Projeto Motostory e Veteran Motorcycle Clube firmam parceria

O Veteran Motorcycle Clube do Brasil foi criado em 1979 e é presidido atualmente por Justiniano Proença

Por Alexandre Ciszewski

Um verdadeiro encontro de fãs do mundo das duas rodas selou a parceria entre o Veteran Motorcycle Clube do Brasil e o Projeto Motostory – A História da Motocicleta no Brasil. O Veteran foi criado em 1979 é presidido atualmente por Justiniano Proença, ele mesmo possuidor de um acervo de motos, documentos, miniaturas e mobiliarium incríveis.

Todo este acervo está apertado dentro de um galpão antigo à espera do novo prédio, já em obras avançadas e que deverá ser inaugurado em aproximadamente três meses. “Quem está cuidando da obra é meu filho, mas as coisas estão bem adiantadas. O novo espaço vai ficar ótimo para expor nossas motos concluídas, documentos, e outras coisas mais. Neste prédio aqui colocaremos a oficina para funcionar novamente, as motos ainda por fazer e um bar, para reunir os amigos e fãs das motocicletas antigas.” – explicou Justiniano!

Para quem gosta do tema o lugar é uma perdição e a falta de espaço é evidente, tanto não pudemos nem chegar perto de algumas das motos guardadas lá, todas elas verdadeiras preciosidades

“Cada moto que juntamos à nossa coleção tem um histórico, tem um fichário com todas as informações que conseguimos dela. Sobre muitas temos os nomes de donos anteriores, os manuais de oficina e de proprietário, e o máximo de informações técnicas. Todo o histórico do nosso trabalho na moto também é registrado. Quando é preciso restaurar, quem fez e o que fez na moto.”

“Procuramos ser bem detalhistas nisso, mas ainda assim precisamos encontrar registros originais de quando elas foram usadas no Brasil em suas épocas, e por quem. E acredito que esta será uma das principais contribuições do Motostory.”

No meio de tanta coisa interessante as horas passam rápido, mas foi possível reconhecer diversas motos que marcaram época e que aparecem nas histórias das pessoas e das famílias com as quais estamos trabalhando. Algumas são iguais, outras, as próprias motos. É o caso da famosa Matchless 500 que pertenceu aos Ceccarelli e foi usada durante anos por três gerações da família antes de ser vendida a Justiniano

O ciclomotor Puch de Mario Tognocchi preparado por Walter Bernardino está lá, assim como a reportagem sobre a morte do preparador. Foi com uma Caloi Mobilette concorrente desta Puch que Alex Barros iniciou no mundo das competições em Interlagos, em 1978.

“Acredito no trabalho desenvolvido pelo Motostory e na sua importância. Acho que merece todo o nosso apoio e pretendemos ajudar naquilo que estiver ao nosso alcance… de antemão digo que nosso acervo de motos e documentos está disponível para pesquisa, exposição e qualquer outra ação que nos ajude a propagar a nossa história. Somos todos Motostory!”

Fotos: Carlãozinho Coachman / Motostory, Acervo Veteran Motorcycle Club do Brasil, Acervo Família Ceccarelli / Motostory, Acervo Milton Benite / Motostory


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br