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PAL-V ONE: Será que decola?

04 de July de 2007

Murillo Ghigonetto

Já imaginou sair pela manhã a bordo de sua motocicleta e poder, literalmente, passar por cima do trânsito congestionado? Pois bem, esta é a proposta do PAL-V ONE (Personal Air and Land Vehicle, ou Veículo Particular para uso aéreo e terreno), desenvolvido pela Spark Design, empresa holandesa com sede na cidade de Rotterdam.

Graças aos avanços tecnológicos, este pequeno veículo — um misto de carro, moto e helicóptero — promete revolucionar os meios de transporte no futuro.

A idéia do PAL-V nasceu há seis anos da mente criativa do engenheiro John Bakker. Aficionado por mecânica, ele viu no PAL-V ONE a possibilidade de oferecer agilidade no trânsito urbano de uma forma totalmente inovadora. Sua base de desenvolvimento tem como objetivo apresentar novas propostas aos meios de transporte no futuro, mesclando tecnologia e conceitos revolucionários.
 
Por fora a estrutura do PAL-V é pequena e composta por três rodas de motocicleta, sendo duas atrás e uma na frente. A carroceria fechada, fabricada com componentes plásticos e de carbono, acomoda apenas uma pessoa.

Na frente, as lanternas lembram motocicletas superesportivas, como a Yamaha R1. Na parte de cima do veículo estão fixadas as pás do rotor principal de eixo livre, que atuam apenas com a força do vento e ainda geram sustentação do veículo em vôo, como nos helicópteros.
 
Na pilotagem pela terra, há poucas diferenças em relação à condução de um triciclo convencional. O grande destaque, no entanto, está no sistema de suspensão que atua como se a carroceria fosse um pêndulo, inclinando a cabine em até 30 graus nas curvas mais velozes. Esta tecnologia desenvolvida pelos engenheiros do PAL-V ONE, chamada de DVC (Dynamic Vehicle Control), gera maior equilíbrio ao conjunto, segundo informam.
 
Agora se a opção for mesmo pelo ar, basta que o piloto acione um pequeno botão no painel que em poucos minutos o PAL-V ONE assume automaticamente a forma de um pequeno girocóptero apto a decolar com apenas 50 metros de pista.

Nesta situação as pás do rotor principal são abertas e duas pequenas carenagens laterais passam a atuar como lemes aerodinâmicos de direção na traseira. Para tirar da inércia os 550 Kg do PAL-V ONE, uma hélice vertical que por sinal só atua na configuração para “vôo” empurra o veículo e fornece ótimo desempenho para os mais apressados.
 
E por falar em desempenho, qualquer que seja o terreno, o PAL-V ONE deve agradar bastante. Este pequeno “motocóptero” virá equipado com um motor bicombustível que funcionará com diesel ou álcool. O consumo estimado é de até 30 km/l ou 550 km de autonomia de vôo, suficiente para uma viagem entre São Paulo e Rio de Janeiro. A velocidade máxima também não vai deixar nada a desejar: 195 km/h (no ar) ou 200 km/h (no solo).
 
A fabricante ainda faz mistério sobre a maior parte dos acessórios que equiparão o PAL-V ONE, como chassis e instrumentação. No entanto, é de se esperar que o painel tenha um bom espaço reservado para os aparelhos de fonia e navegação aérea, o que vai exigir uma certa adaptação em cursos de navegação e pilotagem para os menos experientes.

Com lançamento previsto para 2009, o PAL-V ONE ainda não tem preço definido, mas já promete revolucionar o trânsito urbano no futuro. A grande pergunta é saber apenas se esta idéia terá força para sair do chão, assim como dizem seus idealizadores. É esperar para ver.

Fotos: Divulgação.

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