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Primeiras impressões da Nova Yamaha Tenere 700

06 de October de 2025

No final do mes de setembro tivemos a oportunidade de acelerar a nova Tenere 700, moto que estava com uma grande expectativa para acelerar, pois no lançamento no Festival de Interlagos, não consegui acelerar a maquina por N motivos. Agora tivemos a oportunidade de acelerar nas estradas do interior de São Paulo. Woow, Gostei !! A chegada da Yamaha Ténéré 700 (ou T7 Tenere 700) ao Brasil reacende o debate sobre o que uma big trail “raiz” precisa — e o que a Yamaha entregou são muitos atributos que a posicionam entre os modelos concorrentes. Meu modelo favorito era a KTM 990, que se comporta muito bem no Off Road...com a nova Tenere 700 é uma otima opção dos modelos atuais.

Principais características da Tenere 700

Tirando os dados técnicos, o que salta aos olhos na Tenere 700 é que ela busca equilíbrio entre desempenho off-road forte e usabilidade em estrada, sem exagerar em peso ou complexidade. Algumas das principais especificações:

EspecificaçãoFicha tecnica
Motor Bicilíndrico em linha (DOHC), 689 cc, refrigeração líquida. 
Potência / Torque Cerca de 68,9cv a 9.000 rpm, torque de ~ 6,9 kgf·m a 6.500 rpm. 
Suspensões Dianteira invertida com 210 mm de curso; traseira mono com link, 200 mm de curso. 
Rodas / Pneus Aro 21" dianteiro e 18" traseiro, com pneus mistos/aventura, que favorecem o fora-de-estrada. 
Altura do banco Em torno de 87,5 cm. 
Distância ao solo Aproximadamente 240 mm. 
Peso Cerca de 205-208 kg em ordem de marcha para o mercado brasileiro. 
Tanque / autonomia Tanque de 16 litros; autonomia declarada por volta de 350 km em estrada. 
Eletrônica / recursos ABS com modos variados (comutável para off-road), painel com conectividade, modos de pilotagem, acelerador eletrônico YCC-T, ajustes de suspensão (alguns ajustes hidráulicos, compressão/retorno etc.).

O que a Ténéré 700 destacou no teste 

Com base no que se conhece, eis o que me parece mais relevante (o que ela faz muito bem ou oferece que é diferencial) abaixo algumas caracteristicas da Big Trail:

  1. Suspensão de curso longo + rodas “raiz”
    A Tenere 700 prioriza um setup claramente apto para off-road sério: rodas raiadas, aro 21/18, curso generoso nas suspensões. Isso dá vantagem em terrenos acidentados, trilhas, pedras, areia. Muitas concorrentes big trail “mais generalistas” tendem a comprometer entre conforto de estrada e off-road — a T7 pende mais para o lado do terreno difícil e off road.

  2. Distância ao solo elevada
    Com ~240 mm, a T7 tem bastante “folga” para obstáculos, pedras, troncos, cristas. Isso ajuda muito no off-road pesado. Era uma das minha duvidas, mas logo acostumei com a altura do banco, e nos trechos que passei, não tive problemas. 

  3. Motor com personalidade e par ideal
    O bicilíndrico CP2 da Yamaha já é bem conhecido (por exemplo, usado na MT-07) e tem fama de ser confiável, brincar bem em rotações médias-altas, com torque suficiente para puxar bem em estrada e manter velocidade sem exigir demais. Para uso misto (estrada + terra), isso conta bastante. Alem do painel para  configurar o controle de tração, tem um botão na suspensão dianteira(direita) que deixa no modo off road, sem precisar parar a moto. 

  4. Boa versatilidade sem muitos excessos
    Ela não pesa tanto comparada às grandes big trails de 1000-1200cc. Com ~205-208 kg, ainda será pesada em baixas velocidades, mas é bem mais manejável em trilhas do que modelos pesados, lombadas enormes ou exigindo “empurrar” moto parada. Também traz ABS com modos ou possibilidade de desligar parte dele, o que ajuda nesses trechos off-road. Ou seja podemos usar o ABS apenas na roda dianteira, deixando o freio traseiro sem ABS, ou podemos desligar todo freio e tração. 

  1. Componentes de qualidade & simplicidade onde importa
    Há um cuidado de usar peças robustas, proteger partes críticas (protetores de mãos, motor…), mantendo o design simples: assento plano, postura que favorece controle (inclusive em pé), ergonomia de rali. Tudo isso reforça sua capacidade aventurosa séria.

  2. Produção nacional e preço competitivo (relativo ao segmento)
    A produção em Manaus, garantia etc., ajudam a reduzir custos de importação, tributação. O preço sugerido ~ R$ 72.990 para o mercado brasileiro (pré-venda) coloca a T7 numa faixa que é “cara”, mas competitiva para o que ela entrega. 

