Pelo Direito do Corredor - Parte 2 - Conclusões
Especialista em gestão e direito de trânsito aborda temas sobre o uso adequado da moto e de segurança viária
Por Aladim Lopes Gonçalves
Por Aladim Lopes Gonçalves
Estudo da Universidade da Califórnia conclui que o uso do corredor causa menos acidentes entre automóveis e motocicletas
André Garcia
Como informei em outubro passado, leia a matéria, a Austrália legalizou a utilização de corredor e diante do aumento dos movimentos “pró-corredor” nos EUA, a Universidade de Berkeley na Califórnia realizou estudo amplamente divulgado pelos meios de comunicação e que você pode ler matéria do LA Times clicando aqui.
Na matéria do periódico Los Angeles Times o assunto se esgota, já que foram analisados 6.000 (seis mil) colisões entre outubro de 2012 e agosto de 2013 dos quais constatou-se que apenas 3% estavam em corredor, outros 97% se dividem com abalroamento da motocicleta na traseira do automóvel ou do automóvel na traseira da motocicleta ou, ainda, a motocicleta sendo prensada entre dois automóveis, virando “sanduiche” do acidente.
O estudo serve de base para que seja sancionado lei que torne regular ou legal a utilização do corredor naquele Estado, que já é utilizado com apoio da Polícia Rodoviária da Califórnia (CHIP´S) e que segundo o órgão máximo do trânsito dos EUA – NHSTA Administração Nacional de Segurança de Tráfego Rodoviário – ocorre 30% menos acidentes do tipo no Estado da Califórnia em comparação a outros Estados que ainda são inflexíveis em relação a utilização do corredor.
Com base no “achismo” ainda tramita o Projeto de Lei sob nº 2650/2003 de autoria do Deputado Federal Marcelo Guimarães Filho (PFL/BA) cujos relatores Deputado Mário Negromonte (PP-BA) na Comissão de Viação e Transportes e Deputado Hugo Legal (PSC-RJ) com, na Comissão de Constituição e Justiça, concordam em proibir o tráfego em corredor, renascendo o artigo 56 do CTB, agora sob número 56-A, então vetado pelo Presidente FHC.
Até quando nossos nobres Congressistas vão insistir em “tapar o sol com a peneira”?
Sim, porque corredor nada mais é que um espaço público subutilizado onde nada mais justo que as motocicletas e as bicicletas possam trafegar minimizando o trânsito que se tornaria inviável se estes veículos, ainda, ficassem um atrás do outro como os automóveis.
O que nossos nobres Congressistas, assim como os especialistas e gestores de trânsito ignoram e que são causas de acidentes são:
- Uso de película escura no veículo: utilizado fora dos parâmetros determinado pelo DENATRAN, o escurecimento do habitáculo faz com que o condutor perca visibilidade periférica e, por conseguinte, perca noção de espaço, bem como, o uso da película mais escura nos vidros traseiros colaboram para com a perda de visibilidade dos outros condutores, além dos motociclistas e ciclistas, não sendo possível antecipar uma frenagem, por exemplo, causando engavetamento;
- Celular: já passou da hora de aumentar o valor da multa e da pontuação, bem como, criminalizar a utilização do celular pelos motoristas que, especialmente, encorajados pela película escura, se sentem no direito de enviar mensagens de textos, socializar-se nas redes sociais e conversar. Resultado: morte no trânsito. É necessário investigar, triangular os sinais do celular para saber se no exato momento do “acidente” o motorista utilizava famigerado aparelho;
- Faixas de rolamento: se o padrão mundial das faixas de rolamento é de 3,50 metros de largura, no Brasil é diferente. Vide a Avenida 23 de Maio que na gestão do Sr. José Serra, hoje Senador de São Paulo pelo PSDB, permitiu a criação de mais uma faixa de rolamento nesta avenida, diminuindo a largura dos 3,50 metros para 2,60 metros. Resultado: aumento de acidente com motocicletas. Pior, em 30/06/2015 o Prefeito Haddad inaugurou a ciclovia da Avenida Paulista, o que diminuiu as faixas de rolamento, mas o que é irresponsável, ao invés de duas faixas de rolamento mais a faixa de ônibus, optou-se por três faixas de rolamentos com menos de 2,60 metros cada uma. Será que foi pensado no conforto e segurança dos usuários? Será que a ciclovia é mera demagogia, já que continua-se adotando medidas incentivando o uso do automóvel como meio de transporte individual?
Portanto Senhoras e Senhores faço aqui uma afirmação: proibir corredor vai matar mais gente!
Lanço aqui um convite as nobres Deputados Federais Marcelo Guimarães Filho (PFL/BA), Mário Negromonte (PP-BA) e Hugo Legal (PSC-RJ) e a quem quiser, para andar de moto comigo por qualquer cidade do Brasil com o objetivo de aumentar seu conhecimento de trânsito e se deparar com a verdadeira realidade dos motociclistas. A motocicleta e os equipamentos de segurança são por minha. Basta enviar e-mail marcando dia e hora, tamanho da cabeça (para capacete) e manequim para demais equipamentos.
André Garcia é motociclista, advogado especialista em Gestão e Direito de Trânsito, colunista na imprensa especializada de duas rodas, idealizador do Projeto Motociclismo com Segurança que busca aculturar a sociedade em segurança viária por meio de palestras e aulas de pilotagem, laureado com o Prêmio ABRACICLO de Jornalismo em 2008 – Destaque em Internet e em 2013 – Vencedor em Revista, com matérias de segurança viária, foi homenageado pelo Dia Internacional do Motociclista em 09/08/2013 pela Câmara Municipal de São Paulo e Associação Comercial de São Paulo com o Troféu “Marco do Paz” destinado a quem se destaca em trabalhos de ação social e pela construção da cultura de paz no mundo. [email protected]
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