Produção ultrapassa 125 mil motocicletas em março

O ritmo de fabricação cresceu 116,4% em março. Também cresceu o volume de exportações de produtos off-road e alto valor agregado.

Por Thiago Dantas

As fabricantes de motocicletas apresentam sinais de recuperação e registram 125.556 unidades produzidas em março. O Brasil é 7º maior produtor mundial de motocicletas.

As produções apresentaram um volume menor nos meses de janeiro e fevereiro, devido ao agravamento da crise sanitária na cidade de Manaus. Mas, de acordo com os dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo, o volume de março é 116,4% superior ao alcançado em fevereiro (58.014 motocicletas) e 22,1% maior na comparação com o mesmo mês do ano passado (102.865 unidades).

De acordo com o presidente da Abraciclo, Marcos Fermanian, a perspectiva é boa e a associação espera que, aos poucos, a relação entre oferta e demanda volte a ser equilibrada. “Depois de dois meses as fábricas retomaram suas operações normalmente, seguindo os protocolos sanitários. Com isso, voltamos ao patamar de produção que deve se manter nos próximos meses e esperamos atender à demanda do mercado, reduzindo a fila de espera por motocicletas”, afirma.


Divulgação Yamaha

Vendas no varejo

As vendas no varejo tiveram um aumento de 8,5% na comparação com fevereiro, foram licenciadas 62.262 motocicletas em março. 

A categoria que apresentou maior participação no mercado foi a Street com 29.504 unidades e 47,4% de participação no mercado, seguida pela categoria Trail  (12.273 unidades e 19,7% de participação) e a Motoneta (7.948 unidades e 12,8%). 

Para saber quais foram as 20 motocicletas mais vendidas no 1º trimestre de 2021, clique aqui.

Exportações

Em março, as motocicletas exportadas tiveram um volume 116,5% maior que o registrado em fevereiro. 

De acordo com a Abraciclo, a maior parte das motocicletas exportadas são de alto valor agregado como, por exemplo, modelos off-road. “Isso mostra o quanto a motocicleta produzida no Brasil é tecnológica e está alinhada com as principais demandas globais do setor de Duas Rodas”, comenta o presidente da Abraciclo, Marcos Fermanian.

Segundo dados do portal de estatísticas de comércio exterior Comex Stat, que registra os embarques totais de cada mês, analisados pela Abraciclo, os Estados Unidos representaram o principal mercado, com 26,5% do volume total exportado, seguido pela Colômbia com 24,2% do volume total exportado e na terceira colocação está o Canadá.

 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br