Possíveis compromissos / limitações

Nenhuma moto é perfeita — e até num teste faseada alguns pontos apareceriam como “áreas de atenção”:

  • Altura do banco: ~87,5 cm não é para qualquer piloto. Pessoas de estatura média (1,70-1,75 m) podem sentir dificuldade no momento de parar, de manobrar em baixa velocidade ou equilibrar em pilotagem de trilha estreita. Eu com meus 1,71 me adaptei rapido ao sobe e desce da moto, e não da para perceber o peso da moto, que esta bem distribuido. 

  • Peso carregada: 205-208 kg “seca” (ou ordem de marcha) pode aumentar bastante com bagagem, proteção extra, equipamentos, tornando o manuseio em solo irregular mais desafiador.

  • Capacidade do tanque: 16 litros é bom, mas para quem faz longas etapas off-road ou em regiões remotas, pode ser um pouco justo; embora a autonomia declarada (~350 km) seja decente, dependerá do estilo de pilotagem, terreno, peso levado.

  • Potência moderada para o segmento: ela não vai “detonar” em números vs big trails maiores de 1000-1200cc — em reta de estrada a alta velocidade, ou para ultrapassagens fortes com peso ou altitude, pode perder em desempenho. Mas esse não parece ser o objetivo central dela.

  • Conforto de estrada longa: embora esteja muito bem equipada, motos mais focadas em estrada carregam mais em ergonomia de piloto/guidão, proteção aerodinâmica, amortecimento de vibrações etc. Dependendo da velocidade e do vento, a proteção aerodinâmica pode decepcionar em viagens muito longas.

  • Custo de manutenção e peças para off-road pesado: embora fabricada localmente ajude, peças específicas para suspensão, rodas, protetores, etc. ainda dependerão de importação ou demanda não tão alta, podendo gerar preços altos ou demorar na reposição.

  • PAINEL COM CONECTIVIDADE E NAVEGAÇÃO

    O grande painel vertical com tela de TFT de 6,3 polegadas realça o design premium da Ténéré 700, e conta com dois temas, permitindo te concentrar nas informações mais importantes para sua forma de pilotagem.

    A Ténéré 700 vem equipada com conectividade Bluetooth através do aplicativo Yamaha Motorcycle Connect, o Y-Connect, que desbloqueia uma série de funcionalidades, incluindo atender chamadas, ouvir música e utilizar a navegação “turn-by-turn”

Comparações com concorrentes

Rapido comparativo em os modelos similares:

  • Triumph Tiger 900: oferece mais potência, equipamentos mais “premium”, mas é mais pesada e com suspensão que pode não ser tão generosa para off-road extremo. Para quem valoriza punch, estrada + conforto, pode preferir a Tiger.

  • BMW F 900 GS / F 900 XR ou modelos semelhantes: podem ter melhores tecnologias de estrada (pilotos automáticos, cruise control mais avançado, conectividade etc.), mas talvez menos vantagem no fora-de-estrada mais técnico, onde a leveza, curso de suspensão, distância ao solo da Tenere brilham.

  • Suzuki V-Strom 800: dependerá da versão, mas geralmente motos versáteis, boas para estrada com uso moderado de terra, mas podem carecer da robustez trail-raiz da T7 em terrenos pesados.

  • Concorrentes mais leves (como algumas 650-700 cc) ou modelos “trail aventureiros menores” podem ter vantagem no dia a dia urbano, manobrabilidade, menor altura/peso, mas perdem terreno (literalmente) com a Tenere fora de estrada.

 

Durante o teste pedimos para Yamaha Brasil a moto para um teste mais longo, e traremos mais impressoes a respeito da Tenere 700. Mas o percurso que pudemos acelerar a Tenere 700 nas estradas e trilhas, etc., meu veredicto é: ela é uma das melhores opções atualmente no Brasil para quem leva a aventura a sério, mas sem querer cair no extreme-peso ou preço de big trail de alta cilindrada. É uma moto que “fecha o pacote” para viagens, fora-de-estrada técnico leve a moderado, ao mesmo tempo em que oferece boas credenciais de estrada.

Para quem vai usar majoritariamente em estrada, ou busca o máximo de conforto e tecnologia top de linha, pode haver opções que sacrificam um pouco do off-road para sobressair em estrada. Mas se o plano inclui trilhas, aventura, algum off-road pesado, essa Ténéré 700 será referência.

A Tenere conta com varios acessorios para quem quer fazer longas viagens. 

Em contato com algumas concessionarias da Yamaha e a venda on line a moto esta em fila de espera!!

Mais informações a respeito do modelo - https://www.yamaha-motor.com.br/tenere-700/product/30143

 

 

 No Yotube do Moto.com.br voce pode conferir as entrevistas com Ricardo Martins que participou do Rally dos Sertões com a Tenere 700 e fala do periodo de 1 ano que ficou com a moto até deixar o modelo adaptado para o Rally e ganhou o titulo da sua categoria e 5o colocado na geral.

Helio Mazzarela piloto de motocross e instrutor de pilotagem - fala das principais caracteristicas do modelo que vem usado diariamente.

 Ricardo Martins

 https://www.instagram.com/ricardomartins274/

Helio Mazzarela 

https://www.instagram.com/heliomazzarella/

 

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