Projeto de lei que proíbe garupa é aprovado em São Paulo

Em 2011 o mesmo projeto do deputado Jooji Hato (PMDB) foi vetado pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB)

Por Alexandre Ciszewski



Foi aprovado nesta semana, no dia 15, em segunda votação da Assembleia Legislativa de São Paulo, o projeto de lei do deputado Jooji Hato (PMDB) que proíbe garupas em motocicletas. De acordo com texto do projeto, ficam proibidas de circular motocicletas com dois ocupantes de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h30 e das 23h às 5h. Sábados, domingos, feriados e demais horários ficariam de fora da proibição proposta pelo projeto de lei.

Além disso, o motociclista que fosse flagrado com garupa pela fiscalização teria que pagar uma multa de R$ 130 por infração cometida. Segundo o autor da proposta, a lei poderia reduzir crimes cometidos por duplas em motocicletas, como a famosa "saidinha de banco".

Essa proibição seria válida somente para áreas urbanas de cidades com mais de 1 milhão de habitantes, como é o caso de São Paulo, Guarulhos e Campinas. Agora o projeto será encaminhado para sanção do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), que terá 15 dias a partir da aprovação na Asssembleia de SP para decidir sua aprovação ou veto, mais uma vez.

No ano de 2011, o mesmo projeto do deputado Jooji Hato (PMDB) foi vetado por Geraldo Alckmin (PSDB). Na ocasião o governador do estado de São Paulo destacou que a legislação de trânsito é um assunto de responsabilidade do governo federal. Geraldo Alckmin ressaltou que não se pode punir o trabalhador que usa a motocicleta diariamente para o trabalho e para o transporte da sua família.

 

Fotos: Divulgação


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br