Pilotos Honda Racing aceleram pelo Brasil no 99º International Six Day
Bruno Crivilin, Vinicius Calafati e Luciano Rocha defendem o time nacional no evento considerado a Copa do Mundo da modalidade, entre os dias 24 e 29 de agosto
Por Marcio Viana
Por Marcio Viana
em Bergamo, na Itália
Escalados para defender a Seleção Brasileira no 99º International Six Days Enduro (ISDE), os pilotos da equipe Honda Racing vivem a expectativa de acelerar na prova considerada a Copa do Mundo da modalidade. O capixaba Bruno Crivilin e o paulista Vinicius Calafati voltam a vestir a camisa do time nacional, que conta com a estreia do mineiro Luciano Rocha. A competição aguarda aproximadamente 700 pilotos de 33 países entre os dias 24 e 29 de agosto, em Bergamo, na Italia.
Além da tradicional disputa por equipes, o ISDE avalia os competidores de forma individual, premiando os destaques de cada edição com medalhas. A melhor campanha da história da Seleção Brasileira foi o oitavo lugar na classificação geral, obtido em 2017 (com a colaboração de Crivilin) e em 2022 (com Crivilin e Calafati no time). Além dos pilotos da Honda Racing, a equipe nacional contará com Renato Paz, o Muguinho, para as disputas em solo italiano.
Mais experiente do time, Crivilin irá disputar o ISDE pela sexta vez – a primeira delas com uma moto de 450 cilindradas, a CRF 450RX, na categoria E2. Ele é dono de quatro medalhas de ouro e uma de prata, sendo o maior medalhista brasileiro na prova. “Estou muito animado, que venha mais um ano de resultados positivos. O nosso time é bem forte, então tem tudo para ser um Six Days muito bom. Nesta minha primeira vez de 450 cilindradas, espero conseguir ser bem rápido na E2. Quero agradecer a Honda por nos apoiar mais uma vez, a parceria é fundamental para estarmos novamente na prova.”
Em três participações, Calafati conquistou três medalhas no ISDE (uma de ouro e duas de prata). Ele está inscrito na classe E1, com a motocicleta Honda CRF 250RX. “É sempre especial. O Six Days é um evento muito, muito bacana, um encontro de Seleções para medir forças com o mundo. Eu sempre fico muito feliz em participar e defender o Brasil e a Honda Racing. Estou bem animado, e quem sabe a gente consiga fazer o melhor resultado da história, é algo que a gente espera”, afirmou.
Já Luciano Rocha está em contagem regressiva para a estreia, algo que sempre foi um objetivo em sua carreira. “Competir no Six Days será a realização de um sonho. Eu me sinto muito honrado de poder representar o Brasil. Estou muito feliz, muito animado para competir e viver essa experiência, para aprender e me desenvolver também. E isso é de extrema importância para a minha carreira, para a minha vida”, avaliou. O piloto é outro que competirá pela categoria E2, com a CRF 450RX.
Formato de disputa – Em seis dias de disputas no ISDE 2025, os pilotos irão percorrer aproximadamente 1300 quilômetros no total. O trajeto do primeiro e do segundo dia de provas será o mesmo – já o terceiro dia trará um roteiro inédito. Um percurso diferente será utilizado no quarto e no quinto dias. O último dia de prova prevê a tradicional disputa no estilo motocross, na qual os pilotos largam lado a lado.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário