Acontece
Acontece
A produção de motocicletas atingiu seu ápice em novembro, alcançando o melhor desempenho dos últimos dez anos, de acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo).
No Polo Industrial de Manaus (PIM), 131.947 unidades saíram das linhas de montagem no último mês, representando um aumento de 2,1% em relação ao mesmo período do ano passado. Esse foi o melhor desempenho para o mês desde 2013.
No acumulado do ano, a produção totalizou 1.454.955 unidades, registrando um crescimento significativo de 9,6% em comparação com o mesmo período de 2022, também marcando o melhor resultado em 11 anos.
O presidente da Abraciclo, Marcos Bento, atribui esse sucesso ao compromisso da indústria em superar as adversidades causadas pela estiagem. "Os impactos foram minimizados graças ao esforço da indústria em buscar alternativas logísticas para manter o mercado abastecido", ressaltou Bento.
De acordo com ele, a demanda por motocicletas deve continuar em ascensão nos próximos meses, impulsionada pelo preço acessível, economia e baixo custo de manutenção, sendo uma alternativa para evitar congestionamentos nos centros urbanos.
A estimativa da Abraciclo é encerrar o ano com 1.560.000 motocicletas produzidas, representando um aumento de 10,4% em relação a 2022.
Em novembro, o emplacamento de motocicletas atingiu a marca de 130.514 unidades, um crescimento notável de 5,9% em comparação com o mesmo mês do ano anterior, representando o melhor resultado para o período desde 2011. No entanto, em relação a outubro, houve uma queda de 5,2%. Confira a lista das motos mais vendidas em novembro.
As motocicletas de alta cilindrada foram as que apresentaram o maior crescimento, com um aumento de 7,6% em relação a novembro de 2022. Em termos absolutos, no entanto, as motocicletas de baixa cilindrada lideraram, representando 83,5% de participação no mercado, com 109.006 unidades emplacadas.
Quanto às exportações, a indústria de motocicletas do Polo de Manaus enfrentou desafios em novembro, exportando 1.436 unidades, o que representa uma redução significativa de 61,1% em comparação com o mesmo mês do ano passado e 28,8% em relação a outubro.
No acumulado do ano, as exportações totalizaram 31.862 motocicletas, refletindo uma retração de 38% em relação ao mesmo período de 2022, destacando os obstáculos enfrentados pela indústria no mercado internacional.