Primeira Vez

André Garcia relata seu primeiro texto como colunista sobre segurança no trânsito e nossos direitos

Por Paulo Souza

André Garcia

Começo 2014 empolgado com novos projetos, novos desafios, o Projeto Motociclismo com Segurança a todo vapor cujo objetivo é levar cultura de duas rodas a sociedade por meio de palestras e aulas de pilotagem com foco na utilização da motocicleta no trânsito, levando os novos e velhos motociclistas ou motoqueiros a uma reflexão sobre o uso adequado deste fascinante veículo que tanto amamos, tirando dúvidas de equipamentos de segurança e na compra ou primeira aquisição de uma motocicleta ou scooter.

Devemos usar a internet como ferramenta para dinamizar nossas escolhas e tirar dúvidas, não tenha dúvida que a maior arma que o consumidor tem nos dias de hoje é a rede universal on-line, motivo pelo qual fiquei feliz e empolgado quando fui aceito para integrar o time de colunistas deste que é um dos maiores, senão o maior site de moto no Brasil.

Quero aqui abrir espaço para sua opinião caro leitor, nos mais diversos assuntos e questões que envolva nosso grande amor: a moto!!

Pode usar e abusar desse que vos escreve. Conte comigo para opinar, ajudar a solucionar dúvidas de pós-vendas, garantia, trânsito, segurança, equipamentos, que moto comprar, etc...

Use o e-mail ao final deste texto, se sua mensagem não virar tema da coluna, será respondida diretamente.

Por incrível que possa parecer, há questões previstas na legislação, por mais chato que possa parecer, que tem tudo a ver com pilotar uma motocicleta, sendo de sua importância você, amigo leitor, ter conhecimentos para cobrar, exercer sua cidadania e prevenir um acidente.

Você sabia que o trânsito em condições seguras é um direito de todos e dever dos órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito, a estes cabendo no âmbito das respectivas competências, adotar as medidas destinas a assegurar esse direito?

Pois bem, você acaba de ler o parágrafo 2º, do artigo 1º do Código de Trânsito Brasileiro. E o que isso significa na sua vida?

Que em tese, em todo e qualquer acidente gerado ou agravado por culpa da via pública (má pavimentação, buraco,  faixas escorregadias, óleo na pista ou em cabines de pedágio) você deve ser indenizado. A responsabilidade desses órgãos ou entidades é objetiva (basta provar os fatos), ou seja, se houve ação, omissão ou erro na execução e manutenção de programas, projetos e serviços que transgridam o direito do trânsito seguro, você tem o direito de ser ressarcido por danos morais e patrimoniais. Mas jamais se esqueça: “Não há razão, quando se ganha uma lesão”. Pilote equipado e preventivamente.  

André Garcia é motociclista, advogado especialista em Gestão e Direito de Trânsito, colunista na imprensa especializada de duas rodas, idealizador do Projeto Motociclismo com Segurança que busca aculturar a sociedade em segurança viária por meio de palestras e aulas de pilotagem, laureado com o Prêmio ABRACICLO de Jornalismo em 2008 – Destaque em Internet e em 2013 – Vencedor em Revista, com matérias de segurança viária, foi homenageado pelo Dia Internacional do Motociclista em 09/08/2013 pela Câmara Municipal de São Paulo e Associação Comercial de São Paulo com o Troféu “Marco do Paz” destinado a quem se destaca em trabalhos de ação social e pela construção da cultura de paz no mundo. [email protected]


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br