Prefeitura de SP acaba com a motofaixa da Av. Sumaré

Ativação da nova faixa exclusiva para ônibus na região põe fim ao corredor de motos criado em 2006

Por Aladim Lopes Gonçalves

Quem estava acostumado a utilizar a motofaixa das avenidas Sumaré e Paulo VI, na zona oeste da cidade de São Paulo, e passou por lá nessa terça-feira (19/11) deve ter estranhado o sumiço do corredor de 3,9 km destinado para o tráfego de motos. A prefeitura desativou a via exclusiva para motos por causa da implantação das faixas exclusivas para ônibus na região.

A motofaixa da Av. Sumaré foi inaugurada em 2006, durante o governo do ex-prefeito Gilberto Kassab. As faixas de separação das motos que ficavam no lado do extremo esquerdo da via foram simplesmente apagadas e as faixas de carros foram redimensionadas e pintadas juntamente com as do novo corredor exclusivo de ônibus.

A atual gestão do prefeito Fernando Haddad mantém um projeto viário para criação de novos corredores para ônibus. Uma questão que poderia favorecer os motociclistas seria permitir o tráfego de motos nas faixas de ônibus, assim como acontece com os táxis. A medida é complexa e merece estudo, mas já é adotada em outros países com bons resultados.

Com a desativação da motofaixa na Av. Sumaré, a prefeitura anuncia a instalação de bolsões de motos e bicicletas do Projeto Frente Segura, área de espera do semáforo mais avançada em relação aos demais veículos na via e posicionada atrás da faixa de pedestres. A previsão é de sejam criados 26 bolsões na região.

Foto: Divulgação


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br