Projeto Rushmore renova família Harley-Davidson touring

Pacote de inovações inclui motor Twin Cam 103, sistema Twin Cooled e novo conjunto de multimídia Boom! Box

Por Aladim Lopes Gonçalves

O Projeto Rushmore da Harley-Davidson traz para o mercado nacional quatro motocicletas totalmente redesenhadas, com inovações e melhorias que redefinem e transformam completamente a experiência no segmento Touring. Entre as principais novidades dos modelos estão o novo motor Twin Cam 103 High Output, o sistema de refrigeração mista Twin Cooled nos modelos Ultra Limited e CVO Limited, além do conjunto multimídia Boom! Box, combinando áudio, conectividade Bluetooth, navegação e comando por voz que revolucionaram as motocicletas mais tradicionais da Harley-Davidson.

O Projeto Rushmore foi desenvolvido com o objetivo de implementar os avanços ideais para uma nova geração de motocicletas da Harley-Davidson. Para isso reuniu motociclistas do mundo todo para rodarem milhares de quilômetros, compartilharem experiências e discutirem sobre como inovação e tecnologia poderiam despertar ainda mais o espírito de liberdade e atitude nos apaixonados por duas rodas.

Performance: Ultrapassar mais rápido, frear melhor e enxergar mais longe são apenas alguns dos pontos de melhoria do Projeto Rushmore. A partir de agora, os modelos Road King Classic e Street Glide contam com o propulsor Twin Cam 103 High Output de 1.700 cm3 com novo sistema de admissão e fluxo de ar que otimiza a performance do motor desde as baixas rotações. O modelo Ultra Limited vem com o Twin Cam 103 High Output Twin Cooled™, também de 1.700 cm3, com refrigeração mista que, além de proporcionar melhor performance, oferece mais conforto ao condutor e passageiro, ao reduzir o calor propagado. Já a exclusiva CVO Limited é impulsionada pelo Twin Cam 110 High Output Twin Cooled de 1.800 cm³, com filtro de ar Screamin’ Eagle, o maior motor produzido em série atualmente pela Harley-Davidson.

Dentre as novidades destacam-se também os garfos dianteiros mais robustos, que aperfeiçoam a ciclística e responsividade dos modelos, e o sistema de freios Reflex com ABS conectado eletronicamente, que oferece desempenho otimizado nas frenagens, em todas as condições. Estas inovações estão presentes em todos os modelos Touring, enquanto a embreagem hidráulica agora é item de série na Street Glide, Ultra Limited e CVO Limited. Estas últimas também passam a contar com novos faróis de LED Daymaker, lanternas auxiliares de LED e iluminação de LED integrada ao Tour-Pak, enquanto a Road King Classic e a Street Glide estão equipadas com novos faróis de dupla parábola.

Infotainment: Outra grande inovação do Projeto RUSHMORE, os novos sistemas de informação e entretenimento Boom! Box prometem surpreender pela qualidade de áudio e pelo abrangente conjunto de funções. O sistema está disponível na Street Glide em tela colorida de 4,3 polegadas, saída de áudio de 25 Watts por canal, dois alto-falantes originais de série de 5,25 polegadas, Bluetooth, porta USB para conectar dispositivos eletrônicos, incluindo iPod/iPhone, MP3, cartão SD e telefones celulares, funções de rádio AM/FM e tela de informações com temperatura do ar, pressão do óleo e sistema de gerenciamento de temperatura em marcha lenta (EITMS).

Já os modelos Ultra Limited e CVO Limited, além de todas as funções descritas acima, trazem o primeiro equipamento de série em motocicletas com tela colorida de 6,5 polegadas de alta resolução sensível ao toque, sistema de navegação GPS e sistema de reconhecimento de voz (VR). O sistema de navegação marca pontos de interesse (POI), incluindo busca por postos de gasolina, restaurantes, hotéis, destinos de emergência e concessionárias Harley-Davidson, além de contar com saída de áudio de 25 Watts por canal no modelo Ultra Limited e 75 Watts por canal no modelo CVO Limited, ambos conectados a um sistema de quatro alto-falantes. Estes modelos ainda apresentam a função intercomunicação e comunicação CB (Citizen Band).

A unidade do Boom! Box é montada dentro da carenagem da motocicleta, proporcionando um design moderno que se integra perfeitamente ao painel. Os joysticks com cinco posições, instalados no controle de mão do lado direito e esquerdo da motocicleta, conectam o motociclista a todas as funções do sistema. Os botões amplos no console facilitam a sua utilização, mesmo usando luvas.

Conforto: Neste aspecto, os engenheiros da Harley-Davidson uniram aerodinâmica e ergonomia para aumentar a comodidade do piloto e do passageiro. A Road King Classic ganhou um guidão mais alto e novos controles de mão mais ergonômicos. Os modelos Street Glide, Ultra Limited e CVO Limited apresentam nova carenagem “BatWing” com um duto de equalização da pressão dianteira, que reduz a turbulência em 20%. Os novos controles de mão posicionam o comando do cruise control no polegar esquerdo, possibilitando movimentos mais práticos e intuitivos. Já para os passageiros, na Ultra Limited e CVO Limited, o assento é mais amplo, com novos encosto para as costas e descanso de braços e reposicionamento dos comandos de áudio.

Design: Assim como o conjunto mecânico, a forma e a funcionalidade de alguns componentes foram aperfeiçoados. O Tour-Pak e os saddlebags são maiores e estão com um visual mais moderno, com destaque para as novas travas que agora podem ser facilmente operadas com apenas uma das mãos. Os para-lamas também foram redesenhados, ficando mais curtos e com estilo mais atual. Por último, os discos de freio vazados destacam ainda mais as novas rodas dos modelos Street Glide, Ultra Limited e CVO Limited.

A nova Harley-Davidson Road King Classic 2014 possui um toque clássico de nostalgia combinado a muito conforto e performance em todas as jornadas. Além das características já mencionadas, como o novo farol de dupla parábola e guidão de perfil mais alto, destacam-se os novos emblemas e console do tanque, com um velocímetro renovado e com números maiores, permitindo que todas as informações sejam visualizadas de forma mais fácil e clara. Os preços sugeridos para a Road King Classic variam de R$ 62.900,00 até R$ 64.100,00.

A nova Street Glide 2014 é uma verdadeira bagger hot-rod. O modelo chama a atenção por sua carenagem “BatWing”, com o peculiar para-brisa compacto escurecido e saddlebags rígidos.

Como parte do Projeto Rushmore, também foi totalmente reprojetada para 2014. Entre as novidades, o modelo apresenta rodas de 19 polegadas estilo Enforcer, sistema de informações e entretenimento Boom! Box 4.3 com funções inéditas que tornam cada jornada ainda mais prazerosa, carenagem com um duto de equalização da pressão dianteira, e sistema de freios Reflex com ABS conectado eletronicamente. O motor Twin Cam 103 High Output de 1.700 cm3 conta com novo sistema de admissão e fluxo de ar. A Street Glide 2014 tem preço sugerido a partir de R$ 69.900,00 até 71.850,00.

A Harley-Davidson Ultra Limited 2014 combina características modernas e sofisticadas ao mais autêntico estilo Grand American Touring. Essa motocicleta conta com todos os itens necessários para propocionar a melhor experiência sobre duas rodas. Sob a bandeira do Projeto Rushmore, o modelo recebeu inovações que fazem dela a motocicleta preferida entre os clientes mais tradicionais da marca, que percorrem, frequentemente acompanhados, grandes distâncias no mesmo dia e exigem a melhor performance e conforto de suas motocicletas. A Ultra Limited 2014 tem preço sugerido a partir de R$ 81.900,00 até R$ 84.200,00.

A Harley-Davidson CVO Limited 2014 é o modelo mais completo em linha. Em conjunto com o novo motor Twin Cam 110 High Output Twin Cooled, o modelo traz um filtro de ar Screamin’ Eagle, melhorando ainda mais a performance que o propulsor de 1.800 cm³ entrega desde as baixas rotações em retomadas e ultrapassagens, mesmo em trechos de subida, com passageiro e bagagem.

Além de todas as inovações do Projeto Rushmore presentes na Ultra Limited, a CVO Limited traz acessórios da coleção Slipstream como item de série e iluminação LED para o Tour-Pak e saddlebags. O sistema de informações e entretenimento Boom! Box 6.5GT que equipa este modelo fornece potência de 75 Watts por canal. O modelo é o único do Projeto Rushmore que não será montado na fábrica da Harley-Davidson em Manaus (AM). Será importado dos Estados Unidos em edição limitada a 30 unidades.

Todos os modelos apresentam ainda a transmissão de seis velocidades Six-Speed Cruise Drive que oferece uma relação de marchas precisa, minimizando a necessidade de trocas, e cruise control, controle automático de velocidade, como ítens de série.

Fotos: Divulgação


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br