma pauta na Lua!

 

Compartilhe esse anúncio