Produção de motocicletas em Manaus ultrapassa 1 milhão de unidades

Em julho foram fabricadas 147 mil unidades, melhor resultado para o mês em 14 anos

Por Thiago Dantas

A indústria de duas rodas brasileira continua a apresentar um desempenho excepcional. Com um crescimento de 14,4% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado, a produção de motocicletas no Polo Industrial de Manaus (PIM) ultrapassou a marca de 1 milhão de unidades no acumulado de 2023. Esse resultado histórico coloca o setor em destaque e impulsiona a economia nacional.

 


Fábrica da Bajaj em Manaus -  Foto: Divulgação

 

Como foi o mês?

 

O mês de julho foi particularmente positivo para o setor, com um aumento de 19,7% na produção em comparação com o mesmo mês do ano passado. Essa performance é resultado de diversos fatores, como a retomada da confiança do consumidor e o lançamento de novos modelos.

No entanto, os fabricantes estão atentos aos desafios impostos pela estiagem na região amazônica. Para garantir a continuidade da produção e o abastecimento do mercado, o setor implementou planos de contingência e busca soluções para minimizar os possíveis impactos.


Vendas no varejo

O bom desempenho da produção se reflete nas vendas no varejo. De janeiro a julho, foram licenciadas 1.090.088 motocicletas, representando um crescimento de 20,7% em relação ao mesmo período do ano passado. Esse é o segundo melhor resultado da história do segmento, superado apenas em 2008.

 

 

As categorias Street, Trail e Motoneta continuam liderando o ranking de emplacamentos, demonstrando a diversidade da demanda dos consumidores brasileiros. A média diária de vendas em julho foi de 6.823 unidades, com as motocicletas de baixa cilindrada concentrando a maior parte das vendas.

Os números positivos da indústria de motocicletas demonstram a força e a resiliência do setor. Com um mercado aquecido e perspectivas otimistas para os próximos meses, os fabricantes brasileiros continuam investindo em inovação e desenvolvimento de novos produtos para atender às necessidades dos consumidores.

 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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