Pista de Jacarepaguá começa a ser desmontada

Depois de receber grandes competições, o autódromo será desativado para a construção do Parque Olímpico

Por Aladim Lopes Gonçalves

Em vez do ronco de carros e motos acelerando forte no autódromo de Jacarepaguá, também chamado de Autódromo Nelson Piquet, o que se vê agora são máquinas escavadeiras e operários trabalhando para remover arquibancadas e o deteriorado asfalto da lendária pista, que já recebeu etapas de grandes competições mundiais, como MotoGP e F-1.

O processo de desativação do Autódromo de Jacarepaguá, que fica na zona oeste do Rio de Janeiro, começou no final de julho em uma parte da pista que não estava mais sendo usada nas competições, mantendo o traçado atual preservado até o final de 2012. Para o início de 2013 estão programadas as obras de construção do Parque Olímpico para receber os atletas das Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016.

No início de 2012, as obras do Parque Olímpico foram paralisadas pela Justiça, por intermédio de uma medida da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo). Após um acordo com a prefeitura do Rio de Janeiro e o COI (Comitê Olímpico Internacional), ficaram acertados novos prazos para a desativação do Autódromo de Jacarepaguá e um compromisso para a construção de uma nova pista na cidade.

Segundo informações do blog S.O.S. Autódromo do Rio de Janeiro, no dia 7 de agosto, representantes de equipes e pilotos, organizadores de competições e muitos fãs de esportes motor, participaram de uma manifestação em frente ao Fórum do Rio de Janeiro para pedir o apoio do Ministério Público na campanha pela preservação do autódromo de Jacarepaguá.

No site Petition Online há uma campanha para recolher assinaturas contra a desativação do autódromo de Jacarepaguá. 

Fotos: Divulgação


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br