Produção anual: 75.000 motos! Muito? Pouco?
Dá para imaginar que esse número é logo após a Segunda Guerra Mundial?
Por Trinity Ronzella
Por Trinity Ronzella
Motor monocilíndrico OHV de quatro tempos com 500 cc, 4 marchas, 172 kg seco, arrefecimento a ar, 42 cv a 7.000 rpm, quadro tubular de berço duplo, garfo telescópico, freios a tambor e velocidade máxima de 170 km/h. Estamos falando da BSA Gold Star, uma moto fabricada no período de 1939 a 1963 em duas versões, de 350 e 500cc.
A BSA Small Arms Company foi fundada em 1861 e tinha sede na cidade inglesa de Birmingham. Produzia, além de armas de fogo, munição, bicicletas, automóveis e outras coisas mais, motocicletas! Por isso estamos falando dela aqui.
Conhecida como Gold Star e considerada como a melhor das BSA, a história é resumidamente assim: Em 1937, no circuito oval de Brooklands, o piloto conhecido como Wall Handley, teve coragem suficiente para dar a volta mais rápida com média de incríveis 172,98 km/h, usando uma BSA Empire Star, o que lhe rendeu a “estrela de ouro”.
No ano seguinte, 1938, em homenagem à conquista de Wall, surge a BSA Gold Star, um novo modelo monocilíndrico de 500cc, que precocemente chega ao fim da produção civil com o início da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), onde, além de motos, a produção de uma bicicleta dobrável para serem lançadas de avião e armas, eram a prioridade.
Em 1948 surge uma nova Gold Star, dessa vez, com motor de 350cc, minuciosamente montada a mão que, rapidamente obtém destaque em pistas, no Tourist Trophy e motocross.
A DB34 apresentada pela BSA em 1956 foi uma mono 500 com 42cv que alcançava os 170 Km/h e, no mesmo ano que foi lançada, venceu o Tourist Trophy na categoria Clubman. Sua configuração deixa claro que é uma moto para as pistas e não muito indicada para o turismo mas, os britânicos não estavam nem aí e marcavam presença nos cafés com suas DB 34!
Os elegantes velocímetro e conta-giros Smith eram o toque de requinte em meio a simplicidade de outros comandos do guidão.
Com a produção interrompida em 1963 devido a falta de peças, o foco se deu em outros modelos por mais 10 anos, quando a BSA foi adquirida por outra empresa.
Hoje, adquirida pela indiana Mahindra em 2016, volta ao mercado com um modelo de 650cc esperado no primeiro trimestre de 2022, para concorrer com a Royal Enfield em estilo e preço. Vamos acompanhar…
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