Prefeitura de SP acaba com a motofaixa da Av. Sumaré
Ativação da nova faixa exclusiva para ônibus na região põe fim ao corredor de motos criado em 2006
Por Aladim Lopes Gonçalves
Por Aladim Lopes Gonçalves
Quem estava acostumado a utilizar a motofaixa das avenidas Sumaré e Paulo VI, na zona oeste da cidade de São Paulo, e passou por lá nessa terça-feira (19/11) deve ter estranhado o sumiço do corredor de 3,9 km destinado para o tráfego de motos. A prefeitura desativou a via exclusiva para motos por causa da implantação das faixas exclusivas para ônibus na região.
A motofaixa da Av. Sumaré foi inaugurada em 2006, durante o governo do ex-prefeito Gilberto Kassab. As faixas de separação das motos que ficavam no lado do extremo esquerdo da via foram simplesmente apagadas e as faixas de carros foram redimensionadas e pintadas juntamente com as do novo corredor exclusivo de ônibus.
A atual gestão do prefeito Fernando Haddad mantém um projeto viário para criação de novos corredores para ônibus. Uma questão que poderia favorecer os motociclistas seria permitir o tráfego de motos nas faixas de ônibus, assim como acontece com os táxis. A medida é complexa e merece estudo, mas já é adotada em outros países com bons resultados.
Com a desativação da motofaixa na Av. Sumaré, a prefeitura anuncia a instalação de bolsões de motos e bicicletas do Projeto Frente Segura, área de espera do semáforo mais avançada em relação aos demais veículos na via e posicionada atrás da faixa de pedestres. A previsão é de sejam criados 26 bolsões na região.
Foto: Divulgação
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