Parceria estratégica entre Honda e Yamaha no Japão
Dois maiores fabricantes japonesas de motos daquele país anunciam uma aliança de negócios para desenvolver e fabricar scooters elétricos e de 50cc
Por Aladim Lopes Gonçalves
Por Aladim Lopes Gonçalves
Duas das maiores fábricas japonesas de motocicletas, Honda e Yamaha, anunciaram uma aliança de negócios para desenvolver e fabricar veículos da Classe 1, ou seja, scooters elétricos e de 50cc, de acordo com a classificação no Japão. De acordo com o comunicado oficial das duas empresas, com o aumento das bicicletas assistidas e os mini-veículos, o mercado desse tipo de scooter encolheu bastante no Japão nos últimos anos. Além disso, as duas empresas apontam os enormes desafios do setor de duas rodas para atender às novas normas de emissão e de segurança como fatores que motivaram essa colaboração.
Foram definidos três pontos chaves para a aliança entre as empresas. O primeiro deles é de que até 2018, a Honda produzirá e fornecerá scooters de 50cc, baseados em dois modelos vendidos no mercado japonês, para a Yamaha comercializá-los com a sua a marca – algo semelhante ao que ocorreu com Ford e Volkswagen no Brasil nos 90, com modelos como Apollo e Verona. A segunda parte da colaboração seria desenvolver uma nova geração de scooters utilitários de 50cc em parceria; além de investirem na popularização de scooters elétricos de até 0,60 kW de potência.
“Essa parceria irá unir esforços para revitalizar o mercado de motos no Japão e estabelecer um ambiente de negócios favorável para que as motos elétricas se popularizem o quanto antes”, declarou Shinji Aoyama, Diretor Executivo de operações da Honda Motor Co. “Queremos moldar o futuro da cultura da motocicleta no em nosso País”, complementou Katsuaki Watanabe, Diretor Executivo da Yamaha Motor Co.
Foto: Honda-Yamaha/Divulgação
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário