Polaris estaria interessada em adquirir a MV Agusta
Rumores sobre a aquisição da tradicional marca italiana pelos americanos ganharam força na última semana
Por Alexandre Ciszewski
Por Alexandre Ciszewski
Surgiu um rumor interessante recentemente e que indica que a Polaris pode ter alguns planos para a histórica fabricante italiana MV Agusta. A MV Agusta se saiu muito bem no ano passado, pelo menos considerando o número de unidades vendidas em 2015, que passou das 9.000. O último ano fez a Casa de Schiranna melhorar suas vendas em incríveis 30%, mas, infelizmente, o quadro financeiro era sombrio. Apesar de anunciar que a margem de lucro por unidade atingiu 40%, graças às vendas de modelos premium, a MV Agusta já teve dias mais felizes.
No fim das contas, a MV Agusta também acumulou dívidas que pareciam crescer de mãos dadas com o negócio. Depois de vender 25% de suas ações para AMG, a marca italiana garantiu um empréstimo para manter as coisas à tona, mas parece que isso não chegou a resolver seus problemas. Ainda mais, o empréstimo seria exigível na sua totalidade caso a participação da AMG na MV Agusta caísse abaixo de 20%.
Os alemães disseram estar dispostos a comprar toda a empresa, fazendo um movimento semelhante ao que a Audi fez quando comprou a Ducati, mas o CEO da marca de Schiranna, Giovanni Castiglioni, não concordou com a perda de controle do negócio. Ainda mais, a MV Agusta evitou a declaração de falência, optando por um contrato de continuidade.
Rumores na indústria de motocicletas italiana mostraram Castiglioni à procura de novos parceiros para tirar a AMG da MV Agusta, usando o dinheiro de seus novos investidores para pagar o empréstimo de € 15 milhões à instituição Banca Popolare di Milano, e depois ver o que pode ser feito para consertar as coisas. Os planos de reestruturação das empresas uma redução de produção, com as figuras de ser nomeado girando em torno das 5.700 motos por ano, e com outras reduções de custos envolvidos pelo processo, tentando melhorar os lucros.
Agora, o jornal italiano Corriere Della Serra traz outra história que liga a Polaris à MV Agusta. A Polaris é uma grande empresa que tem dinheiro mais do que suficiente para colocar a MV Agusta de volta ao negócio de forma adequada, caso seja alcançado um acordo. A Polaris fez o mesmo com a Victory Motorcycles e recentemente fez ressurgir outra marca histórica, a Indian. Polaris continuou estendendo-se no negócio de veículos de duas rodas a adquirir a divisão de motocicletas da Brammo, e mudando as máquinas Empulse para o emblema Victory.
É difícil prever o que vai acontecer com a MV Agusta, mas parece que encontrar um investidor com os bolsos profundos o suficiente não vai ser fácil, se a família Castiglioni quer manter o controle total do negócio. Agora, se Polaris entrar no negócio, as coisas seriam totalmente diferentes.
Fotos: Divulgação
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário